- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Wa no kokoro – O espírito japonês

13. Fûryû – elegante, refinado…

Setembro de 2021

Quando perguntam “qual seu hobby?”, e se ouve como resposta “fazer haiku” ou “Chanoyu“, o comentário que frequentemente escutamos é: “que gosto refinado!” Nos eventos de contemplação das flores (hanami), ou da lua (tsukimi), e em situações similares aos outros exemplos dados, o povo japonês costuma se sensibilizar com tais padrões e utiliza a palavra fûryû (風流)…

leia mais ...

12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir…

Junho de 2021

O título do presente artigo talvez não se escute frequentemente, mas “mi ni shimu 身に入む” (tocar no coração, deixar-se tomar por um sentir profundo…) é um kigo, termo sazonal em poesia, uma expressão que se utiliza em descrições de vivências outonais…

leia mais ...

11. Setsugekka – Neve, Lua, Flor

Março de 2021

A presente designação geral, “Setsugekka 雪月花” (neve, lua e flor), é considerada sinônimo de elegância dentre as cenas naturais que estão sempre presentes nas quatro estações do ano. É apontada como uma das características importantes de expressão artística e das belas artes japonesas. É também muito representada na poesia clássica e em áreas de representações cênicas…

leia mais ...

10. Momiji – Ácer, bordo

Dezembro de 2020

No presente artigo trataremos do ácer, bordo (momiji 紅葉), e de suas folhas que mudam de cor no outono. No Japão, começando de norte a sul, elas se transformam em uma paleta de cores. Começa em Hokkaido, de meados de setembro a fins de outubro, e vai em direção ao sul, a Kyushu, onde podemos observar a mudança a partir dos últimos dias de outubro a inícios de dezembro…

leia mais ...

9. Sakura – Cerejeira Japonesa

Setembro de 2020

Na maior parte do Japão, a época de florescimento pleno da cerejeira é de março a abril. Dependendo da região e latitude, as flores desabrocham em meses distintos, como, por exemplo, em Washington DC, nos Estados Unidos, onde geralmente florescem em maio, e, no Brasil, entre julho e agosto. Entretanto, acho que não há um povo que ame mais a flor de cerejeira (sakura) que os japoneses…

leia mais ...

8. Usui – Água da Chuva

Junho de 2020

O termo “usui 雨水” é utilizado para designar aquela época em que a neve começa a derreter-se, e o que cai dos céus vai se transformando de neve em chuva. Quando a temperatura da água já não é tão gelada e as plantas começam a germinar, isso era considerado, desde os tempos antigos, como o sinal esperado para começar as atividades agrícolas…

leia mais ...

5. Kiku – Crisântemo

Outubro de 2019

Esta planta de nome científico Chrysanthemum foi levada da China ao Japão, na antiguidade. É a mais representativa e comercializada do Japão, além de sua flor ser símbolo do brasão imperial japonês. Apresenta uma grande variedade de tipos, que geralmente são classificados por tamanho e florescem principalmente no outono…

leia mais ...

4. Jûrokuya – Décimo sexto dia da lua

Agosto de 2019

Em japonês, “jûrokuya” (十六夜) ou “izayoi” (いざよい) refere-se à noite do décimo sexto dia da lua. Se contamos o dia da lua nova como o primeiro, o dia da lua cheia corresponde ao décimo quinto dia…

leia mais ...

3. Hotaru – Vaga-lume

Junho de 2019

O vaga-lume começa a aparecer no arquipélago japonês, aproximadamente, a partir da terceira semana de maio, e pode ser apreciado até meados de junho. O tema central do presente artigo é ele. Na publicação anterior escrevi sobre o “Makura no Sôshi” (O Livro do Travesseiro), de Sei Shônagon (965-1017/1025), que começa com “Haru wa akebono” (Da primavera, o amanhecer). O trecho que se refere ao verão, diz…

leia mais ...

2. Haru wa akebono – Da Primavera, o amanhecer

Abril de 2019

Autora do Período Heian (794 a 1185), Sei Shônagon (清少納言 965-1017/1025) compôs a obra “Makura no Sôshi 枕草子” (O Livro do Travesseiro), onde com grande maestria escreve sobre o transcorrer das quatro estações. Começa com “Haru wa akebono”, manifestando grande interesse pelas estações do ano…

leia mais ...

WA NO KOKORO – O espírito japonês: Louvor ao Monte Fuji

Fevereiro de 2019

Neste ano de 2019, publicaremos a série denominada Wa no kokoro – O espírito japonês. Ocupará o lugar da coluna A cultura japonesa do mottainai, dos dois anos anteriores.

Apresentaremos temas como: os japoneses e seu ponto de vista da natureza, seu senso estético, sua maneira de viver, entre outros. Esta série consulta as seguintes obras, que serão referência bibliográfica: Yume Project (Projeto Sonho) da empresa Yume no Sekkeisha 夢の設計社 (Planejamento de Sonhos) e a revista mensal de arte japonesa Geijutsu Shincho 芸術新潮publicada em agosto de 1991…

leia mais ...

Última atualização

01/10/2021 - Relatório: 1º HARU MATSURI ORGANIZADO PELO BUNKYO
01/10/2021 - Matéria Especial: Entrevista com o professor japonês Massao Daigo
01/09/2021 - 13. Fûryû – elegante, refinado… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2021 - 13. KAZE | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2021 - Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II) | Relatos de Cenas Brasileiras
01/08/2021 - Sumi – 1 | Mini conhecimentos sobre Chadô
01/06/2021 - 12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir… | Wa no kokoro – O espírito japonês