- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Padrões Japoneses Mon’yô: instrumentos musicais japoneses clássicos

O tema que apresentaremos é: coleção de instrumentos musicais japoneses clássicos (gakki zukushi 楽器尽くし).

Este padrão estilizado traz, espalhados, diferentes instrumentos musicais clássicos utilizados na música da corte imperial japonesa.

Desde antigamente, os instrumentos que traziam as mais belas notas musicais eram considerados muito auspiciosos, pela crença de que serviam para comunicar-se com os deuses. Em apenas observar estes maravilhosos instrumentos espalhados em um motivo, vem-nos uma sensação de alegria e até mesmo é possível imaginar que os seus lindos sons chegam aos nossos ouvidos.

 

A seguir citaremos alguns desses instrumentos:

Biwa 琵琶

Biwa, o alaúde japonês, é um instrumento de corda, tocado com os dedos ou uma palheta. É originário da China, onde tinha um lugar de importância no contexto da música tocada nos palácios.

Quando chegou ao Japão foi usado em diferentes palcos e desenvolveu-se com características próprias. Não só foi introduzido nas cortes imperiais, onde foi chamado “gakubiwa”, mas também começou a ser utilizado para as narrações do “Heike Monogatari” (O conto dos Heike), tomando a forma de “heikebiwa”. Com o tempo, passou a ser tocado nos cantos budistas de monges cegos, onde este instrumento transformou-se em “môsôbiwa”. “Satsumabiwa” foi outra variante derivada deste último e, assim, ainda alguns outros.

 

Yokobue 横笛

Yokobue” é a denominação geral das flautas transversais no Japão. Dentro da classificação de instrumentos próprios para tocar o tipo de música da corte imperial, podemos citar as flautas “ryûteki”, “komabue” e “kagurabue”. No teatro Nô utiliza-se “nôkan” e, finalmente, no teatro Kabuki, nos acompanhamentos de apresentações de festivais clássicos ou ainda na música folclórica, o instrumento propício é a flauta “shinobue”.

Tsuzumi 

Tsuzumi, o tambor de mão japonês, tem a forma de um relógio de areia ou de uma lata de petróleo redonda, onde ambos extremos estão interligados com cordas de couro de nome “shirabeo”. É tocado com as mãos e utilizado no teatro Nô, bem como para acompanhamentos no teatro Kabuki. Nos padrões estilizados, o tsuzumi é frequentemente desenhado com as partes das cordas e da pele de forma esplendorosa.

Koto 

Koto, a harpa japonesa, tem um formato alongado que causa admiração. Este instrumento de cordas tem uma profunda relação com o povo japonês. Muito utilizado nos padrões, é frequentemente desenhado com magnificência e aplicado em kimonos ou em suas faixas.

O aparelho usado para afinar suas cordas, o “kotoji” (琴柱) é também representado, sendo o motivo denominado “yokikotokiku” (よきこときく文様), um exemplo famoso de padrão. Por outro lado, “yokikotokiku”(よきこときく) significa “ouvir coisas boas” ( 善き事を聞く), e foi dessa forma tomado como motivo pelo ator de Kabuki, Onoe Kikugoro (terceira geração).

Shô 

Shô, a flauta japonesa tipo “panpipe”, um tipo de flauta de pã, é um instrumento de sopro muito usado na música da corte japonesa. Consiste em 17 tubos de bambu agrupados, com orifícios laterais para os dedos, e na parte inferior uma embocadura, onde se inspira e expira para fazer o som. Pela semelhança à ave fênix, com as asas em descanso, é chamado também de “hôshô”.

Novembro de 2020

Veja também

  • Padrões Japoneses Mon’yô: Nuvem

    Padrões Japoneses Mon’yô: Nuvem

    No presente artigo, trataremos do tema “Nuvem” nos padrões japoneses. Diferentemente do Brasil, no Japão agora é pleno verão. Sem dúvida, muitos consideram as nuvens carregadas de prenúncio de chuva e trovoada como parte da paisagem ...
  • Padrões Japoneses Mon’yô: Arabescos

    Padrões Japoneses Mon’yô: Arabescos

    Este mês falaremos de arabescos (karakusa 唐草). Padrão arabesco (karakusa) é o termo genérico para designar aqueles padrões de linhas sinuosas, que estampam um emaranhado de plantas trepadeiras, entrelaçadas. Geralmente são desenhadas em conjunto, com ...
  • Padrões Japoneses Mon’yô: Coleção de Motivos Auspiciosos

    Padrões Japoneses Mon’yô: Coleção de Motivos Auspiciosos

    No artigo deste mês, o tema é “coleção de motivos auspiciosos” (takarazukushi 宝尽くし)…
  • Padrões Japoneses Mon’yô: Grou e Tartaruga

    Padrões Japoneses Mon’yô: Grou e Tartaruga

    Os temas deste mês são: “Grou” (tsuru 鶴) e “Tartaruga” (kame 亀)…
  • Padrões Japoneses Mon’yô: Onda e Água

    Padrões Japoneses Mon’yô: Onda e Água

    Os temas deste mês são: “Onda” (nami 波) e “Água” (mizu 水). No mês de outubro, o Japão festeja a chegada do outono; por outro lado, no Brasil, já podemos sentir a proximidade do verão…

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá