- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas e Cenas Brasileiras

Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

Novembro de 2023

Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida também pelos nomes popular: cleome, beijo-fedorento, flor-aranha, sete-marias. Seu nome científico é Cleome hassleriana ou Cleome spinosa e pertence à família Cleomaceae

leia mais ...

Plantas do Brasil 12. Cajueiro

Agosto de 2023

O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 12 metros de altura, podendo chegar a 20 metros. O tipo anão tem em média 4 metros…

leia mais ...

Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

Maio de 2023

A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como qualquer planta…

leia mais ...

Cenas Brasileiras 10. Cambucá

Fevereiro de 2023

Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta rara mesmo em seu habitat natural, tem um crescimento lento e pertence à família das mirtáceas (myrtaceae)…

leia mais ...

Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

Novembro de 2022

Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após se encontrar com Anjirô, o primeiro japonês a se converter ao cristianismo e que foi batizado por Xavier com o nome de “Paulo de Santa Fé”, despertou o desejo de difundir a religião cristã no Japão…

leia mais ...

Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

Agosto de 2022

O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 7. Guaraná

Maio de 2022

Ao falar em guaraná, a primeira coisa que vem à nossa mente é aquele famoso refrigerante em uma garrafa esverdeada ou na latinha verde com o desenho de um frutinho vermelho…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 6. Jacaranda

Fevereiro de 2022

O Jacaranda, assim como a Bisnagueira – spathodea campanulata e o Flamboiã – delonix regia, é considerado uma entre as três árvores que possui a maior flor do mundo. Seu nome científico é Jacaranda mimosifolia (Bignoniaceae), chega a ter mais de 15 metros, sendo conhecido pelo nome comum – Jacaranda em quase todos os idiomas…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 5. Pau-Brasil

Novembro de 2021

O Pau-Brasil é a árvore símbolo do Brasil, cuja madeira é nobre. Seu nome em tupi, ibirapitanga significa madeira vermelha. Em português, Pau-Brasil deriva da cor da resina vermelha contida na sua madeira. A palavra “brasil” deriva de “brasa”, em referência à cor vermelha do tronco da árvore associada ao fogo…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II)

Agosto de 2021

Na primeira parte foram levantadas algumas características da Vitória-régia. Entre elas, a utilização na culinária, como a semente que estoura como a pipoca e tem sabor semelhante. Além da semente, o caule da Vitória-régia pode ser preparado de várias maneiras e são considerados iguarias. Pode ser espaguete, empanado, cozido, salada e até mesmo geleia…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 3. Vitória-régia (Parte I)

Maio de 2021

Uma das flores exóticas brasileiras mais bonita que existe é a vitória-régia, sendo a maior planta aquática do mundo. É originária da Amazônia e possui uma folha grande em forma de círculo, podendo chegar até 2,5 metros de diâmetro, que fica na superfície da água…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 2. Lágrima de Cristo

Fevereiro de 2021

A série “Plantas do Brasil” está de volta!
A partir deste ano retomaremos esta página.
O título “Plantas do Brasil” nos remete às plantas nativas do nosso país, mas a quantidade existente não é assim tão relevante. Contudo, o clima e o solo do Brasil propiciam o cultivo da maioria das plantas do mundo inteiro, e proporcionam um deleite maravilhoso com a variedade de flores, que desabrocham o ano inteiro em cada estação…

leia mais ...

Plantas do Brasil – 1. Quaresmeira

Junho de 2019

Iniciaremos a partir de agora, como primeira tentativa, a apresentação das plantas do Brasil que se desenvolvem nesta rica e abundante natureza existente no Brasil.

E entre elas, poderão ser encontradas flores apreciadas pelos praticantes do chá para ornar a sala de Cerimônia do Chá…

leia mais ...

A Festa do Divino em Pirenópolis, GO

Fevereiro de 2019

A Festa do Divino Espírito Santo é a maior manifestação popular de Pirenópolis, GO. Uma mistura de tradições religiosas e profanas e com duração de doze dias, o ponto alto é o Domingo do Divino, cinquenta dias após a Páscoa…

leia mais ...

Folia de Reis

Dezembro de 2018

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
A origem está associada a uma tradição cristã portuguesa e espanhola, que se tornou tipicamente brasileira ao incorporar influências da cultura africana e indígena…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP