- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Plantas do Brasil 12. Cajueiro

O cajueiro é uma planta da família Anacardiaceae, nativa da região nordeste do Brasil, cujo nome científico é Anacardium occidentale. Possui dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 12 metros de altura, podendo chegar a 20 metros. O tipo anão tem em média 4 metros.

 

O caju, conhecido como fruto é composto pelo pedúnculo/pseudofruto, e a castanha, que é o fruto verdadeiro. Dentro da castanha está a amêndoa da castanha de caju, e quando amadurece, o pseudofruto se torna amarelo ou vermelho, no tamanho de 5 a 11cm, e possui os nomes cientifícos Anacardium microcarpum e Cassuvium pomiverum.

Portal Take Care Garden

Castanhas de caju. Portal Diário do Nordeste

 

O nome Anacardium deriva do grego kardia, que significa “coração”, devido à semelhança com o formato da fruta. Em inglês, cashew, tem sua origem na palavra portuguesa com pronúncia similar, caju, que por sua vez se origina da palavra indígena acaju. Em outros países da América Latina, exceto a Venezuela, é conhecido por marañon, talvez porque foi visto pela primeira vez no estado do Maranhão.

Atualmente, o cajueiro é encontrado em diversos países, pois foi levado pelos colonizadores desde o século XVI, sendo considerada uma planta de fácil adaptação às condições ecológicas do local.

No início da década de 1960, iniciou-se o cultivo comercial do cajueiro no Brasil, tendo como base o plantio de sementes do cajueiro gigante nativo e, hoje, a castanha de caju é comercializada mundialmente.

O caju possui muitos nutrientes como vitamina C (teor maior que o da laranja), vitamina A, B, proteínas, lipídios, carboidratos, cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, niacina, fibras e gordura insaturada, que ajudam a diminuir o nível de colesterol no sangue. O fruto pode ser consumido in natura, na forma de suco e de doces caseiros.

A casca da castanha contém um líquido conhecido internacionalmente como cashew nut shell liquid. Esse óleo negro e viscoso não pode ser descartado na natureza devido à sua composição química, o que levou a descoberta de novas formas de aplicação desse óleo. No Brasil, é utilizado na fabricação de verniz, pesticidas, inseticidas e antioxidantes. No Japão, a indústria química Cashew Sociedade Anônima, tendo esse óleo como matéria-prima, produz a laca, que é um verniz muito utilizado nos utensílios japoneses e hoje, em automóveis, equipamento audiovisual e outros. A qualidade da textura do acabamento dessa laca obtida da casca do caju é muito semelhante à laca japonesa, sendo que a laca de caju não dá reação alérgica, mas sempre é bom tomar cuidado.

Flor. Portal Beleza da Caatinga

As flores atraem as abelhas, o que contribui para a biodiversidade local. De cor avermelhada ou brancas amareladas, nota-se listas rosas em suas pétalas. Florescem de novembro a março.

Do tronco é retirada a goma do cajueiro que pode substituir a goma arábica, sendo utilizada na indústria do papel e farmacêutica. A madeira é durável e apropriada para construção civil, carpintaria e marcenaria.

 

Agosto de 2023

Veja também

  • Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Plantas do Brasil 13. Mussambê/Cleome

    Planta originária do Brasil e dos países da América do Sul, o mussambê pode ser encontrada em regiões de clima tropical, mediterrâneo, subtropical ou temperado, pois precisa de calor moderado para se desenvolver. É conhecida ...
  • Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    Plantas do Brasil 11. Ora-pro-nóbis

    A planta ora-pro-nóbis de nome científico Pereskia aculeata é um cacto primitivo que pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bem diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, pois possui folhas como ...
  • Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cenas Brasileiras 10. Cambucá

    Cambucá, também conhecida com os nomes Cambucaba, Cambricó e Cambicá é uma árvore nativa da região da Mata Atlântica dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta ...
  • Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Cenas Brasileiras 9. São Francisco Xavier

    Há um fato interessante sobre São Francisco Xavier (1506-1552) também conhecido como “São Paulo do Oriente”, que é o nome dessa pequena cidade. Ele era um jesuíta fervoroso, cofundador da Companhia de Jesus, e após ...
  • Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    Cenas Brasileiras 8. Arraial d’Ajuda

    O Brasil possui uma imensa costa litorânea com 7.491 km banhado pelo Oceano Atlântico, além de rios de grande extensão. O clima tropical favorece uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais…

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis