- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

13. Junho (outono)

A temperatura de manhã e à noite tornou-se um pouco fria. As pessoas que andam pela cidade já usam trajes de outono. Os sinais do outono se fazem sentir também na Cerimônia do Chá, na proximidade do fogo do braseiro (風炉 furo) que, durante o verão, fica afastado dos convidados, e, agora, é colocado no meio do tatame onde se prepara o chá – nakaoki temae.

 

「秋空」(あきぞら)
akizora (céu de outono)

Nos dias ensolarados de outono, é possível ver um céu límpido e refrescante. Akizora é uma palavra que descreve um céu azul límpido. É também exclusivo desta estação que o céu pareça estar ainda mais alto.

É um kigo (季語 palavra que expressa uma estação) também usado em haicais e rengas.

 

Vista do céu de outono de Otsunegoten (Palácio Residencial Imperial) de Kyoto

Junho de 2024

Veja também

  • 12. Maio (outono)

    12. Maio (outono)

    No Brasil, com a chegada do outono, o clima está esfriando aos poucos, e as manhãs e as noites se dão lentamente. O Japão está na estação dos bosques verdejantes. Em particular, 5 de maio ...
  • 11. Abril (fim de verão)

    11. Abril (fim de verão)

    No Brasil, no frescor de cada manhã e noite, pode-se sentir que estamos na estação de chegada do outono, lentamente….
  • 10. Março (fim de verão)

    10. Março (fim de verão)

    No Brasil, o Carnaval acabou. Diz-se que se tornará gradualmente mais frio por volta dessa época. No entanto, ainda é um mês cheio de sinais de verão…
  • 9. Fevereiro (verão)

    9. Fevereiro (verão)

    No Brasil, continuam os dias quentes. No entanto, no Japão, fevereiro é o mês mais frio do ano. E a primavera é aguardada ansiosamente, uma temporada em que muitos eventos e costumes são acolhidos…
  • 8. Janeiro (Verão)

    8. Janeiro (Verão)

    Feliz Ano Novo! O dia de Ano Novo é verão no Brasil. No Japão, 1º de janeiro também é chamado de ganjitsu, “Dia de Ano Novo”, porque é o início de um novo ano. Além disso, ...