- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Wa no kokoro – O espírito japonês

21. Mie

Fevereiro de 2024

Mie 見得(みえ) é uma palavra usada na produção e dramatização do teatro Kabuki 歌舞伎. É quando um ator, intencionalmente, paralisa por alguns instantes seus movimentos e reforça sua expressão facial e postura durante uma cena impregnada de emoção…

leia mais ...

20. Edo-Murasaki

Edo-Murasaki é uma cor roxo-azulada, originariamente tingida em Edo (atual Tokyo), significando literalmente “cor roxa tingida em Edo”. Os japoneses do período Edo sentiam um ar de “sofisticação” nela…

leia mais ...

19. Mono-no-aware – Um sentimento de impermanência…

Junho de 2023

O que significa “Mono-no-aware“? 「もののあはれ」

Nessa expressão, a palavra “mono 物” não tem o mesmo sentido que adquiriu na linguagem moderna, com conotação fortemente material. No Japão antigo, o invisível, a totalidade das “coisas” da gama espiritual, era o que chamavam de “mono – coisas”. Palavras como “mononoke” (espírito vingativo e raivoso) e “monoomoi” (reminiscências) retêm fortemente tais significados. Em vista disso, entendemos que “mono” em “mono-no-aware” refere-se a todas as coisas relacionadas ao mundo natural e ao mundo humano…

leia mais ...

17. Jo-Ha-Kyû

Setembro de 2022

Jo-ha-kyû: modulações artísticas nas artes representativas tradicionais do Japão; abertura, meio e clímax…

leia mais ...

16. Yûgen

Junho de 2022

Yûgen – delicadeza, sutileza, quietude e beleza, misteriosa profundidade…

leia mais ...

15. Sabi

Março de 2022

O conceito “wabi-sabi” expressa um sentido estético muito peculiar do Japão. É um vocábulo que passa uma imagem de simplicidade, quietude e imperfeição. Na realidade é uma combinação de dois substantivos, “wabi” e “sabi”, cada um com seu próprio significado…

leia mais ...

14. Wabi – A elegância em rústica simplicidade

Dezembro de 2021

Pode-se dizer que a palavra wabi 侘び é praticamente sinônimo de Cerimônia do Chá.

O significado contemporâneo, entretanto, de wabi 侘び, wabishii 侘びしい supõe: estar preocupado ou ansioso, em desesperança ou com falta de coragem; pode ainda significar um profundo estado de tristeza. A expressão wabi o ireru わびを入れる quer dizer: pedir desculpas…

leia mais ...

13. Fûryû – elegante, refinado…

Setembro de 2021

Quando perguntam “qual seu hobby?”, e se ouve como resposta “fazer haiku” ou “Chanoyu“, o comentário que frequentemente escutamos é: “que gosto refinado!” Nos eventos de contemplação das flores (hanami), ou da lua (tsukimi), e em situações similares aos outros exemplos dados, o povo japonês costuma se sensibilizar com tais padrões e utiliza a palavra fûryû (風流)…

leia mais ...

12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir…

Junho de 2021

O título do presente artigo talvez não se escute frequentemente, mas “mi ni shimu 身に入む” (tocar no coração, deixar-se tomar por um sentir profundo…) é um kigo, termo sazonal em poesia, uma expressão que se utiliza em descrições de vivências outonais…

leia mais ...

11. Setsugekka – Neve, Lua, Flor

Março de 2021

A presente designação geral, “Setsugekka 雪月花” (neve, lua e flor), é considerada sinônimo de elegância dentre as cenas naturais que estão sempre presentes nas quatro estações do ano. É apontada como uma das características importantes de expressão artística e das belas artes japonesas. É também muito representada na poesia clássica e em áreas de representações cênicas…

leia mais ...

10. Momiji – Ácer, bordo

Dezembro de 2020

No presente artigo trataremos do ácer, bordo (momiji 紅葉), e de suas folhas que mudam de cor no outono. No Japão, começando de norte a sul, elas se transformam em uma paleta de cores. Começa em Hokkaido, de meados de setembro a fins de outubro, e vai em direção ao sul, a Kyushu, onde podemos observar a mudança a partir dos últimos dias de outubro a inícios de dezembro…

leia mais ...

9. Sakura – Cerejeira Japonesa

Setembro de 2020

Na maior parte do Japão, a época de florescimento pleno da cerejeira é de março a abril. Dependendo da região e latitude, as flores desabrocham em meses distintos, como, por exemplo, em Washington DC, nos Estados Unidos, onde geralmente florescem em maio, e, no Brasil, entre julho e agosto. Entretanto, acho que não há um povo que ame mais a flor de cerejeira (sakura) que os japoneses…

leia mais ...

8. Usui – Água da Chuva

Junho de 2020

O termo “usui 雨水” é utilizado para designar aquela época em que a neve começa a derreter-se, e o que cai dos céus vai se transformando de neve em chuva. Quando a temperatura da água já não é tão gelada e as plantas começam a germinar, isso era considerado, desde os tempos antigos, como o sinal esperado para começar as atividades agrícolas…

leia mais ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP