- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Utensílios do Mizuya -1

Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya).

Por exemplo (veja os números na figura abaixo): o sumitori ⑪, recipiente em que são colocados os carvões (sumi), palitos de metal (hibashi), argolas (kan) etc. é chadôgu usado na sala de chá. O hakosumitori ④, tipo de caixa para carvão, hibashikan é utensílio usado nos preparativos da brasa do furo e ro, e na colocação do kama. Este hakosumitori e os diversos utensílios para arrumar o carvão (sumidogu), como hibashikan, entre outros que são colocados nele, são maiores e mais fortes do que os usados na sala de chá.

Desta forma, pode-se dizer que os utensílios para o mizuya são além de uteis mais resistentes, e os chadôgu feitos para se manusear com mais delicadeza.

 

UTENSÍLIOS CONVENIENTES DE SE TER NO MIZUYA

1.ITEMS RELACIONADOS AO CARVÃO

② Daijûnô: usa-se para colocar a brasa, ou para retirar o carvão.

③ Handa: recipiente com três pés para cinzas, usado ao retirar cinzas e/ou brasas. Para a limpeza da cinza do furo ou ro convém deixar junto o kobane (pena pequena), o sokotori (tipo de concha rasa para colher as cinzas do furo ou ro) e o nagahibashi (hibashi comprido).

Hakosumitori: tal como mencionado acima, além do carvão, dos palitos de metal e argolas, deve-se colocar nele o kôdame (recipiente para estocar pastilhas de incenso nerikô para o ro), itakamashiki (descanso de madeira paulownia para kama), tsukami-habôki (um tipo de espanador de penas para espanar o braseiro ou a moldura de madeira do ro), sumiwarihibashi (um tipo de hibashi com ponta para partir o carvão), e nagahibashi (hibashi comprido).

Além disso, embora não seja mostrado na figura, é conveniente ter um hikeshitsubo (vaso de cerâmica com tampa, para apagar o fogo do carvão), jotan (cobertura de papel com moldura de madeira para cobrir o ro, para manter o fogo), kogebuchi (tipo de moldura de madeira delgada com papel washi colado no verso do lado de fora, para proteger a moldura e a parte interna do ro), e setsudô (cobertura para furo de forma hexagonal, feito de papel grosso e que pode ser dobrado).

Novembro de 2020

Veja também

  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…
  • Mizuya

    Mizuya

    Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a ...
  • Binkake e Tetsubin

    Binkake e Tetsubin

    Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…
  • Furo e Shikiita

    Furo e Shikiita

    Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base ...
  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…