- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Mini conhecimentos sobre Chadô

O Chadô é uma cultura tradicional tendo como cenário sua natureza espiritual e uma longa e profunda história; por isso, usam-se muitas palavras desconhecidas. E tais palavras podem ter uma bagagem semântica.
Neste espaço: “Mini conhecimentos sobre Chadô” deseja-se introduzir uma a uma as palavras relacionadas ao chá.
Será agradável ao praticante do chá saber o significado de cada palavra, e sentir novamente a importância de desfrutar e tomar mais uma tigela de chá.

Kuromoji

Junho de 2019

Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji.  Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas…

leia mais ...

Kashiki – Kashibachi

Abril de 2019

Kashibachi (菓子鉢), também chamado de morikomi-bachi (盛込鉢), é o recipiente mais comum para o doce principal, omogashi (主菓子). Usa-se vasilhame em cerâmica, há os karamono 唐物 (objetos introduzidos da China) e os wamono (palavra que define os objetos, produzidos no Japão, em contraste aos karamono)…

leia mais ...

Kashiki – Fuchidaka

Fevereiro de 2019

Há dois tipos de doces, omogashi (主菓子) e higashi (干菓子), o primeiro é úmido, o doce principal para koicha, e o outro são doces leves e secos para usucha. Da mesma forma que os doces, há duas variedades de vasilhames (kashi-ki 菓子器): omogashi-ki (主菓子器) e higashi-ki (干菓子器)…

leia mais ...

Futaoki

Dezembro de 2018

Futaoki (蓋置), descanso da tampa, é o utensílio para apoiar a tampa do kama, também é utilizado no momento de descansar o hishaku nele. No início, era um dos utensílios que constituía o kaigu disposto sobre a estante daisu, era de bronze, mas passou a ser usado de forma independente…

leia mais ...

Kensui

Outubro de 2018

Kensui (建水), chamado também de koboshi, é o recipiente para entornar água fria ou quente ao purificar o chawan na sala de chá. Originalmente, é um dos implementos do jogo de utensílios (kaigu 皆具) da estante daisu; dentro do kensui, em bronze chinês (karakane 唐銅), coloca-se o descanso de tampa (futaoki 蓋置)…

leia mais ...

Usuita

Agosto de 2018

Usuita 薄板 (base fina de madeira) é o nome da base para arranjo de flores. Ao decorar o toko de assoalho de tatame (tatamidoko) com o vaso de flores, coloque este sobre o usuita, mas, no caso de ser toko de assoalho de madeira (itadoko), a base fina de madeira não é usada. O usuita também não é empregado quando uma cesta é utilizada como recipiente de flores…

leia mais ...

Hanaire

Junho de 2018

Na Cerimônia do Chá, a flor colocada na sala de chá (chashitsu 茶室) é chamada de chabana 茶花 (lit. a flor do chá) e o vaso de flor, hanaire 花入. Além da harmonia do kakemono (rolo de caligrafia) com o vaso de flor, é importante tomar cuidado com relação às flores a serem usadas…

leia mais ...

Mizutsugi

Abril de 2018

Mizutsugi , palavra que em japonês pode ser escrita com os ideogramas 水次 (lit. “a seguinte água”) ou 水注 (lit. verter água). É o utensílio para suprir kama e mizusashi de água que foram colocados na sala de chá. Para manipular o mizutsugi devem-se usar ambas as mãos e não só uma.

leia mais ...

Mizusashi…Recipiente para água pura

Fevereiro de 2018

A água fresca contida no recipiente chamado mizusashi contrasta com a água quente da caldeira, previamente instalada na sala de chá. No momento do preparo do chá, o mizusashi é o primeiro utensílio a ser trazido pelo anfitrião ao recinto…

leia mais ...

Chashaku

Novembro de 2017

Chashaku 茶杓, colher de chá, é um dos utensílios da Cerimônia do Chá que serve para pegar o chá verde em pó (matcha) do recipiente e colocá-lo na tigela…

leia mais ...