- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Os Japoneses e as Estações do Ano, os Eventos Anuais e as Tradições

Shôgatsu – Ano-Novo

Janeiro de 2017

O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um novo ciclo com decorações, eventos e culinárias típicos de Ano Novo…

leia mais ...

HASHI – Pauzinhos

Janeiro de 2017

Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da China antiga. Já a presença do hashi no Japão surge no registro histórico Gishi Wajin-den (魏志倭人伝 Wèizhì Wōrén-chuán), um capítulo do Tratado Histórico dos Três Reinos (三國志 Sangoku-shi/ Sānguó-zhì), escrito na China no final do século III, que também é a primeira menção histórica do Japão (chamado no documento de reino de Wa). Também há menção ao hashi no primeiro tratado mítico-histórico nativo do Japão, o Kojiki (古事記), do século VIII…

leia mais ...

EBISUKÔ

Outubro de 2016

É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além de um capuz ou gorro (eboshi 烏帽子), segurando uma vara de pesca na mão direita e um grande peixe pargo na mão esquerda…

leia mais ...

OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

Agosto de 2016

O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou bon (formas abreviadas do evento budista urabon’e), pode ser traduzido como “festa das lanternas”…

leia mais ...

KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

Agosto de 2016

A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…

leia mais ...

NAGOSHI NO HARAE – Rito de Purificação no Verão

Junho de 2016

Ooharae (a grande purificação) é um evento [xintoísta] para eliminar as impurezas do corpo, que se realiza anualmente no último dia dos meses (misoka) de junho e dezembro.  Tornou-se uma prática comum na época do imperador Tenmu 1300 anos atrás…

leia mais ...

Shio – Sal

Junho de 2016

O sal é um cristal, que tem cubos incolores de cloreto de sódio como componente principal. Em todo o mundo, o sal pode ser obtido através do sal- gema ou por evaporação solar…

leia mais ...

HANAMI – Contemplação das Flores de Cerejeira

Abril de 2016

O japonês é um povo que sente a chegada da primavera através da contemplação das flores (hanami).

Diz-se que Deus habita as árvores de cerejeira (sakura) e adquire-se mais saúde ao tocá-las no auge de sua floração. Inspirar o fósforo e enxofre que se encontram no pólen da sakura é uma forma de combater a fadiga…

leia mais ...

Goendama / Signo no Zodíaco Oriental

Abril de 2016

Pingente do Signo no Zodíaco Oriental

GOENDAMA (Moeda de cinco ienes)

No japonês há um trocadilho com as palavras homófonas goen (cinco ienes) e goen (destino; possibilidade); por isso, quando se tem algum desejo ou pedido a fazer, deposita-se na caixa de oblações dos santuários ou guarda-se na carteira com o desejo de ter sempre dinheiro…

leia mais ...

SETSUBUN

Fevereiro de 2016

Setsubun (Sebbun, Sechibun), literalmente: “dividir as estações”, época da passagem das estações, é anterior ao primeiro dia da primavera (risshun), do verão (rikka), do outono (risshû) e do inverno (rittô), porém, atualmente, designa apenas o dia que antecede ao início da primavera (em torno dos dias 3 e 4 de fevereiro).

leia mais ...

OMIKUJI

Fevereiro de 2016

A palavra kuji (previsão) precedida pelos ideogramas “o” e “mi” torna-se um termo respeitoso e sagrado conforme indicam seus ideogramas「御神籤」- omikuji (predição sagrada).
Nos santuários xintoístas ou nos templos budistas obtêm-se estas predições “kuji”.

leia mais ...

OJIGI – CUMPRIMENTO

Novembro de 2015

No Japão, saúdam-se amigos e conhecidos com um cumprimento (ojigi). No cotidiano é realizado casualmente, mas este costume é diferente no Oriente e Ocidente…

leia mais ...

CHÔYÔ 重陽 (lit. sobreposição do positivo/ do yang)

Setembro de 2015

Refere-se ao nono dia do nono mês, chamado também de chôyô no sekku, (lit. festival chôyô) e é conhecido como jûku devido à repetição do número nove.
Na China conceitua-se o número ímpar como um número favorável, assim, pelo fato de repetir o número “nove”, o nono dia do nono mês é considerado um dia muito auspicioso…

leia mais ...

APLAUSOS e BATER PALMAS – HAKUSHU e KASHIWADE

Setembro de 2015

Aplauso e bater palmas são [atos] para produzir som ao juntar as palmas das mãos uma à outra. [Em japonês escreve-se 拍手, mas dependendo da situação lê-se: hakushu cujos ideogramas significam “bater” e “mão” ou kashiwade (“carvalho” e “mão”)]…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP