- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

História

  • 1954

    Por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo foi construído o Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera. Para a inauguração de sua sala de chá, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô (posteriormente, XV Grão-mestre da Urasenke) e seu irmão mais novo, o Mestre Naya Yoshiharu, vieram ao Brasil para divulgar a cultura do Chadô.
    Toshio Takeda e sua esposa Yoshie (nomeados mais tarde, respectivamente, Sônan e Sôhô), recepcionaram, em sua residência, o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô que deu inicio à pratica de aulas de Chadô em nosso País.
    No dia 15 de outubro, criou-se a Associação Urasenke Brasil cujo primeiro presidente foi Kiyoshi Yamamoto. Nessa ocasião, setenta e quatro pessoas receberam o Certificado de Licença para estudar junto à Urasenke Foundation do Japão.

  • 1955

    Foram recebidas doações da Urasenke Foundation, que possibilitaram a construção da Sala de Chá Hakuei-an no terceiro andar da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Desde 1954, o Grão-mestre Herdeiro visitou o Brasil por quatro vezes.
    Após a formação da Associação Urasenke Brasil, anualmente, um professor-conferencista, enviado do Japão, permanecia no Brasil por cerca de dois meses, a fim de trabalhar na divulgação e aprimoramento do Chadô.

  • 1955 a 1956

    O Mestre Assistente Nagai Sôkei foi enviado pela Urasenke Foundation para dedicar-se à difusão do Chadô no País.

  • 1962

    Uma sala de chá desmontável de dois tatames foi enviada pela Urasenke Foundation.

  • Junho de 1964

    O Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô, sua esposa Tomiko e o Mestre Assistente Yokoyama Sôki chegaram ao Brasil para a realização da Cerimônia de Oferecimento de Chá Sagrado no Templo Higashi Hongan-ji, na época sob responsabilidade do monge provincial Fujii Susumu. Visita à sepultura de Kiyoshi Yamamoto (primeiro presidente da Associação Urasenke Brasil) e realização da Cerimônia de Oferecimento de Chá Sagrado.
    Em 19 de junho o Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô e sua esposa realizaram uma palestra sobre a cultura japonesa no Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

  • 1965

    O Grão-mestre Herdeiro Sen Sôkô chegou ao Brasil para difundir a cultura do chadô no Rio de Janeiro. Trouxe consigo uma sala de chá desmontável de quatro tatames e meio, posteriormente doada ao Centro de Estudos Japoneses da USP, em 1977.

  • Julho de 1970

    Cerimônia Comemorativa do 15º Aniversário da Associação Urasenke Brasil, no MASP. O Grão-mestre Sen Sôshitsu [anteriormente denominado Sen Sôkô] e esposa, o Mestre Naya Yoshiharu e o Mestre Assistente Abe Sôsei visitaram o Brasil. Cerimônia de Oferecimento de Chá Sagrado na Catedral da Sé.

  • 1978

    A Sala de Chá Hakuei-an foi transferida do terceiro para o quarto andar da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Em agosto do mesmo ano, a Urasenke Foundation enviou o Mestre Hayashi Sôkei, como o primeiro Representante Oficial do Japão ao Brasil, a fim de intensificar a divulgação do Chadô. Foi criada a representação oficial no Brasil que, como entidade jurídica Centro de Chadô Urasenke do Brasil, passou a se dedicar de fato à expansão do Chadô.

  • Março de 1979

    Demonstração de Chanoyu. Local: Esporte Clube Pinheiros em São Paulo.

  • Setembro de 1979

    Iniciou-se o Curso de Chadô para os alunos de pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA – USP), por intermédio da professora Francesca Cavalli. Paralelamente, iniciou-se o curso extracurricular de Chadô no Centro de Estudos Japoneses; na época, sob a supervisão do diretor Teiichi Suzuki, é ministrado até os dias atuais.

  • Setembro de 1979

    Apresentação do Chadô. Local: Universidade Federal do Paraná.

  • Março de 1980

    Seminário sobre Chadô. Local: Universidade Estadual de Londrina.

  • Julho de 1980

    Audiência do Mestre Sôkei Hayashi, representante do Centro de Chadô Urasenke do Brasil, com o presidente do Brasil, João Batista Figueiredo.

  • Março de 1983

    “Cerimônia do Chá – Exposição e Demonstrações”. Local: MASP

  • Janeiro de 1985

    Semana do Chadô. Local: Universidade Federal de Pernambuco.

  • Maio de 1985

    Seminário Intensivo de Chadô. Local: Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

  • Setembro de 1986

    Exposição “Criação – Beleza do Japão” Local: MASP

  • Julho de 1988

    Exposição “Grande Encontro de Cerimônia do Chá em São Paulo”, em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. Local: MASP

  • Setembro de 1990

    O XV Grão-mestre Sen Sôshitsu recebe a condecoração Cruzeiro do Sul.

  • Setembro de 1991

    Exposição: “Tea Road – O Percurso do Chá”, em comemoração aos 800 anos da introdução do Chá no Japão, em São Paulo. Local: Hall Monumental da Assembléia Legislativa

  • Julho de 1992

    Exposição: “Tea Road – O Percurso do Chá”, em comemoração ao 25º Aniversário do Instituto Cultural Brasil Japão, no Rio de Janeiro. Local: Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal

  • Setembro de 1993

    Exposição: “Tea Road – O Percurso do Chá”, em comemoração ao 300º Aniversário da Fundação da Cidade de Curitiba. Local: Espaço Cultural do Banco do Brasil

  • 1995

    Por ocasião do Centenário do Tratado de Amizade Brasil – Japão, realizou-se a “Exposição Cultural da Arte de Chanoyu”, que contou com a presença do Grão-mestre Herdeiro Sen Sôshi (atual XVI Grão-mestre da Urasenke) e sua esposa Masako. Local: MASP

  • Agosto de 1999

    “Curso de Etiqueta do Chadô” como parte da formação dos funcionários de empresa aérea brasileira. Local: Recinto do Chá Hakuei-an

  • Setembro de 1999

    “Estética: Wabi – Dimensões Ocultas da Cultura Japonesa” – Exposição e Demonstração. Realização conjunta com a Fundação Japão. Local: Centro Cultural Fundação Japão

  • 2004

    Diversas atividades aconteceram em México, Brasil, Peru e Argentina como parte dos Eventos Comemorativos dos 50 anos de Difusão do Chadô Urasenke na América Latina.

  • Maio de 2004

    Cerimônia do Chá Comemorativa dos 50 anos do estabelecimento do Chadô Urasenke no Brasil, organização conjunta com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social realizada no Pavilhão Japonês do Ibirapuera.

  • Junho de 2004

    Exposição e Lançamento do Livro ″Do – A Essência da Cultura Japonesa″ no “Japan Week” organizado pelo Consulado do Japão em São Paulo.

  • Agosto de 2004

    Evento comemorativo dos 50 anos do Chadô Urasenke no Brasil – Apresentação Artística: ″Convite ao Mundo da Cultura Japonesa″ – Teatro do Esporte Clube Pinheiros.

  • Outubro de 2005

    Demonstração e Degustação do Chá- Fiaflora ExpoGarden – Feira Internacional do Paisagismo, Jardinagem e Floricultura – Centro de Exposições Imigrantes São Paulo da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

  • Fevereiro de 2006

    Demonstração e Degustação do Chá no World Ophthalmology Society – Expo Center Transamérica.

  • De Agosto a
    Nov. de 2006

    Demonstração e Degustação do Chá organizado pelo Hotel Emiliano no Recanto do Chá.

  • Maio de 2007

    Evento Precentenário, em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil: Demonstração e Degustação do Chá na Exposição das obras de Nobuyuki Shinya, na sala de chá do Espaço Cultural da Fundação Japão. (ate o mês de julho, durante dois meses, esta exposição foi a outras cidades do Brasil).

  • 2008

    Durante o transcurso do ano, atividades de Cerimônia do Chá em homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil são realizadas. Começando pelo Grande Chakai de Inicio do Ano no Hotel Ceasar Park.
    13 de Jan. – Cerimônia de Inicio do Ano em homenagem aos primeiros imigrantes japoneses trazidos no navio Kasato Maru em 1908. Local: Hotel Continental.
    15 de Jan. – Início das sessões de práticas. Sala de chá Hakuei-an.
    17 de Jan. – Participação na Cerimônia de Abertura dos Festejos do Centenário – Palácio Itamarati.
    14 a 17 de Fev. – Feira Internacional de Moveis e Decorações –- Centro de Exposições Imigrantes da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
    20 de Fev. – Participação na Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil na cidade de São Bernardo do Campo.
    05 de março – Escola Elvira Brandão – Introdução ao Chadô – 130 alunos na Sala Hakuei-an
    04 de abril – Escola Scott – Introdução ao Chadô
    12 de abril – Pais e alunos da Escola Japonesa Koi Nobori – Introdução ao Chadô – Sala Hakuei-an
    24 de abril – Representando ao Centro de Chado Urasenke do Brasil, o mestre Sôkei Hayashi participa no Hotel Ohkura (Tokyo) na Comemoração do Centenário do Intercambio Brasil – Japão.
    30 de abril – Colégio Nossa Senhora das Graças – Introdução ao Chadô – Sala Hakuei-an
    14 de maio – Colégio Santo Américo – Demonstração de Cerimônia do Chá
    16, 21 e 28 de maio – Colégio Objetivo – Introdução ao Chadô – Sala Hakuei-na
    25 de maio – Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
    26 de maio – Inauguração da Exposição: NIPPON 100 anos de Integração Brasil Japão – Centro Cultural Banco do Brasil de Rio de Janeiro.
    31 de maio – 7 e 8 de junho Festival Japão na Cidade de São Bernardo
    4 de junho – Colégio Objetivo – Introdução ao Chado – Sala Hakuei-an
    8 de junho – Festival do Japão na cidade de Bragança Paulista
    13 a 22 de junho – Semana Cultural Japonesa em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Anhembi – Montagem da Sala de Chá e seu jardim.
    18 de junho – Cerimônia Religiosa em Memória dos Imigrantes Falecidos – Comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil
    24 de junho – Exposição: NIPPON 100 anos de Integração Brasil Japão – Centro Cultural Banco do Brasil de Rio de Janeiro.
    25 de junho – Instituto de Química da USP – Demonstração de Cerimônia do Chá e degustação
    26 de junho – SESC Taubaté – Demonstração de Cerimônia do Chá e degustação
    27 de junho – Club Transatlântico – Introdução a Cerimônia do Chá
    29 de junho – Demonstração de Cerimônia do Chá no Japan Matsuri – Anhanguera Nikkei Clube
    18 a 20 de julho – 11º Festival do Japão – Montagem de Sala de Chá e jardim – Centro de Exposições Imigrantes da Secretaria do Estado de São Paulo.
    9 de agosto – Degustação de Chá – Copa Japão do Jockey Club de São Paulo
    13 de agosto – Demonstração de Cerimônia do Chá na Exposição de Artes, Cultura e Linguistica, pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, organizado pela Biblioteca da FFLCH – USP na Casa da Cultura Japonesa.
    15 de agosto – Cerimônia de Outorga do diploma Honra ao Mérito “Kasato Maru”, homenagem do Centenário recebida também pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil.
    16 e 23 de agosto – Introdução ao Chadô para 120 alunos visitantes de Rio de Janeiro – Sala Hakuei-an.
    6 e 7 de setembro – A Fascinante Cultura Japonesa – Exposição de Chá e Ikebana, organizado pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil, no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
    13 de setembro a 29 de novembro – 17º Curso de Chadô para a Associação Cultural e Instrutiva Shohaku Oshiman.
    11 de outubro – SESC Araraquara – Demonstração de Cerimônia do Chá e degustação
    25 de outubro – Demonstração no Recital A Luz da Lua Azul com o Duo de Shakuhachi e Koto – MASP
    12 de novembro – Tânia Bulhões – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação
    29 de novembro – Cerimônia de Encerramento do Curso de Chadô da USP na Casa da Cultura Japonesa
    30 de novembro – Sôtan-ki – Cerimônia em Memória ao Grão-mestre Sôtan – e em Memória do casal Mario e Mitsue Nishi, e do Sr. Eiji Tsuruga.
    16 de dezembro – Encerramento das sessões de práticas – Sala de Chá Hakuei-an
    19 de dezembro – Dissolução da Comissão Executiva do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil do Centro de Chado Urasenke do Brasil e Reunião de Confraternização de Fim do Ano.

  • 2009

    18 de janeiro – Hatsugama – Shinnenkai – Primeira Cerimônia do Ano – Hotel Intercontinental
    20 de janeiro – Inicio das sessões de praticas – Sala de Chá Hakuei-an
    4 de fevereiro – Inicio do Curso de Chadô para a Associação Cultural e Instrutiva Shohaku Oshiman.
    8 e 9 de fevereiro – Visita a empresa Jacto – Equipamentos Agrícolas, referente a exposição de utensílios de Chadô.
    13 de março – Inicio do Curso de Chadô para instrutores da Academia Sanguetsu Ikebana de MOA.
    14 de março – Inicio do Curso de Chadô na USP
    17 de maio – Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
    7 de junho – Apoio ao Concerto Beneficente de Música Clássica Japonesa – MASP
    13 e 14 de Junho – V Festival do Japão Campinas – Demonstração e Degustação do Chá
    16 de junho –Diploma de Agradecimento da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil concedida aos membros colaboradores do Centro de Chado Urasenke do Brasil.
    18 de junho – Cerimônia Religiosa Budista em Memória dos Imigrantes Pioneiros– Kucha – Cerimônia de Oferecimento de Chá Sagrado
    18 e 19 de julho – 12º Festival do Japão – Montagem de Sala de Chá e jardim – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. Local: Centro de Exposições Imigrantes da Secretaria do Estado de São Paulo
    29 de agosto – Introdução ao Chadô para alunos visitantes de Rio de Janeiro – Sala Hakuei-an
    1º de outubro – Curso de Etiqueta da Cerimônia do Chá para o pessoal da TAM Linhas Aéreas S/A
    7 de novembro – Bunkasai Festival da Cultura – Associação Cultural e Instrutiva Shohaku Oshiman.
    15 de novembro – Cerimônia do Chá no Cinqüentenário da Fundação da Comunidade Budista Soto Zenshu da América do Sul Busshinji.
    22 de novembro – Sôtan-ki – Cerimônia em Memória ao Grão-mestre Sôtan e Cerimônia de Entrega de Kyojo Hikitsugi – Certificados de Permissão Certificados de Licença para estudar e ensinar o Chadô.
    26 de novembro – Degustação do Chá na Confraternização de Fim de Ano com um grupo de funcionários do Bradesco.
    28 de novembro – Chakai – Reunião de Chá de Encerramento do Curso de Chadô da USP na Casa da Cultura Japonesa
    5 de dezembro – Demonstração e Degustação do Chá no Curso de Treinamento da Academia Sanguetsu Ikebana.
    10 de dezembro – Degustação do Chá na Confraternização de Fim de Ano com um grupo de funcionários da C&A
    15 de dezembro – Encerramento das sessões de práticas, Reunião do Corpo Docente e Reunião Geral – Sala de Chá Hakuei-an
    16 de dezembro – Confraternização de Fim de Ano (restaurante)

  • 2010

    18 Jan   Hatsugama – Shinnensai   HotelTivoli São Paulo Mofarrej Cerimônia de Chá de Início do Ano e Confraternização
    19 Jan   Início das Sessões de Práticas   Hakuei-an
    03 Fev a 24 Nov   Início das Aulas na escola Oshiman Gakuin, para alunos ate Fundamental II
    04 Fev   Cerimônia do Chá e Degustação para a Comissão de Avaliadores da FFLCH – USP (20 convidados)
    19 Fev   “Vivencia de Chadô por um dia” para alunos da 8ª serie da Fundação Liceu Pasteur
    01 Mar   Palestra de Chadô: “O espírito da hospitalidade” Organizado pela Shiseido
    17 Mar   Demonstração de Cerimônia do Chá no evento organizado pelo SESC – “A Cultura da Culinária Japonesa e a Influencia do Chadô”
    22, 24, 26 Mar   “Fashion Week – Cultura Yamato”, evento organizado pela Fundação Japão
    13 Mar   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    28 Mar   Apresentação de Culinária Espiritual Shojin, pelo Chef Tanahashi – Demonstração e Degustação de Chá no Pavilhão Japonês de Ibirapuera
    08 e 09 Abr   Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação Valentino Joias (Minas)
    25 Abr   Celebração pelo recebimento do diploma de Professora Adjunto.  Chakai oferecido pelas profas. Sôshô Itoh e Sôyô Maki.
    06 Mai   Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação Valentino Joias
    15 Mai   “Vivencia de Chadô por um dia” p/60 alunos de Rio Janeiro
    16 Mai   Bunka Matsuri – Festa da Cultura Japonesa Participação no evento anual à Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
    13, 14 Jun   6º Festival do Japão de Campinas Demonstração e Degustação de Cerimônia do Chá
    07 Juh   “Seminário de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    18 Jun   Cerimônia à Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores – Oferecimento de Chá aos Pioneiros Antepassados no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
    26 e 27 Jun   “14º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras” no Kokushikan do Brasil, São Roque.
    03 e 04 Jul   “14º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras” no Kokushikan do Brasil, São Roque.
    07 Jul   “Seminário de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    16 a 18 Jul   13º Festival do Japão          Demonstração e Degustação do Chá no evento organizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
    14 e 15 Ago   Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação no 2º Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Osasco
    30 Ago   “Seminário de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    08 e 10 Set   “Semana da Cultura Japonesa” organizada pela Embaixada do Japão em Brasília
    20 Set   “Seminário de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    30 Set   Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação no 11º Aniversário de A Loja do Chá no Shopping Center Iguatemi
    09 e 10 Out   Demonstração e Degustação do Chá no evento Uta Matsuri da Associação Religiosa Oomoto do Brasil em Jandira
    21 e 28 Out   “Seminário de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    04 Nov   Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação para a PYXIS – Consultoria em Gestão de Pessoas
    25 Nov 23 Out   Atividade Cultural de Cerimônia do Chá no evento ˮMercado a mão cheiaˮ no Atelier de cerâmica Hideko Honma
    28 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi e Evento Anual.
    04 Dez   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP Evento cultural, workshop com degustação de chá para 150 pessoas.
    14 Dez   Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    15 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    18 Dez   Bônenkai– Almoço de Confraternização no Restaurante “Miyabi”

     

  • 2011

    16 Jan   Hatsugama – Shinnensai  Buffet Baiuca
    18 Jan   Início das Sessões de Práticas  Hakuei-an
    02 Fev a 23 Nov   Início das Aulas na escola Oshiman Gakuin
    03 Mar   “Curso de Etiqueta de Chadô”p/ Comissários da TAM
    12 Mar   Início do Curso de Chadô na USP
    24 Mar   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    30 Mar   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    05/12/19 Abr   Visita e Curso Inicial a alunos da Faculdade Anhembi Morumbi
    06/07 Abr   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    25/28 Abr   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    05/09/19 Mai   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    07 Mai   Demonstração a Alunos da Univ. Federal de São Paulo
    16 Mai   Demonstração – Faculdade Anhembi Morumbi
    18 Mai   Demonstração – Valentino Jóias
    28 Mai   “Vivencia de Chadô por um dia” p/70 alunos de Rio Janeiro
    28 Mai   Demonstração – “Dô Cultural”
    10 Jun   TV Record ; Gravação
    18 Jun   103 Aniversário da Imigração Jap no Brasil Kucha – Oferecimento de Chá aos Pioneiros Antepassados
    10 Jul   Visita a Sala Hakuei-an – General aposentado Akira Obara mais 17 militares
    15 a17 Jul   Nihon Matsuri – Festival do Japão
    08 Ago   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    28 Ago   Nippon Dizô Matsuri Fest – Nippon Country Club
    28 Ago   “II Workshop”– Soc.Brasileira de Cultura Japonesa
    05/12 Set   “Curso de Etiqueta de Chadô” p/ Comissários da TAM
    23 Set   Visita a Sala Hakuei-an – Consulesa do Japão Eiko Obe
    06 Out   Restaurante “Don” Despedida à Profa. Sôkô Ogino
    07 Out   Chakai – Residência do Consulado Geral do Japao em SP
    19 Nov   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    27 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    13 Dez   Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    14 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    16 Dez   Bônenkai– Almoço de Confraternização no Restaurante “Espaço Kazu”

     

  • 2012

    15 Jan   Hatsugama – Shinnenkai  Hotel Intercontinental
    Cerimônia de Chá de Início do Ano e Confraternização no evento anual
    17 Jan   Início das Sessões de Práticas  Hakuei-an
    25 Jan   Demonstração e Degustação de Chá, organizado por SESC – Belenzinho
    3 a 5 Fev   Cinquentenário de Usiminas – 1º Festival do Japão
    08 Fev   Início das Aulas na escola Oshiman Gakuin, para alunos ate Fundamental II
    12 Fev   Chakai em homenagem aos que receberam as licenças para Junkyôju e Chamei
    10 Mar   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    23 Mar   Congresso Comemorativo dos 60 anos de Difusão da Urasenke em América Latina 1ª Reunião Para Promover Este Evento
    14 Abr   “Vivencia de Chadô por um dia” – Espaço e Vida para alunos de Rio de Janeiro
    15 a 20 Mai   Bunka Matsuri – Bunkyo
    2-3 Jun   Nihon Matsuri – Osasco
    18 Jun   104° Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil Kucha – Oferecimento de Chá aos Pioneiros Antepassados. no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
    7 -8 Jul   Sakura Matsuri organizado por Bunkyo e Kokushikan
    13 a 15 Jul   15º Festival do Japão
    Demonstração e Degustação do Chá no evento organizado pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil
    09-15-16 Ago   “Kô e Chanoyu”
    11 Ago   Hanami – Contemplação das Cerejeiras – Demonstração e Degustação
    19 Set   “Kô e Chanoyu” – Curitiba
    17 Out   Demonstração e Degustação a pedido da Secretaria de Educação
    25 Out   “Kô e Chanoyu”
    17 Nov   Bunka Matsuri na escola Oshiman Gakuin
    25 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi e Evento Anual, com distribuição de vinte convites gratuitos
    1º Dez   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    11 Dez   Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    12Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    14 Dez   Bônenkai– Almoço de Confraternização no Restaurante “Hideki”

     

  • 2013

    13 Jan   Hatsugama – Shinnenkai  Hotel Hyatt
    15 Jan   Início das Sessões de Práticas  Hakuei-an
    02 Fev   Kencha – Oferecimento de Chá à Divindade na Primeira Flor do Ano da Ikebana Sanguetsu¸ requisitado pela Fundação MOA.
    06 Fev   Início das Aulas do Curso de Chadô na escola Oshiman Gakuin
    09 Mar   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    14 a 17 Mar   Festival do Japão em Belo Horizonte
    06 Abr   “Vivencia de Chadô por um dia” –para 71 alunos de Rio de Janeiro
    17 a 19 Mai   “A Beleza do Japão” – Atividade Cultural da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Lançamento do livro HANA- A FLOR NA NATUREZA E NA CULTURA DO JAPÃO
    06 Jun   “Kô e Chanoyu” requisitado pela Takasago
    08 e 09 Jun   Nihon Matsuri – Osasco
    11 Junho   4ª Reunião Para Promover o Jubileu de Diamante da Urasenke na América Latina
    18 Junho   Kucha – no Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.
    23 Junho   Inauguração da Sala de Chá  Seisho-an na Regional Americana
    6 – 7 Jul   Sakura Matsuri
    19 a 21 Jul   16º Festival do Japão
    24 Ago   Hanami  Chakai– Contemplação das Cerejeiras – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação
    30 Ago   Semana do Japão – Centro Cultural do Japão
    21 Set   “Vivencia de Chadô por um dia” – Centro Shambhala de Meditação de SP
    04 Out   Demonstração e Degustação na Semana do Idoso
    16 Out   Demonstração de Chá Fukujû-en, requisitado por Marukai
    25 Out   5ª Reunião Para Promover o Jubileu de Diamante da Urasenke na América Latina
    02 Nov   Bunka Matsuri na escola Oshiman Gakuin
    24 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    30 Nov   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    10 Dez   Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    11 Dez   Troca de Tatames
    12 Dez   Dedetização
    13 Dez   6ª Reunião Para Promover o Jubileu de Diamante da Urasenke  na América Latina e Bônenkai – Almoço de Confraternização no Restaurante “Tsubaki”
    19 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an – Hakuei-an

     

  • 2014

    12 Jan   Hatsugama – Shinnenkai    Sala de Chá Hakuei-an
    14 Jan   Início das Sessões de Práticas   Sala de Chá Hakuei-an
    14 e 28 Jan   Curso “Vivencia da Cultura Japonesa” (Fundação Japão)
    02 Fev   Kencha – Oferecimento de Chá à Divindade na Primeira Flor do Ano da Ikebana Sanguetsu¸ requisitado pela Fundação MOA. Grande Auditório do Bunkyo
    05 Fev a Nov   Início das Aulas do Curso de Chadô na escola Oshiman Gakuin
    16 Fev   Chakai comemorando o recebimento de licenças de Junkyôju e Chamaei no Hotel Golden Tulip Paulista Plaza
    7 a 9 Mar   3º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    12 Mar   Curso “Vivencia da Cultura Japonesa” para 20 alunos da 9ª a 12ª série – Sala de Chá Hakuei-an
    15 Mar a Nov   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    23 de Mar   Bunka Matsuri – Salão Nobre de Bunkyo
    08 Abr   7ª Reunião Para Promover o 60º Aniversário da Urasenke na América Latina
    18 Jun   106º ano da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados – Grande Auditório do Bunkyo
    22 Jun   Inauguração do Net Café Nakada
    28 – 29 Jun   18º Sakura Matsuri do Bunkyo, realizado em São Roque
    04 a 06 Jul   Festival do Japão
    19 Jul   “Vivencia de Chadô por um dia” para funcionários da Ajinomoto
    23 Jul   8ª Reunião Para Promover o 60º Aniversário da Urasenke na América Latina
    1º Ago   “Vivencia de Chadô por um dia” – para 30 alunos de Rio de Janeiro
    29 a 31 Ag   Convenção Latino-Americana do Chado Urasenke Tankokai
    09 Set   9ª Reunião Para Promover o 60º Aniversário do Chado Urasenke Tankokai na América Latina
    11 Set   “Vivencia de Chadô por um dia” – Colégio Granja Viana
    20 Set   Chakai na Comemoração do 60º Aniversário do Pavilhão Japonês
    28 Set   Celebração dos Homenageados do 60º Aniversário – Sala de Chá Hakuei-an
    29 Out   Apresentação da Cultura Japonesa através da Cerimônia do Chá – requisitado pela Toyota – Pavilhão Japonês
    08 Nov   Vivencia Cultural com a Cerimônia do Chá, Flores e Aromas – Sala de Chá Hakuei-an
    23 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    29 Nov   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    09 Dez   Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    10 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    12 Dez   Dissolução da Comissão de Promoção das Comemorações do 60º Aniversário e Bônenkai –Almoço de Confraternização de Fim de Ano no Chef Rouge (Rua Bela Cintra 2238 Jd. Paulista)

     

  • 2015

    11 Jan Hatsugama – Shinnenkai
    Buffet Colonial
    13 Jan Início das Sessões de Práticas
    Sala de Chá Hakuei-an
    20 Jan Curso “Vivencia da Cultura Japonesa” (Fundação Japão)
    Sala de Chá Hakuei-an
    04 Fev a Nov Início das Aulas do Curso de Chadô na escola Oshiman Gakuin
    27 Fev a 01 Mar 4º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    12 Março Cerimônia dos 120 Anos das Relações de Amizade Brasil-Japão no estado de Paraná
    21 Mar a Nov Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    21 Mar Exposição Coletiva de Ikebana organizado pela Associação de Ikebana do Brasil – Colaboração
    22 Mar Bunka Matsuri – Salão Nobre de Bunkyo
    15 Abril Curso de Chadô
    Sala de Chá Hakuei-an
    18 Junho 107º ano da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados – Grande Auditório do Bunkyo
    24 a 26 Jul Festival do Japão
    14 Agosto “Vivencia de Chadô por um dia” – para 75 alunos de Rio de Janeiro
    10 Out Introdução ao Chadô no retiro de treinamento da Escola Dojinmon de Karate-Do Wado-Ryu em Cabreúva – SP
    22 Nov Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    28 Nov Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    08 Dez Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    09 Dez Limpeza geral do Hakuei-an
    11 Dez Almoço de Confraternização de Fim de Ano
    Restaurante Panorâmico Central Park

     

  • 2016

    10 Jan Hatsudate – Shinnenkai
    Sala de Chá Hakuei-an
    12 Jan Início das Sessões de Práticas
    Sala de Chá Hakuei-an
    19 Jan Curso “Vivencia da Cultura Japonesa” (Fundação Japão)
    Sala de Chá Hakuei-an
    03 Fev Início das Aulas do Curso de Chadô no Colégio Oshiman Gakuin
    26 /28 Fev 5º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    05 Mar Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    17 Mar “Vivencia da Cultura Japonesa” para  alunos de 5ª serie organizado por Uggi Turismo Ambiental – Sala Hakuei-an
    19 Mar Confraternização de Despedida ao grupo “Caravana ao Japão para o Encontro de Chá em Memória ao Grão Mestre Rikyû (Rikyû-ki Chakai)”, restaurante Arábia
    28 Mar Participação no Rikyû-ki na matriz da Urasenke de 26 membros
    07 Abr Demonstração e Degustação de Chá: A LOJA DO CHÁ, Shopping Iguatemi
    26 Abr Degustação de Chá no Projeto Piloto Logística Reversa organizado pela JICA – na Associação Brasileira de Cult Japonesa e de Assistência Social
    21/22
    Mai
    Bunka Matsuri – Salão Nobre da Associação Brasileira de Cult Japonesa e de Assistência Social
    15 Jun Curso – Vivencia por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para 22 participantes da Escola Morumbi – Unidade Moema – Sala Hakuei-an
    18 Jun 108º ano da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados (Kucha) – Grande Auditório do Bunkyo
    1º Jul “Vivencia de Chadô por um dia” para 86 alunos de Rio de Janeiro
    Sala de Chá Hakuei-an
    02 e 03 Jul Sakura Matsuri  (Festival das Cerejeiras)  no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, em São Roque (SP)
    09 e 10 Jul Festival do Japão
    09 Ago a 15 Set Casa Japão – Tóquio 2020, nas Olimpíadas Rio 2016
    20 Agosto Vivencia por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para SENAC – Sala Hakuei-an
    28 e 30 Set Vivencia por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para Colégio Objetivo na Sala Hakuei-an  
    15 Out Chakai em Maringá no Parque do Japão
    21 Out Vivencia por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para Colégio Objetivo – Sala Hakuei-an  
    22 Out Vivencia por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para Grupo de Estudos Budista – Sala Hakuei-an  
    26 Nov Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    27 Nov Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    13 Dez Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    14 Dez Limpeza geral do Hakuei-an
    16 Dez Almoço de Confraternização de Fim de Ano
    Restaurante SAKAGURA  A1

     

  • 2017

    10 jan.   Curso “Vivência da Cultura Japonesa” para universitários estagiários da Língua Japonesa solicitado pela Fundação Japão Sala de Chá Hakuei-an
    15 jan.   Hatsudate – Shinnenkai                                   Hotel Tívoli São Paulo
    17 jan.   Início das Sessões de Práticas                       Sala de Chá Hakuei-an
    01 fev.   Início das Aulas do Curso de Chadô no Colégio Oshiman Gakuin
    17/19fev.   6º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    03 mar.   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    22 mar.   “Vivência da Cultura Japonesa” para alunos de primária da Escola Móbile, solicitado por Uggi Turismo Ambiental – Sala Hakuei-an
    26 mar.   PRÓ-VIDA – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação
    28 mar.   Abertura do “Seminário de Chanoyu – Hakuei-an” de 28 /mar. à 28/nov., na quarta 3ª.f. de cada mês.  
    18 abr.   Zeiss – Sessão fotográfica de Cerimonia de Chá Fraco
    21 maio   Virada Cultural – Japão no Sesc Belenzinho – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação
    21 maio   11º Bunka Matsuri – Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera
    27-28 maio   Bunka Matsuri – Palestra sobre Chadô
    17 jun.   PRÓ-VIDA no Clube de Campo em Araçoiaba da Serra – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação
    18 jun.   109º ano da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados (Kucha)
    30 jun.   “Vivência de Chadô por um dia” para 76 alunos de Rio de Janeiro – Sala de Chá Hakuei-an
    1 e 2 jul.   21º Sakura Matsuri  (Festival das Cerejeiras) na Sala de Chá da “Praça Cotia Seinen”, em São Roque (SP) – Cerimônia do Chá e Degustação
    08 e 09 jul.   20º Festival do Japão – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação numa sala de chá especial
    11 ago.   Palestra Especial “Sobre Chadô e o Incenso” na Faculdade Messiânica
    12 ago.   Taça Japão – Jockey Clube de São Paulo – Prêmio Chado Urasenke do Brasil
    18 ago.   Curso – Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá – Escola Morumbi, Unidade Moema – Sala Hakuei-an
    1º e 19 set.   Filmagem de vídeo – “Omotenashi” (Hospitalidade) – Hotel Blue Tree
    7 a 10 set.   Japan House – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação na Sala de Chá “Fuan” (Flutuante) do arquiteto Kengo Kuma
    19 out.   Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para 53 alunos (de 4 à 5 anos de idade) do Colégio Matese Magisther – Sala Hakuei-an
    25 Nov   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    26 Nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    12 Dez   Kyôjukai – Reunião de professores Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    13 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    15 Dez   Almoço de Confraternização de Fim de Ano: Restaurante Serafina Jardins
  • 2018

    07 janeiro   Celebração do Ano Novo e dos 110 anos da Imigracao Japonesa no Brasil
    Hotel Tívoli São Paulo
    16 janeiro   Início das Sessões de Práticas Sala de Chá Hakuei-an
    07 fevereiro   Início das Aulas do Curso de Chadô no Colégio Oshiman Gakuin
    23 a 25 fev.   7º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    27 fevereiro   Abertura do “Seminário de ChanoyuHakuei-an” (até 27/nov)
    03 março   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    10-11 março   Japan Festival Rio Matsuri
    21 março   “Vivência da Cultura Japonesa” para alunos de primária da Escola Móbile, solicitado por Uggi Turismo Ambiental – Sala Hakuei-an
    03 abril   Abertura do Curso de Chadô para Religião Budista Honmon Butsuryû Shû – Sala Hakuei-an (até 07 de nov.)
    19 e 20 maio   12º Bunka Matsuri – Espaço Cultural Bunkyo
    23 maio   “Vivência de Chadô por um dia” para alunos da Escola Waldorf – 9º EF
    24 maio   “Vivência de Chadô por um dia” para alunos do Colégio Santo Ivo 3º EF1
    28 maio   Evento da Nike – Pavilhão Japonês do Parque de Ibirapuera
    17 junho   110º ano da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados (Kucha)
    29 junho   “Vivência de Chadô por um dia” para 66 alunos de Rio de Janeiro – Sala de Chá Hakuei-an
    30 junho   Chawan Project Japan House
    07 a 09 julho   22º Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) na Sala de Chá da “Praça Cotia Seinen”, em São Roque (SP) – Cerimônia do Chá e Degustação
    21 e 22 julho   21º Festival do Japão – Demonstração de Cerimônia do Chá e Degustação numa sala de chá especial
    09 agosto   Celebração dos “50 anos da criação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo
    08-15-22-29 ago.   Seminário “Introdução ao Caminho da Cerimônia do Chá no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP
    24 setembro   Exibição do Filme “Sunka Raku”: Alegria evanescente – Roberto Behar – Fundação Japão
    12 outubro   Reunião de Chá no Incessante Cerrado na Fazenda Honjo, em Anápolis, no estado de Goiás. Turismo em Goiás de 11 a 14 outubro
    20 outubro   Curso de Chadô por um dia para alunos de pos graduação do SENAC Aclimação Sala de Chá Hakuei-an
    21 outubro   Curso de Chadô por um dia para jovens seminaristas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil Sala de Chá Hakuei-an
    25 novembro   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    01 dezembro   Chakai de Encerramento do Curso Chadô da USP
    11 Dez   Kyôjukai – Reunião de professores Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    12 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    14 Dez   Assembleia Geral
    Almoço de Confraternização de Fim de Ano – Restaurante Etto

     

  • 2019

    13 janeiro   Hatsudate – Shinnenkai                                    Maksoud Plaza Hotel
    15 janeiro   Início das Sessões de Práticas                              Sala de Chá Hakuei-an
    27 janeiro   Grão-mestre Ôhi Chozaemon XI (Toshio) – Palestra          Japan House
    10 fevereiro   Cerimônia do Chá da Shiseido                 Hotel Transamérica São Paulo
    13 fevereiro   Início das Aulas do Curso de Chadô no Colégio Oshiman Gakuin
    22 a 24 fev.    8º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    13 março   Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para alunos da Escola Móbile                                                       Sala de Chá Hakuei-an
    16 março   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    27 março   Palestra e Demonstração – SESC São José do Rio Preto – SP
    04 abril   Palestra – Comissão de Jovens do Bunkyo
    14 e 29 maio   Chakai da Joalheria Silvia F – Pavilhão Japonês &Shopping Cid. Jardim
    18 e 19 maio   13º Bunka Matsuri – Espaço Cultural Bunkyo
    30 maio   Cerimônia do Chá da Google                                    sede da Google Brasil 
    14 junho   “Vivência de Chadô por um dia” para 72alunos de Rio de Janeiro –                                                                                Sala de Chá Hakuei-an
    18 junho   111º ano da Imigração Japonesa no Brasil –  Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados (Kucha)
    06, 07,13 e 14 julho   23º Sakura Matsuri (Festival das Cerejeiras) na Sala de Chá da “Praça Cotia Seinen”, em São Roque (SP) – Cerimônia do Chá e Degustação
    05, 06, 07 julho   Palestras sobre Matcha e Introdução ao Chadô no estande do Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, no 22º Festival do Japão
    07 e 06 julho   22º Festival do Japão – Demonstração e degustação numa sala de chá especial
    29 setembro   Curso de Chadô por um dia para jovens seminaristas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil                              Sala de Chá Hakuei-an
    05 outubro   Curso de Chadô por um dia para alunos de pos graduação do SENAC Aclimação                                                          Sala de Chá Hakuei-an
    11 outubro   TV GLOBO – gravação de vídeo de Demonstração de Cerimônia do Chá
    27 outubro   Curso de Chadô – Palestra – Comissão de Jovens do Bunkyo
    23 novembro   Demonstração e Degustação de Chá na Comemoração do 60º Aniversário do Templo Busshinji
    24 novembro   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    28 novembro   Visita a Sala de Chá Hakuei-an de membros do Conselho Superior do Bunkyo  
    30 novembro   Chakai de Encerramento do Curso Chadô e Palestra pelos 40 anos do Curso na USP
    30 novembro e 1º dezembro   Cerimônia do Chá – Demonstração e Degustação no Clube Hebraica
    10 Dez   Kyôjukai – Reunião de professores  Encerramento das atividades do ano – Hakuei-an
    11 Dez   Limpeza geral do Hakuei-an
    13 Dez   Assembleia Geral  Almoço de Confraternização de Fim de Ano – Restaurante Fleming’s – Cidade Jardim

     

  • 2020

    12 janeiro   Hatsudate – Shinnenkai
    Mosteiro São Bento
    14 janeiro   Início das Sessões de Práticas
    Sala de Chá Hakuei-an
    28 fev. a 01 março   9º Festival do Japão em Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte
    29 fevereiro   Introdução ao Chadô para o Grupo Feminino de Honmon Butsuryu Shu do Brasil
    Sala de Chá Hakuei-an
    11 março   Vivência por um dia do Caminho da Cerimônia do Chá para alunos da Escola Móbile
    Sala de Chá Hakuei-an
    14 março   Cerimônia de Inauguração da nova entrada da R. Galvão Bueno da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, e
    Exposição A Beleza do Japão no Espaço Cultural Bunkyo

    A partir do dia 20 de março, as atividades ficaram temporariamente suspensas, por ordem estadual, devido a disseminação do coronavírus.

    Desde o mês de maio, houve a distribuição semanal pela internet da Caixa de Perguntas de Chanoyu para os membros da Urasenke de Brasil.
    Depois reunimos ensaios escritos por alguns membros no espaço
    日々是好日 – Nichi nichi kore kôjitsu  – “Todo dia é um bom dia”.
    A partir do mês de set.   Distribuição mensal pela internet de comunicados e informações
    08 setembro   Reinício das sessões de prática
    Sala de Chá Hakuei-an
    18 outubro   Curso de Chadô por um dia para jovens seminaristas da Igreja Messiânica Mundial do Brasil
    Sala de Chá Hakuei-an
    28 outubro   Ryosuke Kuwana, Cônsul-geral do Japão em São Paulo visita a Sala de Chá Hakuei-an
    11 novembro   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi
    11 dezembro   Filmagem de vídeo de Hatsudate para a Celebração do Ano Novo 2021 das 5 entidades da colônia japonesa
    11 dezembro   Encerramento das atividades do ano
    Sala de Chá Hakuei-an
  • 2021

    17 janeiro   Hatsudate – Shinnenkai           Salão Nobre do Bunkyo
    19 janeiro   Início das Sessões de Práticas         Sala de Chá Hakuei-an
    A partir de 06 março   As atividades ficaram suspensas, por ordem estadual, devido a disseminação do coronavírus.
    20 abril   Reinício das sessões de prática           Sala de Chá Hakuei-an
    16 maio   Bunka Matsuri 2021 – organizado pela Comissão de Jovens do Bunkyo – Palestra de Chanoyu no Pavilhão Japonês
    28 junho   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Klecio Sôwa Oliveira Hantô: Iuzo Yokobatake Shôkyaku: Fabio Enzo Fukuda
    7 julho   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Chaki Sôki Hantô: Marcel Ueno Shôkyaku: Iumi Sôyu Takeda
    9 agosto   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Verônica Nagae Hantô: Ligia Kohatsu Shôkyaku: Anete T. Kuba
    16 agosto   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Susaki Sôshô Hantô: Mizuho Nakane Shôkyaku: Matsudaira Shizuko
    06 setembro   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Valderson Sôchi Hantô: Carmen Sôka Shôkyaku: Antonio Fabiano
    25 e 26 setembro   Haru Matsuri no Centro Esportivo Kokushikan Daigaku
    03 outubro   Gravação de Cerimônia do Chá no Pavilhão Japonês pela Rádio Capital
    06 outubro   Visita do Colégio São Luis ao Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera
    07 outubro   Workshop de Chadô, na “Mori Chazeria” no bairro do Paraiso
    11 outubro   Shôgo Chaji – Local: Sala de Chá Hakuei-an Teishu: Hara, Kaori Hantô: Shinagawa, Atsuko Shôkyaku: Klecio Sôwa Oliveira
    17 outubro   Grupo da Iglesia Messiânica Mundial e de Seicho no Ie “Vivencia de Chanoyu” na Sala de Chá Hakuei-an
    22 outubro   Bunkyo TV Filmagem da Demonstração de Cerimônia do Chá na Sala de Chá Hakuei-an
    13 novembro   SENAC – “Vivencia de Chanoyu” na Sala de Chá Hakuei-an
    28 novembro   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi Dôshin Ricardo Sôyû
    04 dezembro   SENAC – “Vivencia de Chanoyu” na Sala de Chá Hakuei-an
    14 dezembro   Encerramento das atividades do ano Sala de Chá Hakuei-an
    15 dezembro   Grande Limpeza – Ôsôji
  • 2022

    16 janeiro   Celebração de Início do Ano com serviço de matcha e almoço de confraternização Estanplaza Hotel
    05 fever   Nikkei sem Fronteiras – Gravação de vídeo na Sala Hakuei-an
    12, 13, 19 e 20 março   Bunka Matsuri 2022 – Festival da Cultura Japonesa (Edição de Verão) no Parque Bunkyo Kokushikan
    19 abril   Comemoração dos 99 anos de Daisôshô na Sala Hakuei-an
    25 maio   Cosméticos Soneda recebe convidados com Chanoyu no Pavilhão Japonês do Parque de Ibirapuera
    29 maio   Grupo de seminaristas da IMMB (Igreja Messiânica Mundial do Brasil – “Vivencia de Chanoyu” na Sala Hakuei-an
    15 a 19 junho   Demonstração de Chanoyu com pequena estante gogyôdana na EXPO JAPÃO 2022 em Londrina
    18 junho   Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados no Grande Auditório Bunkyo
    2, 3, 9 e 10 julho   Sakura Matsuri – Festival das Cerejeirasno Parque Bunkyo Kokushikan
    15, 16, 17julho   Nihon Matsuri – Festival do Japão, realizado pelo Kenrenna Expo Exhibition & Convention
    10 agosto   Alunos de RJ “Vivencia de Chanoyu” na Sala Hakuei-an
    19 agosto   Introdução ao Chadô na Semana da Cultura Japonesa no chashitsu do Centro de Estudos Japoneses (Cejap) da USP
    27 agosto   Curso de Chadô para turma de Sommelier de Chá na Hakuei-an
    05 set   Chakai no showroom da DonaFlor Mobília -SP
    10 set   Apresentação de Chanoyu e degustação de matcha no Museo Histórico Regional de Bastos
    17 set   SENAC – “Vivencia de Chanoyu” na Sala de Chá Hakuei-an
    17 e 18 set   Haru Matsuri no Parque Kokushikan Daigaku
    04 outubro   Nissan Br “Vivencia de Chanoyu” gravação de vídeo Sala Hakuei-an
    13 outubro   Colégio Santo Ivo – “Vivencia de Chanoyu” na Sala Hakuei-an
    28 outubro   Alunos de RJ – “Vivencia de Chanoyu” na Sala de chá Hakuei-an
    27 nov   Sôtanki – Cerimônia de Recebimento de Kyojô Hikitsugi na Sala de chá Hakuei-an
    03 dez   Introdução ao Chadô organizado pelo Consulado de Japão em SP na Sala Hakuei-an
    13 dez   Encerramento das atividades do ano Reunião Kyôjukai
    14 dez   Grande Limpeza – Ôsôji
    16 dez   Bônenkai- Almoço de confraternização de Fim de Ano
  • 2023

    15 jan   Hatsudate – Shinnenkai Hotel Rosewood
    17 jan   Início das Sessões de Práticas Sala de Chá Hakuei-an
    24 jan   Toyota do Brasil: formação de funcionários-Concessionária T Line Toyota Moema
    08 fev   Início das Aulas do Curso de Chadô no
    Colégio Oshiman Gakuin
    14 fev   Chakai na recepção em comemoração do aniversário do Imperador do Japão, Na Sala Carpa (Koi no ma) da residência oficial do Consulado do Japão em SP.
    03,04,05 março   10º Festival do Japão em Minas, na cidade de Belo Horizonte
    08 março   Alunos da Escola Móbile na Sala de Chá Hakuei-an
    18março   Início do Curso de Chadô na Casa da Cultura Japonesa, USP
    22 março   Toyota do Brasil: formação de funcionários na Japan House
    05 abril   Exibição do filme “Todo dia é um bom dia” e visão geral do Chado no Grande Auditório Bunkyo
    18 abril   Aniversário de Daisôshô Sen Genshitsu – Celebração da Comenda do Primeiro-Ministro recebido por Daisôsho
    21 maio   Seminaristas da IMMB (Igreja Messiânica Mundial do Brasil) participaram do Curso de Chadô na Sala de Chá Hakuei-an
    07 a 11 jun   Chakai na Expo Japão 2023 na cidade de Londrina, estado de Paraná.
    14 jun   Vivencia da Cerimônia do Chá para alunos de Rio de Janeiro na Sala de Chá Hakuei-an conduzidos pela agência de viagens culturais Espaço e Vida.
    17 e 18 jun   Chakai no Bunka Matsuri (Festival da Cultura Japonesa)
    Salão Nobre do Bunkyo
    18 jun   115º Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil – Culto em Memória aos Pioneiros Antepassados – Kucha (oferenda de chá), Grande Auditório Bunkyo
    1,2,8,9 jul   Chakai no Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos no Parque Bunkyo Kokushikan, em São Roque
    8 e 9 jul   Nihon Matsuri – Festival do Japão 2023, organizado pela Kenren
    Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil.
    23 set   Cerimônia Comemorativa dos 30 anos da fundação do Colégio Oshiman no Clube Monte Líbano
    27 set   Vivência por um dia da Cerimônia do Chá, alunos do Colégio
    Santo Ivo
    28 set   Palestra “O espirito da tigela de matcha” no Atelier da ceramista
    Hideko Honma
    28 out   SENAC – “Vivencia de Chanoyu” na Sala de Chá Hakuei-an
    30 out   Palestra “O Chá e o Chadô” organizado pela Jetro e a ABGJ – Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa na Japan House
    11 nov   Chakai na Semana da Cultura Japonesa no Colégio Oshiman
    13 nov   Palestra “O Chá e o Chadô” organizado pela Jetro e a Japan House para empresários de chás
    18 nov   Chakai de Encerramento da USP – Casa da Cultura Japonesa
    26 nov   Sôtanki na Sala de Chá Hakuei-an
    04 dez   Abertura da Exposição Nihoncha: uma introdução ao Chá japonês
    até 7 de abril na Japan House
    09 dez   Demonstração e Degustação de Cerimônia do Chá na exposição da
    Japan House
    12 dez   Encerramento das atividades do ano Reunião Kyôjukai
    13 dez   Grande Limpeza – Ôsôji – na Sala de Chá Hakuei-an
    15 dez   Asembleia Geral – Bônenkai- Almoço de confraternização de Fim de Ano – Restaurante Vista

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP