- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 16. Buriti

Buriti – fonte: Planta Sonya

O Buriti, de nome científico Mauritia Flexuosa, é uma palmeira de origem amazônica, encontrada principalmente na região Norte, mas também no Maranhão, Piauí, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Mato Grosso. É conhecido como uma das mais belas palmeiras, que se desenvolve em terrenos baixos onde há bastante água e chega a ter de 20 a 35 metros de altura. Os povos indígenas a chamam de “árvore da vida”, pois é totalmente aproveitada.

Suas folhas são em formato de leque e tem de 3 a 5 metros de comprimento por 2 a 3 metros de largura com a copa arredondada, que são utilizadas para cobertura de casas rústicas e artesanatos. As frutas do tipo coco são cobertas por escamas de cor castanho-avermelhada e pesam de 25 a 40 gramas cada uma. A polpa é amarelo-alaranjada, possui sabor agridoce e consistência gordurosa.

Cada planta produz de 5 a 7 cachos com quase 500 unidades de frutos por cacho. Da polpa da fruta podem ser obtidos o vinho, o doce, o sorvete e o licor de buriti. As flores, também de cor amarelo-alaranjada florescem de dezembro a abril.

Flores – fonte: Minhas plantas Carol Costa

Fruto – fonte: B4FN

A partir da polpa e da semente é feita a produção de óleo, que pode ser consumida por possuir altos teores de vitamina A, ácidos graxos insaturados, assim como os óleos de oliva e canola, pois promove a produção do bom colesterol (HDL) no organismo, que faz bem à saúde.

É utilizada em queimaduras para aliviar a dor e cicatrização. Além disso, é antibactericida, antioxidante e absorve os raios ultravioletas do sol, sendo considerado um protetor solar natural.

O buriti produz até 3,6 toneladas de óleo por hectare, superando as culturas de soja, girassol e amendoim, e vem se tornando uma opção de matéria-prima na produção de biodiesel no país.

Junho de 2025