- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

14. TSUKI

月 (tsuki / getsu) LUA

O planeta Terra, onde vivemos, tem um único satélite natural, a Lua. Fica a aproximadamente 380.000 km de distância, e leva cerca de 30 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra, enquanto gira sobre si mesma. As fases da Lua ocorrem pelas posições que adotam a Terra, o Sol e a Lua entre si. A Lua Nova 🌑, a Crescente 🌓, a Cheia 🌕 e a Minguante 🌗 parecem ser diferentes para nós que observamos de baixo, mas logicamente todas elas são a mesma Lua, ou seja, o único satélite natural redondo de sempre. 

A Lua muda de forma várias vezes, dependendo dos dias, de Lua Cheia a Crescente e sucessivamente. Sendo assim, era um mistério para as pessoas dos povos antigos, e esse fato deu lugar a inúmeras imaginações românticas. As fases estão profundamente relacionadas a vários fenômenos em nossas vidas. Afetam pessoas, assim como afetam marés e outros seres vivos.

Com o desenvolvimento da moderna engenharia aeroespacial, os seres humanos já conseguiram chegar à Lua. O primeiro pouso nela foi em 1969, do astronauta americano Neil Armstrong.

A superfície da Lua é irregular e possui crateras que, vistas de longe, propiciaram a criatividade de muitos, como por exemplo: imaginar um coelho fazendo bolinhos de arroz, caranguejos com tesouras grandes, leões rugindo e até rostos de mulheres, além de outras coisas. Entretanto, hoje em dia, isso só aparece nos contos de fadas.

Atualmente, devido ao desenvolvimento da astronomia, entendemos o mecanismo e a identidade de nosso satélite natural, o que é bom. Mas, como consequência disso, infelizmente já não o concebemos mais com aquele romantismo anterior.

kanji (ideograma) de lua 月 (tsuki, getsu) é muito simples. É um hieróglifo formado a partir do desenho de uma lua crescente-minguante.

 

Para referência, apresentamos aqui as formas antigas deste kanji.

Kôkotsu moji 甲骨文字: pictogramas antigos encontrados em inscrições sobre ossos de animais e carcaças de tartarugas.

Kinbun 金文: pictogramas antigos inscritos em utensílios de cobre, ferro e outros metais.

Tenbun 篆文: usado, até hoje, na caracterização de selos para ideogramas, além de escrita mongólica e alfabeto manchu.

Dezembro de 2021

Veja também

  • 13. KAZE

    13. KAZE

    風 (fû/kaze) VENTO Que situações ou conceitos poderiam associar-se a partir da palavra 「風」 (fû/kaze) vento? Brisa, tempestade, e com certeza outras inúmeras coisas. Há plantas ao nosso redor, como o dente-de-leão, que espalham as suas sementes ...
  • 12. TORI

    12. TORI

    鳥 (tori, chô) AVE, PÁSSARO Há as grandes aves que voam livremente com as suas asas abertas na imensidão dos céus, há também aqueles pequenos pássaros que esvoaçam de um galho a outro em nossos pequenos ...
  • 11. HANA

    11. HANA

    花 (ka, ke / hana) FLOR Nos artigos anteriores introduzimos os números de um a dez, em ideogramas (kanji). A partir desta publicação selecionaremos um kanji por vez, e apresentaremos temas relacionados ao seu significado.
  • JÛ

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “jû”, “jitsu”…
  • KYÛ

    KYÛ

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê kyû ou ku.…

Última atualização