- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

A cultura japonesa do “mottainai”

Kintsugi – Kominka

Outubro de 2018

Em japonês pode ser escrito 金つぎ ou 金継ぎ. Há diversos tipos de objetos de cerâmica, desde aquelas tigelas de chá para uso diário, a chawan mais caros. Kintsugi é o método japonês de restaurar as cerâmicas tradicionais, quando elas se quebram…

leia mais ...

Utilização de Diversos Materiais Naturais

Agosto de 2018

Pelas excelentes técnicas dos artesãos, coisas da natureza como gramíneas e árvores renascem em esplêndidos produtos artesanais. No caso do Japão, há os de cascas de árvores, cana comum yoshi (pragmites), junco-solto (igusa) etc…

leia mais ...

Materiais naturais: igusa, shuro

Junho de 2018

Entre vários materiais naturais, apresentaremos o junco-solto (igusa イグサ) usado para tatames em washitsu e a palmeira-moinho-de-vento (shuro シュロ)…

leia mais ...

Cinzas

Abril de 2018

Matéria em pó que remanesce após queimar grama, árvores, animais, etc., amplamente utilizada desde o passado como substância química. Os principais componentes da cinza são minerais metálicos (potássio, magnésio, ferro, zinco, sódio, cobre, cálcio, alumínio) e ácido silícico…

leia mais ...

Materiais da Natureza – Washi I

Novembro de 2017

Na série “Materiais da Natureza” apresentaremos em duas partes o tema papel japonês (washi). A primeira parte será sobre sua característica e história; e na segunda vez…

leia mais ...

Materiais da Natureza – Bambu II

Maio de 2017

Este artigo apresenta o bambu como matéria prima dos utensílios utilizados na Cerimônia do Chá: chasen, hishaku, chashaku e futaoki e como matéria prima nas construções…

leia mais ...

A cultura japonesa do “mottainai”

Março de 2017

Desde março deste ano, durante um período de dois anos, pretendemos publicar em série sobre a   “A cultura japonesa do mottainai “. Este termo define a maneira de pensar usada, especialmente, pelo povo japonês…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP