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SETSUBUN

Setsubun (Sebbun, Sechibun), literalmente: “dividir as estações”, época da passagem das estações, é anterior ao primeiro dia da primavera (risshun), do verão (rikka), do outono (risshû) e do inverno (rittô), porém, atualmente, designa apenas o dia que antecede ao início da primavera (em torno dos dias 3 e 4 de fevereiro).
SETSUBUNNo dia de setsubun jogam-se feijões (mamemaki) para expulsar os infortúnios; no registro do Diário de Kanmon de 1425, Período Muromachi, há o relato de isso ter acontecido em Kyoto.

A origem desta tradição para afastar os maus espíritos “oni yarai” ou “oni harai” é o “tsuina”, evento do calendário anual da corte imperial e que se remonta ao ritual taina da [corte imperial da antiga] China [realizada nas comemorações do Ano Novo].
O oni「鬼」- demônio- referia-se às epidemias e catástrofes. Mas, o que não é visível ao olho humano, que causa temor e está oculto era chamado de “oni”, com ideograma correspondente ao homófono「隠」de “ocultar”. No Japão, os demônios são considerados monstros temíveis, com chifres de touro e presas de tigre, que devoram as pessoas, e se encontram [no “kimon – portal do demônio” que se orienta] na direção nordeste – ushitora (boi-tigre), [considerada uma direção de má sorte].
Algo que os demônios não gostam são as cabeças de sardinha espetadas em azevinho, por isso, existe o costume de pendurá-las na porta ou sob o beiral da casa.

EhômakiUltimamente, tem-se o hábito de comer o “ehômaki” de frente para a direção da sorte, que muda de acordo com o ano; é a direção onde mora a divindade Toshitoku [que não gosta de estar sempre no mesmo lugar todos os anos]. De olhos fechados, pensa-se no desejo e em silêncio morde o futomaki [tipo de sushi grosso enrolado de nori (algas secas) que deve ser comido inteiriço, sem cortes, para não quebrar a sorte].
São sete os ingredientes do recheio que deve conter o ehômaki e estão relacionados com os sete deuses da boa sorte – Shichifukujin: kanpyô – cabaça seca em tiras, kyûri – pepino, cogumelos shiitake, datemaki – omelete adocicada, unagui – enguia, denpu – pó de peixe adocicado, koyadofu – queijo de soja seco-congelado. [Estes ingredientes representam boa saúde, felicidade e prosperidade, e os recheios enrolados significam boa sorte].
O ehô, a direção da sorte, do ano 2016 é o “sul-sudeste”.

Fevereiro de 2016

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