- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Wagashi – Doce japonês

Tsukimidango

Setembro de 2017

O dia 15 de agosto, no antigo calendário lunar, é considerado o dia de lua cheia, ou seja, no décimo quinto dia, e no dia 13 de setembro, no décimo terceiro dia. Nesse dia é costume apreciar a lua no festival chamado Otsukimi “observação da lua”, oferendando “bolinhas” (dango), castanhas japonesas, inhames e grama dos pampas…

Leia mais

Mizu yôkan e Kuzu manjû

Julho de 2017

Ao iniciar a estação chuvosa no Japão, finalmente, o verão começa. Tanto nos utensílios de chá como nos kimono usam-se recursos que sugerem a estação de verão, do mesmo modo acontece com os wagashi que aparecem para indicar o início da estação do verão…

Leia mais

Kashiwamochi

Maio de 2017

Kashiwamochi

O dia 5 de maio no Japão é o dia do “Festival dos Meninos” (tango no sekku), que também recebe o nome de “Dia das Crianças” (Kodomo no hi) ou “Festival das Iris” (shôbu no sekku). Neste dia, celebra-se o crescimento saudável dos meninos e como oferenda temos o doce kashiwamochi (柏餅)…

Leia mais

Sakuramochi

Março de 2017

① Chômeiji 長命寺

No chadô, o doce japonês (wagashi) é oferecido antes de se servir o chá.  Ele pode ser degustado com os cinco sentidos, constituindo assim uma arte abrangente…

Leia mais