- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Sumi – 2

Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão).

  • Kôgôdai 香合台 – É um carvão gitchô arredondado (marugitchô) e grosso, colocado dentro do recipiente de carvões (sumitori), para pôr nele o porta-incenso. Na verdade, ele é deixado no  sumitori, sem ser utilizado ou queimado.
  • Makurazumi まくら炭 – Carvão utilizado como travesseiro, dentro do sumitori, para facilitar o manuseio dos outros carvões. É um substituto do warigitchô, isto é, um marugitchô dividido  ao meio, longitudinalmente.
  • Dôzumi 胴炭 – É o maior e o principal carvão. Usa-se no shozumi (a primeira Cerimônia do Carvão), e é o primeiro a ser posto tanto no furo como no ro. Tamanho do carvão (comprimento): furo, 12cm aproximadamente; ro, 15cm aproximadamente. 
  • Wadô 輪胴 – É um carvão grosso como o dôzumi, cortado em pedaços circulares, usado no gozumi (a segunda Cerimônia do Carvão). Tamanho do carvão (comprimento): furo, 4,5cm aproximadamente; ro, 6cm aproximadamente.
  • Kudazumi 管炭 – É um carvão longo e fino, como um tubo. Há os arredondados (marukuda), e os divididos ao meio, longitudinalmente (warikuda). Tamanho do carvão (comprimento): furo, 12cm aproximadamente; ro, 15cm aproximadamente.
  • Gitcho ぎっちょ – Há o gitcho circular (marugitcho), e o gitcho dividido ao meio, longitudinalmente (warugitcho); são cortados em pedaços pequenos, para acender bem o fogo. Tamanho do carvão (comprimento): furo,  6cm aproximadamente; ro, 7,5cm aproximadamente.
  • Tenzumi  点炭 – É o último carvão a ser adicionado no sumidemae. Diz-se que isso tem o significado de um ponto a demarcar o fim, semelhante à sensação de pôr um ponto final em uma frase. Tamanho do carvão (comprimento): furo, 6cm aproximadamente; ro, 7,5cm aproximadamente.
  • Edazumi – Carvão feito da queima de galhos de azaleia, tais como são, e pintados de branco com cal. É um carvão de embelezamento e muito eficaz na transmissão do fogo, usado junto com o kudazumi. Tamanho do carvão (comprimento): furo, 15cm aproximadamente; ro, 18cm aproximadamente.

Como foi dito na última vez, o carvão para ro é maior que o carvão para furo, e a quantidade utilizada também é superior.

 

Novembro de 2021

Veja também

  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...
  • Utensílios do Mizuya -1

    Utensílios do Mizuya -1

    Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…
  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…

Última atualização