- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

HATSUDATE e SHINNENKAI 2021

Cerimônia do Chá de Início do Ano e a Celebração do Ano Novo 2021

─ Por ocasião do Hatsudate e Shinnenkai – no início ─

O ano 2020 foi um ano de infortúnios devido a pandemia do coronavírus.
Assim, a Primeira Cerimônia do Chá (hatsugama) no novo ano de 2021, mesmo na sede matriz da Urasenke foi cancelada, e surgiu uma questão para nós do Brasil.
Desde outubro de 2020, a reunião do corpo docente do Centro de Chado Urasenke do Brasil vem considerando esse assunto e, em outubro, houve certas opiniões que desejavam realizar o hatsudate. Depois disso, por três meses ficamos indecisos.
Como último plano, houve o parecer de tomar a decisão, de fazer ou não o hatsudate, no dia 11 de janeiro dependendo do nível de alerta do protocolo de segurança sanitária. No dia 8 de janeiro, o governo de São Paulo anunciou a fase amarela para nossa cidade, pelo que decidiu-se concretizar o evento.
A seguir, informamos sobre o hatsudate.

No dia 17 de janeiro, a partir das 11 h, aconteceu o hatsudate – shinenkai 2021 no Salão Nobre da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Considerando a pandemia do coronavírus, a reunião foi limitada a apenas 60 membros. Na celebração de Ano Novo respeitou-se bastante o distanciamento social com 4 pessoas sentadas em uma mesa de 10 lugares.

Em primeiro lugar, 4 pessoas realizaram a cerimônia do chá, fazendo uso pela primeira vez, no Brasil, o jogo de mesas e bancos washindana desenhado pelo Grão-mestre Zabôsai. O chá foi oferecido a todos em cuias (tigelas de cabaça), encomendadas em Manaus, e que cada um podia levá-lo como uma lembrança do evento.

Em seguida, a cerimônia de abertura a cargo do professor Erisson Sôson Thompson de Lima iniciou-se com suas saudações, seguidas pelas palavras do mestre Sôichi Hayashi que realizou a Cerimônia de Kyojô Hikitsugi, entregando os kyojô à 14 pessoas que não receberam no ano passado. Logo, o professor Susaki Sôshô fez um brinde à longevidade da professora Takeda Sôchi que neste ano completará 91 anos. Apresentamos o poema waka para este dia, celebrando o novo ano.

 

コロナ禍に 薄茶点つ椀 クイヤとか
  初釜記念に それぞれの手に     知子

O usucha servido em cuia, na pandemia.
 Nas mãos, lembrança do Hatsudate.
               Tomoko

 

Depois disso, passamos para o almoço de confraternização, houve o sorteio de alguns brindes e com os votos para que este ano seja um bom ano e esperançoso.
Assim nos separamos em um ambiente de paz e harmonia.

URESHI KOTO WO TAKUSAN ARIMASU YOU NI
COISAS ALEGRES BROTEM EM ABUNDÂNCIA

USHI: boi >>>> 2021 ano do boi

 

Fevereiro de 2021

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá