- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

12. Maio (outono)

No Brasil, com a chegada do outono, o clima está esfriando aos poucos, e as manhãs e as noites se dão lentamente. O Japão está na estação dos bosques verdejantes. Em particular, 5 de maio é o Dia das Crianças (kodomo no hi). É o dia para orar pelo crescimento saudável das crianças.

 

「鯉のぼり」(こいのぼり)
(KOINOBORI)

Existe um costume japonês, que começou entre as famílias dos samurais no período Edo, de decorar flâmulas em forma de carpa (koinobori) durante o Festival dos Meninos (tango-no-sekku), em maio, para orar pelo crescimento saudável deles. As carpas são peixes fortes que podem subir até mesmo através de rios e cachoeiras de correntezas rápidas. Assim se expressa um forte desejo de crescimento saudável para as crianças.

 

Festival Koinobori de Kanna, no distrito de Tano, Província de Gunma.

Maio de 2024

Veja também

  • 11. Abril (fim de verão)

    11. Abril (fim de verão)

    No Brasil, no frescor de cada manhã e noite, pode-se sentir que estamos na estação de chegada do outono, lentamente….
  • 10. Março (fim de verão)

    10. Março (fim de verão)

    No Brasil, o Carnaval acabou. Diz-se que se tornará gradualmente mais frio por volta dessa época. No entanto, ainda é um mês cheio de sinais de verão…
  • 9. Fevereiro (verão)

    9. Fevereiro (verão)

    No Brasil, continuam os dias quentes. No entanto, no Japão, fevereiro é o mês mais frio do ano. E a primavera é aguardada ansiosamente, uma temporada em que muitos eventos e costumes são acolhidos…
  • 8. Janeiro (Verão)

    8. Janeiro (Verão)

    Feliz Ano Novo! O dia de Ano Novo é verão no Brasil. No Japão, 1º de janeiro também é chamado de ganjitsu, “Dia de Ano Novo”, porque é o início de um novo ano. Além disso, ...
  • 7. Dezembro (verão)

    7. Dezembro (verão)

    Dezembro chegou. Aqui é “verão”. É completamente oposto à estação do Japão, mas a agitação de Natal, de fim de Ano e de Ano Novo é a mesma…