- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

RIKYÛ-KI – Cerimônia em Memôria ao Grão-mestre Rikyû

PARTICIPAÇÃO NA CARAVANA AO JAPÃO PARA O RIKYÛ-KI

 

Para rever o Grão-mestre Genshitsu que estivera recentemente no Brasil,
Fui até Sôke com o coração pleno de emoção.

 

Nesta oportunidade, participei da Cerimônia do Grão-mestre e sua família em memória do Grão-mestre Rikyû (Sôke Rikyû-ki).  No início, a estante daisu já estava na primeira Sala, onde se encontravam muitos convivas, porém o Grão-mestre Daisôsho Genshitsu juntamente com os brasileiros foram convidados a ficarem na primeira fileira para assistirem às Cerimônias do Carvão e a do Chá forte, realizadas pelo Grão-mestre Zabôsai.

Em seguida, visitamos várias salas de chá, onde foi possível ler o registro dos utensílios e dos procedimentos (kaiki) realizados em cada sala, nos servir de doces sazonais e de chá forte (koicha) e chá fraco (usucha).  Na Sala Tenshin, degustamos uma refeição quente e retornamos ao hotel com traslado de boas-vindas, providenciado pelos organizadores. À noite nos deleitamos no banquete oferecido pelo Grão-mestre Daisôsho Genshitsu, que incluiu um aperitivo delicioso e iguarias da culinária japonesa e ocidental.  Sentimo-nos gratos pela dedicação e pela confraternização. 

 

Após o encontro do Chá, me comovi com o cuidado e o primor que o jantar foi organizado,
Pelo Grão-mestre Genshitsu.

 

Takeda Sôchi

 

 

IMPRESSÕES SOBRE RIKYÛ-KI NO JAPÃO

 

Em 2014, tivemos a honra de receber a visita do DAISÔSHO GENSHITSU SEN para a CONVENÇÃO LATINO AMERICANA DE CHADÔ URASENKE TANKÔKAI além dos participantes Internacionais. Durante os três dias em São Paulo BRASIL, DAISÔSHO pronunciou uma série de conferências e palestras divulgando a PAZ EM UMA TIGELA DE CHÁ.

O grande carisma e incansável energia do Daisôsho, contagiou a todos fazendo nos sentir com vontade e com grande alegria de aceitar o convite para participar do RIKYÛ-KI NO JAPÃO.

O Centro de Chado Urasenke do Brasil organizou uma Delegação para a qual fui nomeada como responsável. O grupo era bastante heterogêneo e a faixa etária  variava de 30 a 85 anos,  diferentes  back ground  de isseis, nisseis, sanseis e  brasileiros  porem todos praticantes de Chadô em diferentes níveis.

Em nossa bandeira brasileira está escrito o lema ORDEM E PROGRESSO, porém este conceito está longe de ser implementado, principalmente quando comparado com o que observei durante  o Rikyû-ki.

Na Cerimônia do Rikyû-ki haviam mais ou menos 600 pessoas nas diversas salas,  porém todos os 100 pares de ZÔRI (sandálias japonesas) estavam enfileirados em perfeita ordem em todos os Chashitsu que tomamos chá.

Outro exemplo que me impressionou foi a inexistência de lixeiras públicas, apesar de todos os lugares estarem incrivelmente limpos. Concluí que todos carregam o seu próprio lixo em um saquinho plástico, e descartando apropriadamente em sua residência.

Daisôsho ofereceu um jantar de Gala no Hotel Ana Crowne Plaza para a Delegação brasileira, com um menu bastante extenso que incluía culinária ocidental e oriental em uma apresentação     espetacular. O cuidado e atenção com nosso grupo foi tamanho que dois meses antes do evento foi perguntado se alguém em nosso grupo tinha alguma restrição alimentar (alergia ou vegetariano), por exemplo.

O que me surpreendeu foi que após 66 anos de estudo do CHADÔ, consegui entender somente agora o significado  do WA KEI SEI JAKU e WABI-SABI.

A última vez que o Urasenke do Brasil participou do RIKYÛ-KI do Urasenke do Japão foi em 1995, portanto passaram-se 21 anos e é surpreendente a quantidade de informações que absorvemos. Tenho certeza que todos sentiram o mesmo impacto, estes conhecimentos têm um valor inestimável, ansiamos retornar o mais breve possível ao URASENKE DO JAPÃO.

 

Augusta K. (Sôsei) Takeda
Chefe da “Caravana ao Japão para Rikyû-ki Chakai 2016” 

 

 

MINHA PARTICIPAÇÃO NO RIKYÛ-KI

 

Até recentemente eu participava das sessões de prática da Urasenke de Abu Dhabi dos Emirados Árabes Unidos (EAU) e, desde junho do ano passado,  participo na sala de chá Hakuei-an do Centro de Chado Urasenke do Brasil.

Desta vez, com muita honra, me foi permitido ter uma experiência muito valiosa ao tornar-se realidade a participação, junto com os membros do Brasil, na Cerimônia do Grão-mestre e família em Memória ao Grão-mestre Rikyû (Sôke Rikyû-ki).

No dia, fiquei impressionada por  termos sido recebidos por Daisôshô Genshitsu Sen quem cumprimentou calorosamente a cada um da Caravana com um aperto de mão.

Participamos das Cerimônias do Carvão e do Chá do Grão-mestre Sen Sôshitsu e, logo em seguida, nos foi servido chá nas salas de chá principal, secundária e a dos patrocinadores.

Fiquei muito contente ao  encontrar na sala de chá o mestre gyôtei Shimura Sôkô a quem aprecio por sua bondade, desde a época que participei das cerimônias de chá na Sala de prática de Abu Dhabi.

Naquela noite, algo muito grato foi termos recebido o convite para um jantar de boas vindas aos membros do Brasil oferecido pelo Daisôshô.

O jantar foi realizado no ANA Crowne Plaza Hotel Kyoto, e estiveram presentes o Vice-presidente Sekine, o mestre gyôtei Shirahase;  outros mestres gyôtei e pessoas da Secretaria relacionados com o Brasil.

Em cada uma das mesas foi possível conversar em uma atmosfera amigável desfrutando-se da requintada culinária japonesa que nos fez sentir a Primavera de Kyoto.

O dia 28 de março de 2016 tornou-se um dia de emoções inesquecíveis.

Apenas estou me iniciando  no chá, mas nesta oportunidade tive a experiência do Rikyû-ki e sem esquecer o que senti, desejo continuar me esforçando nas sessões de prática na Sala de chá Hakuei-an

Agradeço de coração aos professores e membros da Caravana pela atenção e estímulo dispensados nesta ocasião ao participar no Rikyû-ki.

 

Kiyo Fukuoka

 

Junho de 2016

Veja também

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis