- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Kuri-kinton

Quando as folhas se colorem no auge do outono são feitos wagashi de diferentes sabores representando a estação. Originalmente o kuri-kinton, doce que utiliza a castanha portuguesa, era típico da cidade de Nakatsugawa, Província de Gifu, mas recentemente ele tornou-se um doce característico do outono japonês, sendo muito servido nas cerimônias de chá.

Kinton”, em geral, se refere aos wagashi de pasta doce com textura de batata espremida e moldada.  De acordo com a época, são confeccionados variados doces típicos com seus próprios nomes (kamei 菓銘), em diferentes formas e cores, permitindo-nos fazer sentir a alegria de perceber as diferentes estações do ano.

Este wagashi, conhecido também pelo nome de “kuri-chakin”, é um doce muito simples feito da mistura de castanha portuguesa cozida a vapor e pasta de feijão branco amassada com um chakin, tecido de linho branco, que desta maneira deixa o sabor suave e o doce natural da castanha se destacarem. A castanha portuguesa pode estar em forma de pasta apurada suavemente ou apenas amassada grosseiramente para que se possa sentir sua presença.  O doce é moldado com um pano de linho branco bem espremido, assim, a massa possui diferentes formatos devido aos sulcos do pano e formas semi-arredondadas, permitindo admirar as habilidades manuais dos confeiteiros. Tanto a forma quanto a cor do doce são simples, mas, no entanto, da sua aparência pode-se perceber o gosto do vento outonal, das folhas secas e dos frutos da estação.  Apreciar as estações através dos wagashi impregnados de cores e motivos que expressam os ingredientes das estações também significa contemplar o verdadeiro charme das cerimônias de chá.

Novembro de 2017

Veja também

  • Bota-mochi

    Bota-mochi

    Dizem que “tanto o frio do inverno como o calor do verão só duram até o equinócio”. Nesta época em que se sente a mudança das estações, o wagashi típico do equinócio de primavera é o bota-mochi ぼた餅 (牡丹餅)…
  • Hanabira-mochi

    Hanabira-mochi

    Existem diferentes doces que nos fazem sentir a vinda das estações, mas há apenas um que aparece na celebração do Ano-Novo, o hanabira-mochi (lit. mochi em pétalas); apreciado como aquele wagashi que traz bons augúrios para o novo ano. ...
  • Kurimushi yôkan

    Kurimushi yôkan

    Outono frutífero, outono de apetite, é a época em que os ingredientes gostosos da estação não devem passar despercebidos no mundo dos doces japoneses. O kurimushi yôkan 栗蒸し羊羹 surge nas vitrinas das confeitarias justamente entre o outono e ...
  • Fu-manjû

    Fu-manjû

    Mesmo na época de pleno calor há muitos doces japoneses leves que podem ser saboreados. Desta vez vamos apresentar um deles: o “fu-manjû” (麩饅頭), visto nas confeitarias japonesas no verão. É feito de pasta de ...
  • Waka-ayu

    Waka-ayu

    Há muitos doces típicos confeccionados apenas na estação apropriada, e possivelmente, o wagashi waka-ayu 若鮎 é um dos mais representativos do início do verão nas docerias típicas japonesas…

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP