- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Padrões Japoneses

Padrões japoneses mon’yô: Flor de ameixeira

Junho de 2019

Neste artigo trataremos do último item do trio (Shô-chiku-bai 松竹梅), o (bai/umé)「梅」, a flor de ameixeira .

É a primeira a florescer no começo do ano, quando ainda o frio é intenso no Japão, e, portanto, conhecida como a “primeira a florescer dentre todas as flores”. Por seu formato mimoso e aroma delicado, os japoneses apreciam-na muito desde a antiguidade…

leia mais ...

Padrões japoneses mon’yô: Bambu

Junho de 2019

Prosseguiremos com o segundo elemento do trio “pinheiro, bambu e flor de ameixeira” (Shô-chiku-bai 松竹梅), o bambu (chiku/take 竹).

Da mesma forma que o pinheiro, o bambu permanece verdejante o ano inteiro. Cria muitas raízes, cresce reto e mesmo com um rápido desenvolvimento, é forte. Um dos componentes do refrão “três amigos do inverno” (saikan no san’yû 歳寒三友- pinheiro-bambu-ameixeira), é renomado como símbolo da fertilidade…

leia mais ...

Padrões japoneses mon’yô: Pinheiro

Fevereiro de 2019

Agora que finalizamos a série “O lenço kobukusa e os tecidos de seda kireji”, iniciada em março de 2017, que tal estudarmos juntos sobre os motivos de padronagem japonesa, os mon’yô?
Nós discutimos até agora sobre os desenhos dos tecidos kireji como um todo. Dando continuidade, será interessante analisarmos os vários motivos um a um…

leia mais ...