- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Utensílios do Mizuya -1

Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya).

Por exemplo (veja os números na figura abaixo): o sumitori ⑪, recipiente em que são colocados os carvões (sumi), palitos de metal (hibashi), argolas (kan) etc. é chadôgu usado na sala de chá. O hakosumitori ④, tipo de caixa para carvão, hibashikan é utensílio usado nos preparativos da brasa do furo e ro, e na colocação do kama. Este hakosumitori e os diversos utensílios para arrumar o carvão (sumidogu), como hibashikan, entre outros que são colocados nele, são maiores e mais fortes do que os usados na sala de chá.

Desta forma, pode-se dizer que os utensílios para o mizuya são além de uteis mais resistentes, e os chadôgu feitos para se manusear com mais delicadeza.

 

UTENSÍLIOS CONVENIENTES DE SE TER NO MIZUYA

1.ITEMS RELACIONADOS AO CARVÃO

② Daijûnô: usa-se para colocar a brasa, ou para retirar o carvão.

③ Handa: recipiente com três pés para cinzas, usado ao retirar cinzas e/ou brasas. Para a limpeza da cinza do furo ou ro convém deixar junto o kobane (pena pequena), o sokotori (tipo de concha rasa para colher as cinzas do furo ou ro) e o nagahibashi (hibashi comprido).

Hakosumitori: tal como mencionado acima, além do carvão, dos palitos de metal e argolas, deve-se colocar nele o kôdame (recipiente para estocar pastilhas de incenso nerikô para o ro), itakamashiki (descanso de madeira paulownia para kama), tsukami-habôki (um tipo de espanador de penas para espanar o braseiro ou a moldura de madeira do ro), sumiwarihibashi (um tipo de hibashi com ponta para partir o carvão), e nagahibashi (hibashi comprido).

Além disso, embora não seja mostrado na figura, é conveniente ter um hikeshitsubo (vaso de cerâmica com tampa, para apagar o fogo do carvão), jotan (cobertura de papel com moldura de madeira para cobrir o ro, para manter o fogo), kogebuchi (tipo de moldura de madeira delgada com papel washi colado no verso do lado de fora, para proteger a moldura e a parte interna do ro), e setsudô (cobertura para furo de forma hexagonal, feito de papel grosso e que pode ser dobrado).

Novembro de 2020

Veja também

  • Kô

    Diz-se que o kô 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…
  • Sumi - 2

    Sumi – 2

    Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…
  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá