- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

RECORDAÇÕES

Tomoko Takeda (Sôchi)

Por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo, em 1954, nós os membros da Urasenke fomos ao aeroporto receber o Grão-mestre Herdeiro daquele tempo, Sen Sôko, e seu irmão mais novo, o Mestre Yoshiharu Naya, que vieram ao Brasil para propagação do Chadô.
Desde aquele acontecimento passaram-se mais de 60 anos.
No decorrer desses anos tivemos a visita do XV Grão-mestre da Urasenke, Sen Sôshitsu, de sua falecida esposa Tomoko, e, em 1995, a visita do Grão-mestre Herdeiro Sen Sôshi, atual XVI Grão-mestre da Urasenke, com sua esposa Masako, que visitaram o Brasil para expressar a imensa consideração e respeito que têm por este país.
Com a finalidade de expandir a divulgação do Chadô enviaram o casal Sôkei Hayashi e Sôen Hayashi, ambos Mestres que continuam exercendo a missão de divulgar a cultura do Chadô, até a presente data.
No momento estou em isolamento social, não podendo ir aos treinos na Hakuei-an que se encontra fechada, devido a atual crise da Covid-19.
Passo os dias curtindo meus hobbies, como: escrever haiku; praticar shodô com pincel e “suzuri” (pedra para preparar tinta) que comprei em Zhèjiāng Shěng (em jap. Sekkô-shô), na China; preparar comidas como nigirizushi (bolinho de arroz com fatia de peixe no topo) ou tsukudani (conserva de marisco cozido em molho de soja e mirin).
Fico também estendendo e dobrando o fukusa (pano de seda) que nunca usei e que ganhei de Sen Kayoko, esposa do XIV Grão-mestre Tantansai; e faço leitura de livros de Chadô, desde o básico. De vez em quando vou para a cozinha preparar remédio caseiro. E, assim, aguardo ansiosamente o dia de encontrar-me com o pessoal da Urasenke na Hakuei-an.

友垣や学びの庭も冬ざるる
Tomogaki ya manabi no niwa mo fuyuzaruru
os amigos
e o jardim do aprendizado
como se hibernassem

 

1995 – O atual XVI Grão-mestre da Urasenke, Zabôsai (na época, Grão-mestre Herdeiro Sen Sôshi) e sua esposa presentes na “Exposição Cultural da Arte de Chanoyu” por ocasião do Centenário do Tratado de Amizade Brasil – Japão visitaram a Sala de chá Hakuei-an.

2004 – Com o XV Grão-mestre Sen Genshitsu Daisôsho no banquete oferecido no Hotel Nikko, México D.F., em Comemoração aos 50 anos de Difusão do Chadô Urasenke na América Latina.

Veja também

  • Shôgo Chaji de 11 de outubro

    Shôgo Chaji de 11 de outubro

    No dia 11 de outubro aconteceu o Chaji do meio-dia da anfitriã Hara, Kaori. Desta vez, o chaji foi feito no ro. O cardápio da refeição kaiseki também mudou e o tema na sala de ...
  • Shôgo Chaji de 06 de setembro

    Shôgo Chaji de 06 de setembro

    O Chaji do meio-dia de 06 de setembro, do anfitrião Valderson Sôchi de Souza, foi realizado na sala de chá Hakuei-an. Dessa vez, foi no estilo ryûrei, e o convidado principal foi Antonio Fabiano da Silva Santos, de Belo Horizonte. O Sr. Valderson é professor de Ikebana, ...
  • Shôgo Chaji de 16 de agosto

    Shôgo Chaji de 16 de agosto

    No dia 16 de agosto, foi realizado o Shôgo Chaji (Cerimônia do Chá Formal do meio-dia) do teishu Sr. Susaki, Sôshô. O foco máximo desta vez foi o segundo convidado Matsudaira, Yoshinobu de onze anos, um maravilhoso convidado ...
  • Shôgo Chaji de 9 de agosto

    Shôgo Chaji de 9 de agosto

    Nesse dia, o Shôgo chaji da anfitriã Verônica foi realizada na sala Hakuei-an. Com suas amigas, teve um momento de harmonia com o tema “amizade – yûjô” (友情). O que se segue são as impressões ...
  • Shôgo Chaji de 5 de julho

    Shôgo Chaji de 5 de julho

    No dia 5 de julho aconteceu o Shôgo Chaji que teve como anfitriã a professora Chaki Sôki. Vamos apresentar as impressões dos participantes. Desta vez, Chaki sensei, convidou-os com pensamento de『謝茶』shacha – “gratidão pelo chá”. Nele mostra o sentimento de felicidade ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá