- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Cha e Alimentos saudáveis

9. Suika – Melancia

Fevereiro de 2024

A melancia é uma das frutas de que todos nos lembramos, quando chega o verão. Quem não gosta da sensação de frescor e doçura suave que ela nos traz, quando a comemos?…

leia mais ...

8. Satsumaimo – Batata-doce

Novembro de 2023

O alimento escolhido desta vez é a batata-doce, muito popular pela sua doçura e consistência suave ao se saborear. Dizem que este tubérculo é nativo do México central a Guatemala, espalhando-se eventualmente até o Peru. Também é bastante familiar no Brasil e na América do Sul em geral…

leia mais ...

7. Mikan – tangerinas

Agosto de 2023

No mundo há uma variedade de tipos de frutas cítricas, mas, hoje, falaremos da tangerina, especificamente.

Mikan”, no Japão, refere-se àquelas frutas cítricas que são doces como mel. O seu lugar de origem é Satsuma, atual Prefeitura de Kagoshima. Como a pele pode ser facilmente descascada à mão, sem o uso de uma faca, dizem também que é chamada de “TV Orange“, nos países de língua inglesa, porque você pode comê-la enquanto assiste à TV…

leia mais ...

6. Goma – gergelim

Maio de 2023

Desta vez vamos falar sobre sementes de gergelim. Cultivada desde tempos antigos, esta planta herbácea tem suas raízes na África. Dizem que a rainha Cleópatra do Egito comia as sementes e, para fins de beleza, aplicava o óleo extraído delas em seu corpo.

leia mais ...

5. Umê – ameixa japonesa

Fevereiro de 2023

Na sequência desta série, vamos apresentar a ameixeira japonesa (ume) e seu fruto, muito presente e familiar ao povo japonês desde tempos antigos. Quanto às flores da ameixeira, são as primeiras a desabrochar, no início da primavera, razão porque também é conhecida como “precursora entre cem flores” 「百花の魁」 hyakka no sakigake

leia mais ...

4. Gengibre

Novembro de 2022

Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo se aquece não só no inverno, mas no calor do verão também, quando podemos regular a temperatura corporal transpirando profusamente ao consumir pratos à base dele, como curry, etc…

leia mais ...

2. Natsume

Junho de 2022

Para as pessoas relacionadas de alguma forma ao mundo da Cerimônia do Chá, ao topar-se com a palavra “natsume“, naturalmente vão imaginar o “utensílio de chá para colocar o matcha“. Ele foi nomeado dessa forma, em japonês, justamente por ser semelhante ao fruto arredondado e liso da planta “natsume“, ou seja, a jujuba ou jujubeira, da qual trataremos aqui…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP