- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Padrões Japoneses Mon’yô: Nuvem

No presente artigo, trataremos do tema “Nuvem” nos padrões japoneses.

Diferentemente do Brasil, no Japão agora é pleno verão. Sem dúvida, muitos consideram as nuvens carregadas de prenúncio de chuva e trovoada como parte da paisagem desta época de muito calor. De acordo com o clima, a nuvem pode surgir de diferentes formas, desde um aspecto calmo a um extremamente tormentoso. Por este motivo, antigamente pessoas costumavam observá-las e, com o tempo, passou a utilizar as diferentes formas de nuvens para “ler” nelas a sorte. Na China Antiga, consideravam a nuvem como um elemento de bom augúrio, e assim era respeitada e representada como um padrão auspicioso. O Japão também acabou por adotá-lo.

 

Padrão Nuvem Iridescente (Zuiunmon 瑞雲文)
Diz-se que quando aparece uma nuvem iridescente, multicor e bastante rara, também conhecida como arco-íris de fogo ou halo ótico, é prenúncio de bons acontecimentos. Nos padrões de nuvens de boa sorte, este tipo é conhecido como “Zuiun” (瑞雲).

Padrão Nuvem Cogumelo (Reishigumomon 霊芝雲文)
Reishi” (霊芝) é uma espécie de cogumelo utilizado na China e conhecido como um elixir dentro do pensamento Shenxian (em jp. Shinsen shisô 神仙思想). No Japão, é conhecido como cogumelo “mannen take” (万年茸). Este cogumelo estilizado recebe o nome de “Reishigumomon” (霊芝雲文) porque apresenta as nuvens em formato espiralado ou flabelado, como o referido fungo.
O famoso tecido bordado “Tomita Kinran” (富田金襴) utilizado para confeccionar bolsas (como as utilizadas na Cerimônia do Chá) adota este padrão.

Padrão Nuvem Recortada (Kumodorimon 雲取り文)
Desenho estilizado de nuvens que boiam no céu. Geralmente é o desenho recortado dos diferentes formatos das nuvens, e alguns podem ser coloridos. Considera-se também como este padrão, aqueles que são desenhados com plantas e flores, ou os desenhos geométricos tanto dentro como fora da nuvem.

Padrão Nuvem e Grou (Unkakumon 雲鶴文)
Desenho estilizado de grous voando belamente entre as nuvens que passam. Desde antigamente, o grou era considerado de bom augúrio, e, ao combiná-lo com a nuvem, este é um motivo clássico grandemente conceituado.

Agosto de 2020

Veja também

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá