- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Nichi Nichi Kore Kôjitsu – Chaji

Depois de seis meses de atividades suspensas, pelo período de isolamento, a sala Hakuei-an do Centro de Chado Urasenke do Brasil retomou as práticas, a partir de 8 de setembro, mas limitadas a seus membros.
Uma maneira de estarmos todos juntos durante estes seis meses foi enviar a todos a Caixa de Perguntas de Chanoyu, um material de estudo que teve boa aceitação. Naquela ocasião pedimos a livre participação para escreverem no espaço 日々是好日 – Nichi nichi kore kôjitsu – “todo dia é um bom dia”, e assim reunimos 15 ensaios que ficaram muito bons. Alguns opinaram que isso deveria ser postado no site, razão pela qual o fazemos agora.
Enquanto encorajavam-se uns aos outros, nesta crise do coronavírus, levava-se uma vida de confinamento sem, contudo, deixar de apreciar ao máximo as coisas simples e mútuas notícias. Ainda estamos vivendo um momento de muita vigilância e cuidado, mas com alegria vamos fazer o melhor para restaurar a nossa vida original.
Estes ensaios são um tesouro e um grito de incentivo a todos: GAMBARE!!! Faça o seu melhor!!!
E, por favor, cuidem-se!
Membros do Departamento Editorial

Shôgo Chaji de 11 de outubro

Janeiro de 2022

No dia 11 de outubro aconteceu o Chaji do meio-dia da anfitriã Hara, Kaori. Desta vez, o chaji foi feito no ro. O cardápio da refeição kaiseki também mudou e o tema na sala de espera (machiai) dava a atmosfera de outono, com uma pintura da colheita de cacau (no tecido tingido na técnica rôketsu-zome), castanhas e folhas caídas e um fruto de cacau. O convidado principal Klécio, veio especialmente de Londrina para participar. A anfitriã, a assistente, e os convidados acompanhantes eram em sua maioria iniciantes, mas se esforçaram bastante…

leia mais ...

Shôgo Chaji de 06 de setembro

Dezembro de 2021

O Chaji do meio-dia de 06 de setembro, do anfitrião Valderson Sôchi de Souza, foi realizado na sala de chá Hakuei-an. Dessa vez, foi no estilo ryûrei, e o convidado principal foi Antonio Fabiano da Silva Santos, de Belo Horizonte. O Sr. Valderson é professor de Ikebana, e no Chadô tem seu chamei e uma posição de instrutor…

leia mais ...

Shôgo Chaji de 16 de agosto

Novembro de 2020

No dia 16 de agosto, foi realizado o Shôgo Chaji (Cerimônia do Chá Formal do meio-dia) do teishu Sr. Susaki, Sôshô.

O foco máximo desta vez foi o segundo convidado Matsudaira, Yoshinobu de onze anos, um maravilhoso convidado que se manteve corretamente sentado na posição seiza durante quatro horas. Além disso, o anfitrião presenteou aos convidados com um chashaku feito por ele mesmo, dentro de uma caixa acompanhado com um poema waka

leia mais ...

Shôgo Chaji de 9 de agosto

Outubrode 2021

Nesse dia, o Shôgo chaji da anfitriã Verônica foi realizada na sala Hakuei-an. Com suas amigas, teve um momento de harmonia com o tema “amizade – yûjô” (友情). O que se segue são as impressões dessa ocasião…

leia mais ...

Shôgo Chaji de 5 de julho

Setembro de 2021

No dia 5 de julho aconteceu o Shôgo Chaji que teve como anfitriã a professora Chaki Sôki.
Vamos apresentar as impressões dos participantes.
Desta vez, Chaki sensei, convidou-os com pensamento de『謝茶』shacha – “gratidão pelo chá”.
Nele mostra o sentimento de felicidade por ter superado a doença e também, continuar o caminho do chá.

leia mais ...

Shôgo Chaji de 28 de junho

Agosto de 2021

Tendo em conta que ainda continua a pandemia de coronavirus, planejamos realizar, a partir do mes de junho, alguns Shôgo Chaji (Cerimônia do Chá Formal do meio-dia) e serão apresentadas em ordem…

leia mais ...

O som do sino do templo zen

Naomi Matsubara (Sômi) – Gon, gon… Toda manhã, às 6h, ouço o som do sino de um templo budista que fica perto daqui. É o sino de um templo famoso em uma área residencial de Tóquio. Geralmente eu acordo com esse som…

leia mais ...

Todo dia É um bom dia

Erisson Sôson Thompson de Lima Jr. – No meu aprimoramento e estudo no Japão aprendi esta frase “Nichi nichi kore kojitsu”
Existem varias formas de leitura desta frase. Mas seu significado é o mesmo…

leia mais ...

RECORDAÇÕES

Tomoko Takeda (Sôchi) – Por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, nós os membros da Urasenke fomos ao aeroporto receber o Grão-mestre Herdeiro daquele tempo, Sen Sôko, e seu irmão mais novo, o Mestre Yoshiharu Naya, que vieram ao Brasil para propagação do Chadô…

leia mais ...

Caros amigos do Chadô!

Carmen Luci Sôka Conte Vieira – É com muitas saudades e gratidão que escrevo essas palavras a vocês. Este período de isolamento nos deixa saudosos e também muito reflexivos. Faz três meses de isolamento, e logo na primeira semana nós aqui em casa manifestamos os sintomas de Covid19…

leia mais ...

“Todo dia é um bom dia!”

Haruko Sôsei Hartmann-Ogasawara – Havia pensado em “A Pandemia dos Insights” como título, pelo fato de o período de confinamento ter me inspirado ideias formidáveis, apesar da circunstância insólita em que vivemos nestes últimos meses…

leia mais ...

O Paraíso também em quarentena.

Laura Badala – Eu moro em Rosário, Argentina, no coração de uma cidade dinâmica de um milhão de habitantes. Como o resto do mundo, a pandemia nos forçou a ficar lá dentro. No nível pessoal, a situação é sentida e, juntamente com a chegada do inverno, é um convite à interioridade…

leia mais ...

Um dia memorável

Valderson de Souza (Sôchi) – A cultura grega é responsável pela maioria dos conceitos que utilizamos no mundo ocidental, e nela encontramos o conceito de tempo apresentado em duas versões. Existe o tempo cronológico (Cronos – Κρόνος), o tempo das eras e dos calendários, e existe o tempo dos acontecimentos marcantes (Kairós – Kαιρός)…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP