- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Padrões Japoneses Mon’yô: Arabescos

Este mês falaremos de arabescos (karakusa 唐草).

Padrão arabesco (karakusa) é o termo genérico para designar aqueles padrões de linhas sinuosas, que estampam um emaranhado de plantas trepadeiras, entrelaçadas. Geralmente são desenhadas em conjunto, com outros elementos que podem ser diferentes plantas ou animais. A origem deste tipo de padrão pode ter sido a representação da flor de lótus do Egito Antigo, ou o denominado “palmette” (palmeira) da Grécia Antiga. Com o tempo, chegou ao Japão através da China.

 

Padrão Arabesco (Karakusamon 唐草文)

O tipo de padrão karakusa é o mais comum, simples, como trepadeira contínua e um pouco de folhas. No Japão é fácil ter a imagem deste padrão, o qual é utilizado no tecido que cobre o animal alegórico nas danças do leão (shishimai獅子舞), ou no tecido de embrulhar coisas (furoshiki 風呂敷), usado na figura do ladrão que carrega algo nas costas.

 

Padrão Arabesco Florido (Hôsô Karakusamon 宝相唐草文)

Hôsô 宝相“ ou “Hôsôge 宝相華” (arabescos de flores). Flores imaginárias que foram desenhadas recortando as partes mais bonitas de diferentes variedades de flores naturais, tais como peônias e hibiscos. É comum observá-las aplicadas nas artes budistas. Este arabesco florido é considerado um tipo de padrão “karakusa”, porque flores e trepadeiras são desenhadas frequentemente juntas.

Imagem de Hôsôge

 

Padrão Arabesco com Pássaro Mítico (Zuichô Karakusamon 瑞鳥唐草文)

Zuichô 瑞鳥 significa pássaro auspicioso, como a fênix (hôô 鳳凰). Na China Antiga acreditava-se que ele aparecia somente nas épocas de reinados pacíficos. Portanto, seus motivos arabescos combinados à fênix tornam-se padrão de bons augúrios.

 

Padrão Arabesco com Videira (Budô Karakusamon 葡萄唐草文)

Este é o padrão arabesco de videira com seus ramos, folhas e uvas. A origem deste padrão é ancestral, remonta ao Egito ou à Grécia Antiga. A parreira indica colheita em abundância e festividade, de modo que pode ser vista em diferentes murais, sob este padrão. Igualmente na China, a parreira, capaz de dar abundantes frutos, era considerada símbolo da deusa da fertilidade.

 

Padrão Arabesco com Flor de Lótus (Hasu Karakusamon蓮唐草文)

É o padrão que incorpora a flor de lótus ao arabesco. A origem deste motivo parece ter sido o Egito Antigo, onde ela foi considerada uma flor sagrada. Na atualidade, a flor de lótus é a flor nacional do Egito. Ademais, esta flor está intimamente relacionada ao budismo e é frequentemente encontrada nos ornamentos budistas.

Imagem de padrão Lotus (palmette)

Maio de 2020

Veja também

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis