- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Sumi – 1

De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi 白炭) de melhor qualidade é o binchôtan (備長炭), de carvalho, usado na cozinha para grelhar peixes e outras coisas. O carvão de bambu (takezumi 竹炭) tem um efeito desodorizante.

Temos também, de uso mais recente, o “carvão de flores” (hanazumi 花炭), em que uma flor, folha, verdura ou outro item da flora é carbonizado enquanto retém sua forma. Ele é incorporado à nossa vida cotidiana como decorativo, e possui a eficácia do carvão de desodorização e controle de umidade.

Aqui aprenderemos sobre o carvão usado na Cerimônia do Chá. Nela, o carvão é indispensável para ferver a água utilizada no preparo do chá. O carvão da Cerimônia do Chá é um tipo de carvão preto. É chamado de chanoyuzumi 茶の湯炭 ou ochazumi お茶炭. O carvão usado na Cerimônia do Carvão (sumidemae) é chamado de dôguzumi 道具炭 e desde os tempos antigos a madeira utilizada para fazer esse carvão é de um tipo de carvalho, o Quercus acutissima (kunugi 椚), dando origem aos famosos Sakurazumi (佐倉炭) e Ikedazumi (池田炭), isto é, carvões das cidades de Sakura e Ikeda.

O carvão preto kunugi é potente e produz um belo fogo; às vezes é chamado de kikusumi 菊炭 por causa da beleza dos extremos do corte transversal, que o assemelha a uma flor de crisântemo.

Atualmente, a produção de carvão preto kunugi está diminuindo, e também estão sendo produzidos carvões para Cerimônia do Chá com outras espécies de carvalho quercus, como nara 楢 e kashi 樫.

Há dois tipos de dôguzumi, isto é, carvão utilizado na Cerimônia do Carvão: um para furo 風炉 (braseiro) no verão, e outro para ro 炉 (lareira embutida no piso) no inverno. O carvão para ro é de tamanho maior que o carvão para furo, e é posto em superior quantidade. Convém lavá-lo sempre, cuidadosamente, com água quente ou fria, e secá-lo totalmente ao sol, antes de usá-lo. É importante que o carvão seja bonito e tenha a parte do corte limpa, como um utensílio do chá, pois, se em sua superfície houver algum pó mais fino, produzirá faíscas dentro da sala de chá que atrapalharão, o que deve ser evitado.

※SOBRE O CARVÃO DE CHANOYU USADO NO BRASIL
O carvão da Cerimônia do Chá no Brasil é feito de eucalipto. É mais caro do que o carvão vendido no comércio, por ser produzido sob encomenda especial. No Brasil usa-se carvão para churrasco, mas ele é irregular. O carvão de Chanoyu vem já cortado sob determinado comprimento, para ser usado sem ter de parti-lo. Lógico que, antes de ser usado, é bem lavado com água quente ou fria e secado.

Da próxima vez, iremos aprender os nomes e uso de cada carvão para a Cerimônia do Carvão.

Agosto de 2021

Veja também

  • Kô

    Diz-se que o kô 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…
  • Sumi - 2

    Sumi – 2

    Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...
  • Utensílios do Mizuya -1

    Utensílios do Mizuya -1

    Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis