- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

SETSUBUN

Setsubun (Sebbun, Sechibun), literalmente: “dividir as estações”, época da passagem das estações, é anterior ao primeiro dia da primavera (risshun), do verão (rikka), do outono (risshû) e do inverno (rittô), porém, atualmente, designa apenas o dia que antecede ao início da primavera (em torno dos dias 3 e 4 de fevereiro).
SETSUBUNNo dia de setsubun jogam-se feijões (mamemaki) para expulsar os infortúnios; no registro do Diário de Kanmon de 1425, Período Muromachi, há o relato de isso ter acontecido em Kyoto.

A origem desta tradição para afastar os maus espíritos “oni yarai” ou “oni harai” é o “tsuina”, evento do calendário anual da corte imperial e que se remonta ao ritual taina da [corte imperial da antiga] China [realizada nas comemorações do Ano Novo].
O oni「鬼」- demônio- referia-se às epidemias e catástrofes. Mas, o que não é visível ao olho humano, que causa temor e está oculto era chamado de “oni”, com ideograma correspondente ao homófono「隠」de “ocultar”. No Japão, os demônios são considerados monstros temíveis, com chifres de touro e presas de tigre, que devoram as pessoas, e se encontram [no “kimon – portal do demônio” que se orienta] na direção nordeste – ushitora (boi-tigre), [considerada uma direção de má sorte].
Algo que os demônios não gostam são as cabeças de sardinha espetadas em azevinho, por isso, existe o costume de pendurá-las na porta ou sob o beiral da casa.

EhômakiUltimamente, tem-se o hábito de comer o “ehômaki” de frente para a direção da sorte, que muda de acordo com o ano; é a direção onde mora a divindade Toshitoku [que não gosta de estar sempre no mesmo lugar todos os anos]. De olhos fechados, pensa-se no desejo e em silêncio morde o futomaki [tipo de sushi grosso enrolado de nori (algas secas) que deve ser comido inteiriço, sem cortes, para não quebrar a sorte].
São sete os ingredientes do recheio que deve conter o ehômaki e estão relacionados com os sete deuses da boa sorte – Shichifukujin: kanpyô – cabaça seca em tiras, kyûri – pepino, cogumelos shiitake, datemaki – omelete adocicada, unagui – enguia, denpu – pó de peixe adocicado, koyadofu – queijo de soja seco-congelado. [Estes ingredientes representam boa saúde, felicidade e prosperidade, e os recheios enrolados significam boa sorte].
O ehô, a direção da sorte, do ano 2016 é o “sul-sudeste”.

Fevereiro de 2016

Veja também

  • Shôgatsu – Ano-Novo

    Shôgatsu – Ano-Novo

    O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um ...
  • HASHI - Pauzinhos

    HASHI – Pauzinhos

    Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da ...
  • EBISUKÔ

    EBISUKÔ

    É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além ...
  • OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou ...
  • KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP