- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Ano Novo ou Réveillon

Réveillon (termo derivado da palavra francesa réveiller, que significa acordar) é comemorado na passagem do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro.

Na véspera, os brasileiros vestem roupa branca, crença que vem da religião africana.

O céu fica iluminado com os fogos de artifício, as garrafas de vinho espumante são abertas e deseja-se “Feliz Ano Novo” aos familiares e amigos. Na ceia do Ano Novo, degustam principalmente, assados de porco ou peixe (animais que trazem sorte porque sempre caminham para frente), lentilha (fartura e fortuna), sete sementes de romã (guardam na carteira até o ano seguinte para atrair sorte e dinheiro). Nozes, castanha e damasco (fartura) e uva (prosperidade).

Nas praias, muitas pessoas pulam sete ondas e fazem sete pedidos, o ritual homenageia Iemanjá (Divindade africana).

A comunidade nipônica de São Paulo comemora todos os anos, no dia 31 de dezembro, no Bairro Oriental da Liberdade, O “Moti Tsuki Matsuri” (Festival do bolinho da Prosperidade). No evento realizado ano passado foi utilizado 2.000 kg de arroz para preparar “moti” (bolinho de arroz) e tigelas de “ozoni” (sopa com moti), que foram distribuídas gratuitamente ao público.

Janeiro de 2017

Veja também

  • Bumba-meu-boi (Maranhão)

    Bumba-meu-boi

    O Bumba-meu-boi ou Boi-Bumbá é comemorado no dia 30 de junho com diversas celebrações pelo país…

  • Festa de São José

    São José ou José de Nazaré ou José, o carpinteiro, foi, segundo o Novo Testamento, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus…

  • Nossa Senhora Aparecida

    Conta a tradição que em 1717, quando colónia de Portugal, no Brasil a capitania de São Paulo e Minas de Ouro eram governadas pelo conde de Assumar, fidalgo severo e as vezes cruel, muito temido ...

  • Independência do Brasil

    O dia da Pátria ou da Independência do Brasil ou, também conhecido como, sete se setembro é um feriado nacional brasileiro celebrado em 7 de setembro…

  • Festas Juninas

    As Festas Juninas surgiram nos países europeus católicos e foram chamadas de “Joaninas” em homenagem ao santo católico São João…