Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…
leia mais ...
Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…
leia mais ...
Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a arrumação final…
leia mais ...
Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…
leia mais ...
Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base (shikiita 敷板). Na língua japonesa chama-se a isto de furo wo sueru 風炉をすえる (posicionar o furo)…
leia mais ...
No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água. É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…
leia mais ...
Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki. E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon…
leia mais ...
Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá. Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji. Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas…
leia mais ...
Kashibachi (菓子鉢), também chamado de morikomi-bachi (盛込鉢), é o recipiente mais comum para o doce principal, omogashi (主菓子). Usa-se vasilhame em cerâmica, há os karamono 唐物 (objetos introduzidos da China) e os wamono (palavra que define os objetos, produzidos no Japão, em contraste aos karamono)…
leia mais ...
Há dois tipos de doces, omogashi (主菓子) e higashi (干菓子), o primeiro é úmido, o doce principal para koicha, e o outro são doces leves e secos para usucha. Da mesma forma que os doces, há duas variedades de vasilhames (kashi-ki 菓子器): omogashi-ki (主菓子器) e higashi-ki (干菓子器)…
leia mais ...
Futaoki (蓋置), descanso da tampa, é o utensílio para apoiar a tampa do kama, também é utilizado no momento de descansar o hishaku nele. No início, era um dos utensílios que constituía o kaigu disposto sobre a estante daisu, era de bronze, mas passou a ser usado de forma independente…
leia mais ...
Kensui (建水), chamado também de koboshi, é o recipiente para entornar água fria ou quente ao purificar o chawan na sala de chá. Originalmente, é um dos implementos do jogo de utensílios (kaigu 皆具) da estante daisu; dentro do kensui, em bronze chinês (karakane 唐銅), coloca-se o descanso de tampa (futaoki 蓋置)…
leia mais ...
Usuita 薄板 (base fina de madeira) é o nome da base para arranjo de flores. Ao decorar o toko de assoalho de tatame (tatamidoko) com o vaso de flores, coloque este sobre o usuita, mas, no caso de ser toko de assoalho de madeira (itadoko), a base fina de madeira não é usada. O usuita também não é empregado quando uma cesta é utilizada como recipiente de flores…
leia mais ...
Na Cerimônia do Chá, a flor colocada na sala de chá (chashitsu 茶室) é chamada de chabana 茶花 (lit. a flor do chá) e o vaso de flor, hanaire 花入. Além da harmonia do kakemono (rolo de caligrafia) com o vaso de flor, é importante tomar cuidado com relação às flores a serem usadas…
leia mais ...
Mizutsugi , palavra que em japonês pode ser escrita com os ideogramas 水次 (lit. “a seguinte água”) ou 水注 (lit. verter água). É o utensílio para suprir kama e mizusashi de água que foram colocados na sala de chá. Para manipular o mizutsugi devem-se usar ambas as mãos e não só uma.
leia mais ...