- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Shôgatsu – Ano-Novo

O Ano Novo (Shôgatsu 正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um novo ciclo com decorações, eventos e culinárias típicos de Ano Novo. O dia 1 de janeiro é denominado gantan (元旦), literalmente traduzido como “amanhecer do primeiro dia do ano”, mas celebra-se o Ano Novo durante três dias, que consistem em um feriado prolongado chamado sanganichi (三が日).

No primeiro dia do Ano Novo, a divindade Toshigamisama (年神様) visita cada família trazendo votos de felicidade para todo o ano. Considerada a divindade do Ano Novo, Toshigamisama também é conhecido como Shôgatsugami (正月様) ou Toshitokujin (歳徳神), é também Soreishin (祖霊神), traduzido como o “ancestral divino”, Tanokami (田の神, que significa “Deus da Boa Colheita do Arroz”) e Yamanokami (山の神, “Deus da Montanha”), todos profundamente envolvidos com a boa colheita e a prosperidade dos descendentes e conferem saúde e felicidade às pessoas.

Uma tradição dessa ocasião é pendurar na porta de entrada da casa um arranjo de pinheiros (kadomatsu 門松) que recebe o nome de matsunouchi 松の内. Dependendo da região do Japão, o matsunouchi permanece sete ou quinze dias na porta da casa das pessoas.

 

NENGAJÔ (年賀状), cartão de Ano Novo

Tem sido bastante comum o costume de se enviar cartões de boas festas (nengajô) para amigos e pessoas que nos ajudaram no ano anterior, em substituição aos cumprimentos feitos pessoalmente. Normalmente, os cartões exibem a imagem do signo do horóscopo chinês do próximo ano – trata-se de uma imagem auspiciosa, assim como a mensagem omedetô (“parabéns”) para os votos de que o ano que está chegando seja feliz. Na antiguidade, os japoneses acreditavam na força espiritual da palavra em si, provida de alma.

 

HATSUYUME (初夢)

O primeiro sonho do Ano-Novo se chama hatsuyume.

Para os japoneses, as atividades se iniciam no dia 2 de janeiro. Portanto, tornou-se comum dar importância ao sonho que acontece entre a noite do segundo e a manhã do terceiro dia. 

O conteúdo do primeiro sonho é considerado um indício do que irá nos acompanhar durante o ano que segue.  É considerado de bom augúrio sonhar com o Monte Fuji, ou então com um falcão ou uma berinjela. Combinando as palavras taka (que significa “alto”, pois o Monte Fuji é o mais alto do Japão, mas também pode designar “falcão”, pássaro inteligente e forte) e nasu (que pode ser traduzida como “tornar realidade” ou “berinjela”), acredita-se que quando uma pessoa sonha realizando um voo tão alto quanto o topo do Monte Fuji, trata-se de um bom presságio para colar em prática desejos elevados.

Recomenda-se colocar a imagem do barco dos tesouros com os sete deuses da boa sorte embaixo do travesseiro para que o primeiro sonho do ano seja auspicioso.

 

Janeiro de 2017

Veja também

  • HASHI - Pauzinhos

    HASHI – Pauzinhos

    Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da ...
  • EBISUKÔ

    EBISUKÔ

    É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além ...
  • OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou ...
  • KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…
  • NAGOSHI NO HARAE – Rito de Purificação no Verão

    NAGOSHI NO HARAE – Rito de Purificação no Verão

    Ooharae (a grande purificação) é um evento para eliminar as impurezas do corpo, que se realiza anualmente no último dia dos meses (misoka) de junho e dezembro.  Tornou-se uma prática comum na época do ...

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis