- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Cantinho da Língua Japonesa

22. Kuchi

Março de 2024

Neste segundo artigo da série dos ideogramas que representam os cinco sentidos, apresentamos o kanji 「口」 (kô, ku / kuchi)…

leia mais ...

21. Me

Dezembro de 2023

Com este artigo começaremos a sequência dos ideogramas que representam os nossos cinco sentidos. O primeiro será o kanji 「目」 (me / moku): OLHO…

leia mais ...

20. MIZU

Setembro de 2023

Neste quinto e último artigo da série sobre os ideogramas dos cinco elementos 「五行」 (gogyô) 「木、火、土、金、水」 (madeira, fogo, terra, metal e água), apresentamos o kanji「水」 (mizu/sui), que significa ÁGUA…

leia mais ...

19. KIN

Junho de 2023

「金」 (kane/kin) OURO/METAL

Prosseguimos com o quarto artigo sobre os ideogramas dos cinco elementos.
Apresentamos o kanji 「金」(kane/kin) que significa OURO/METAL.
Seja “ouro” ou “dinheiro”, uma das coisas mais importantes para nós que vivemos na atualidade é sem dúvida nenhuma o dinheiro, não é? Vamos explorar, então, esse kanji japonês, a partir de seus diferentes aspectos.

leia mais ...

18. TSUCHI

Dezembro de 2022

「土」(do/to/tsuchi) SOLO/TERRA

Vamos examinar por um momento o solo que cobre a superfície do nosso planeta. Em que consiste? Originalmente, formou-se a partir de pedras e rochas que passaram pelo processo de desgaste através dos tempos. Nele, inúmeros seres vivos do nosso planeta desenvolveram-se, e, assim, ele é parte essencial na formação e progresso de nossas vidas…

leia mais ...

17. HI

Setembro de 2022

「火」(hi/ka) FOGO

Neste segundo artigo sobre os ideogramas dos cinco elementos 「五行」(gogyô) 「木、火、土、金、水」 (madeira, fogo, terra, metal e água), apresentamos o 「火」 (hi/ka), com o significado de FOGO…

leia mais ...

16. KI

Agosto de 2022

「木」(ki / moku) ÁRVORE

A partir deste artigo, apresentaremos os ideogramas dos cinco elementos 「五行」 (gogyô) 「木、火、土、金、水 」 (madeira, fogo, terra, metal e água), que estão conectados com a pequena estante de madeira com suporte de bambu, gogyôdana, da Cerimônia do Chá…

leia mais ...

15. HITO

Março de 2022

「人」(hito / nin) PESSOA

Este kanji「人」, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês) se lê (nin, jin); em kun-yomi (leitura feita a modo propriamente japonês) lê-se (hito, bito).
Significado: pessoa.

Formação do kanji 「人」…

leia mais ...

14. TSUKI

Dezembro de 2021

月 (tsuki / getsu) LUA

O planeta Terra, onde vivemos, tem um único satélite natural, a Lua. Fica a aproximadamente 380.000 km de distância, e leva cerca de 30 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, enquanto gira sobre si mesma. As fases da Lua ocorrem pelas posições que adotam a Terra, o Sol e a Lua entre si. A Lua Nova 🌑, a Crescente 🌓, a Cheia 🌕 e a Minguante 🌗 parecem ser diferentes para nós que observamos de baixo, mas logicamente todas elas são a mesma Lua, ou seja, o único satélite natural redondo de sempre…

leia mais ...

13. KAZE

Setembro de 2021

風 (fû/kaze) VENTO

Que situações ou conceitos poderiam associar-se a partir da palavra 「風」 (/kaze) vento?

Brisa, tempestade, e com certeza outras inúmeras coisas. Há plantas ao nosso redor, como o dente-de-leão, que espalham as suas sementes através do vento; os leques e ventiladores que produzem correntes de ar, artificialmente, para baixar nossa temperatura; o ar-condicionado, que não só controla a temperatura e a umidade, mas, também, produz vento e faz circulá-lo nos ambientes…

leia mais ...

12. TORI

Junho de 2021

鳥 (tori, chô) AVE, PÁSSARO

Há as grandes aves que voam livremente com as suas asas abertas na imensidão dos céus, há também aqueles pequenos pássaros que esvoaçam de um galho a outro em nossos pequenos jardins. No mundo inteiro, essa classe de animais alados integra uma parte muito importante na vida de todos nós, os humanos…

leia mais ...

11. HANA

Março de 2021

花 (ka, ke / hana) FLOR

Nos artigos anteriores introduzimos os números de um a dez, em ideogramas (kanji). A partir desta publicação selecionaremos um kanji por vez, e apresentaremos temas relacionados ao seu significado.

leia mais ...

Dezembro de 2020

De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “”, “jitsu”…

leia mais ...

KYÛ

Setembro de 2020

De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê kyû ou ku.

leia mais ...

HACHI

Junho de 2020

De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “hachi” (pronúncia: ha-tchi)…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP