- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Semana Santa

Entrada de Jesus em Jerusalém

Tradição religiosa católica que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressureição, no Domingo de Páscoa.

Após o Carnaval, inicia-se a Quaresma que é um tempo litúrgico, em que pratica-se jejum de quarenta dias, abstinência de carne, caridade e orações.

Na missa de Quarta- feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma), o sacerdote abençoa e impõe as cinzas (sinal da cruz na testa). As cinzas seriam das folhas de palmeiras abençoadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Estas cinzas simbolizam humildade e recordam ao cristão sua origem e fim.

Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos é celebrado no domingo antes da Páscoa, devotos saem em procissão com as folhas benzidas. Muitas guardam as folhas pois acreditam que elas têm o poder de proteger contra incêndios.

Na Quinta-feira Santa termina a Quaresma. Neste dia, a igreja recorda a última Ceia de Jesus de Nazaré com seus apóstolos e realizam também a cerimônia do lava-pés.

A Sexta-feira da Paixão é o dia em que Jesus foi crucificado e os cristãos fazem abstinência de carne. O período de abstinência de carne é de Quarta-feira de cinzas até o Domingo da Páscoa, embora atualmente há diferenças individuais.

No Sábado de Aleluia ocorre a missa onde o Diácono entra com o Círio Pascal, uma vela grande que representa a luz de Cristo.

Domingo de Páscoa termina a Semana Santa com a Procissão da Ressurreição.

As celebrações da Semana Santa acontecem em várias partes do Brasil.

A mais tradicional é na cidade de Ouro Preto (Minas Gerais). As ruas são decoradas antes de o dia amanhecer no Sábado de Aleluia. O trabalho cuidadoso e manual dos tapetes de flores e serragem (2 km de extensão) enfeitam as ladeiras da cidade histórica e servirão de passagem pelos representantes da Igreja Católica, fiéis e turistas na Procissão da Ressurreição.

Malhação de Judas

A “Malhação de Judas”, no Sábado de Aleluia, é uma festa popular onde um boneco de tecido representado por Judas (o traidor de Jesus) é ” torturado ” pela população. No Brasil, onde o povo é muito criativo, há bonecos de políticos corruptos e do pernilongo transmissor do vírus da Dengue, tão comum nesta época.

Março de 2018

Veja também

  • Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida ...
  • Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    Plantas do Brasil 12. Cajueiro

    O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir ...
  • Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como ...
  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis