- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Notícias Locais e pelo Mundo

Notícias do Japão, de Himeji

Fevereiro de 2021

Terminada a estadia no Brasil, a nova etapa da minha vida, de volta ao Japão, iniciou-se na cidade de Himeji 姫路 (Província de Hyôgo). Nem meu marido nem eu conhecíamos este lugar. Falando daqui, com certeza irão associar o nome ao famoso castelo Himeji…

leia mais ...

“Omotenashi” dos árabes e o Chadô

Outubro de 2019

No momento, mudei-me para o Brasil por causa do trabalho do meu marido e, atualmente, moro no Rio de Janeiro. Antes, quando eu morava em Dubai, por causa da transferência do meu marido, pertencia ao Chadô Urasenke de Dubai e dava orientação nas sessões de prática (Okeiko), na sala de chá “Ryokusui-an” (緑水庵), em Abu Dhabi. Gostaria de escrever as memórias desse período…

leia mais ...

Notícias do Japão: Relembranças da minha viagem ao Marrocos

Junho de 2019

Uma viagem que marcou especialmente a minha memória, na época em que morei no Brasil, foi ir ao Marrocos, no norte da África. Viajar desde o Japão rumo a um lugar tão longínquo seria um périplo e tanto, no entanto, quando escutei que tinha um voo direto de São Paulo para este país, não duvidei em ir…

leia mais ...

Notícias do Japão: Visitando o Museu de Arte Nezu

Junho de 2018

Em Aoyama, um bairro central de Tóquio e não muito longe da minha residência, fica o museu particular Nezu. Todos os anos, nesta época, o museu coloca em exibição a obra considerada um tesouro nacional chamada “Kakitsubata-zu 燕子花図”, flores de íris desenhadas em biombo, do pintor Ogata Kôrin…

leia mais ...

Notícias de Abu Dhabi

Setembro de 2017

O Emirates Palace Hotel é também uma casa de hóspedes VIP

FRAGRÂNCIAS DA ARÁBIA – Deixei o Japão em 2011 e depois de iniciar-me no Chadô na sala de chá da Urasenke de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Oriente Médio, continuei a praticar no Centro de Chado Urasenke do Brasil, retornando ao Japão em março após seis anos…

leia mais ...

Notícias do Japão: Viver em Kyoto, Aprender Sobre Kyoto

Outubro de 2016

No final de março as flores de cerejeira começam a florescer em cinco minutos. Minhas felicitações ao representante oficial no Brasil da Fundação Urasenke do Japão, à “Caravana ao Japão para Rikyû-ki Chakai 2016” chefiada pela professora Augusta Kiyomi (Sôsei) Takeda e aos demais participantes que vieram a Kyoto de tão longe, uma viagem um tanto árdua…

leia mais ...

Notícias Locais: O Chadô de Registro

Outubro de 2016

A cidade ribeirinha de Registro tem sua história intimamente relacionada à imigração japonesa, e também fica em região produtora de chá.  Gostaria de delinear as atividades da cerimônia do chá (chadô) presentes em nossa localidade…

leia mais ...

Notícias do Dubai

Abril de 2016

Boa tarde de Dubai!

Penso com carinho nas sessões de práticas rigorosas e nos eventos e atividades mensais do Centro de Chadô. Agora estou morando em Dubai…

leia mais ...

Notícias do Japão

Fevereiro de 2016

Que rápido passou, já faz um mês desde meu retorno do Brasil. Minha vida em Tokyo já está mais calma, retomei as práticas de chá (okeiko) e sinto-me feliz toda vez que vou. Bem, em meados de novembro, com o inverno se aproximando, voltei a minha cidade natal, Kanazawa, na Província de Ishikawa, e visitei um lugar que tem relação com chá, o qual gostaria de compartilhar com vocês…

leia mais ...

Notícias do Japão

Novembro de 2015

Caros amigos brasileiros, como estão? Passaram-se nove meses desde que voltei ao Japão. Finalmente já me acostumei à vida no Japão e também ao chadô, que recomecei devagar…

leia mais ...

Notícias do Japão

Julho de 2015

Vivendo por cerca de seis anos e meio no Japão; além de ser um país de pequeno território, é peculiar pela mudança nas quatro estações, que nos apresentam uma sequência de emoções e novas surpresas tanto na cultura quanto na língua, e também nas diferenças regionais…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP