- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

“Todo dia é um bom dia!”

Haruko Sôsei Hartmann-Ogasawara

Havia pensado em “A Pandemia dos Insights” como título, pelo fato de o período de confinamento ter me inspirado ideias formidáveis, apesar da circunstância insólita em que vivemos nestes últimos meses.
Uma delas foi a interação com alunos e mestres de meditação e de Qi Gong (exercícios para o cultivo da energia) da Medicina Tradicional Chinesa, que resultou num projeto de pesquisa sobre o trabalho conjunto da meditação da Atenção Plena com os movimentos terapêuticos, com o objetivo de beneficiar duplamente a nossa saúde. “Meditando & Exercitando” também teria sido um título adequado, pois é a rotina que tem me acompanhado ao longo deste isolamento.
Para prosseguir com o estudo, renunciei a todo tipo de distração que o mundo exterior possa oferecer e me restringi ao uso do e-mail como meio de comunicação, a fim de justamente poder aproveitar esse “retiro” forçado pela pandemia e focar no que me importa no momento.
Esta e demais experiências, produtivas e profundas, me confirmam que cada dia é um presente, um “bom dia” para cada desafio que surge aparentemente do nada.  Daí o título “Todo dia é um bom dia” (Nichi nichi kore konichi), com uma reverência à sabedoria Zen e aos Mestres que nos privilegiam no Caminho.
Boa Continuação a todos!

Gasshô! (Com reverência)

“Que dia é hoje?” perguntou Pooh.
“Hoje, é hoje.” chiou Piglet
“Meu dia favorito.” disse Pooh

Veja também

  • O som do sino do templo zen

    O som do sino do templo zen

    Naomi Matsubara (Sômi) – Gon, gon… Toda manhã, às 6h, ouço o som do sino de um templo budista que fica perto daqui. É o sino de um templo famoso em uma área residencial de ...
  • Todo dia  É um bom dia

    Todo dia É um bom dia

    Erisson Sôson Thompson de Lima Jr. – No meu aprimoramento e estudo no Japão aprendi esta frase “Nichi nichi kore kojitsu”Existem varias formas de leitura desta frase. Mas seu significado é o mesmo…
  • RECORDAÇÕES

    RECORDAÇÕES

    Tomoko Takeda (Sôchi) – Por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, nós os membros da Urasenke fomos ao aeroporto receber o Grão-mestre Herdeiro daquele tempo, Sen Sôko, e ...
  • Caros amigos do Chadô!

    Caros amigos do Chadô!

    Carmen Luci Sôka Conte Vieira – É com muitas saudades e gratidão que escrevo essas palavras a vocês. Este período de isolamento nos deixa saudosos e também muito reflexivos. Faz três meses de isolamento, e ...
  • O transcorrer do tempo: do Japão, em isolamento

    O transcorrer do tempo: do Japão, em isolamento

    Susaki Sôshô – A cidade de Mitaka, na periferia de Tóquio, onde se encontra minha residência, passa pela transição da primavera para o verão. O sol da manhã penetra até o fundo do estreito jardim…