- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Wa no kokoro – O espírito japonês

8. Usui – Água da Chuva

Junho de 2020

O termo “usui 雨水” é utilizado para designar aquela época em que a neve começa a derreter-se, e o que cai dos céus vai se transformando de neve em chuva. Quando a temperatura da água já não é tão gelada e as plantas começam a germinar, isso era considerado, desde os tempos antigos, como o sinal esperado para começar as atividades agrícolas…

leia mais ...

5. Kiku – Crisântemo

Outubro de 2019

Esta planta de nome científico Chrysanthemum foi levada da China ao Japão, na antiguidade. É a mais representativa e comercializada do Japão, além de sua flor ser símbolo do brasão imperial japonês. Apresenta uma grande variedade de tipos, que geralmente são classificados por tamanho e florescem principalmente no outono…

leia mais ...

4. Jûrokuya – Décimo sexto dia da lua

Agosto de 2019

Em japonês, “jûrokuya” (十六夜) ou “izayoi” (いざよい) refere-se à noite do décimo sexto dia da lua. Se contamos o dia da lua nova como o primeiro, o dia da lua cheia corresponde ao décimo quinto dia…

leia mais ...

3. Hotaru – Vaga-lume

Junho de 2019

O vaga-lume começa a aparecer no arquipélago japonês, aproximadamente, a partir da terceira semana de maio, e pode ser apreciado até meados de junho. O tema central do presente artigo é ele. Na publicação anterior escrevi sobre o “Makura no Sôshi” (O Livro do Travesseiro), de Sei Shônagon (965-1017/1025), que começa com “Haru wa akebono” (Da primavera, o amanhecer). O trecho que se refere ao verão, diz…

leia mais ...

2. Haru wa akebono – Da Primavera, o amanhecer

Abril de 2019

Autora do Período Heian (794 a 1185), Sei Shônagon (清少納言 965-1017/1025) compôs a obra “Makura no Sôshi 枕草子” (O Livro do Travesseiro), onde com grande maestria escreve sobre o transcorrer das quatro estações. Começa com “Haru wa akebono”, manifestando grande interesse pelas estações do ano…

leia mais ...

WA NO KOKORO – O espírito japonês: Louvor ao Monte Fuji

Fevereiro de 2019

Neste ano de 2019, publicaremos a série denominada Wa no kokoro – O espírito japonês. Ocupará o lugar da coluna A cultura japonesa do mottainai, dos dois anos anteriores.

Apresentaremos temas como: os japoneses e seu ponto de vista da natureza, seu senso estético, sua maneira de viver, entre outros. Esta série consulta as seguintes obras, que serão referência bibliográfica: Yume Project (Projeto Sonho) da empresa Yume no Sekkeisha 夢の設計社 (Planejamento de Sonhos) e a revista mensal de arte japonesa Geijutsu Shincho 芸術新潮publicada em agosto de 1991…

leia mais ...