- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Utensílios do Mizuya – 3

UTENSÍLIOS CONVENIENTES DE SE TER NO MIZUYA

3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo)

㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e raso. Usada no mizuya para tirar água da jarra

㉚ mizuyagame. Também é conhecida como mizuyabishaku.

Mizukoshi (水漉) é um coador de água em forma de hishaku de cipreste (hinoki), envergado, sem fundo, usado com um pano de algodão branco (sarashi) ou de linho (asa) preso ao fundo. A água retirada com kaige é filtrada para remover poeira ou sujeira e, em seguida, despejada no mizusashi ou no kama.

㉔ Kamasue (釜据) é uma moldura de cedro vermelho (akasugi). Serve para apoiar o kama no momento de enchê-lo de água, ou ao esvaziá-lo para o guardar, de modo que o kama não seja colocado diretamente no escorredor de varas de bambu (sunoko).

Sokoarai (底洗), também chamada de kiriwara (切藁), é um tipo de escova de fios de palmeira-moinho-de-vento chinesa, shuro (棕櫚), amarrados em feixe. É usado para remover a sujeira do fundo externo do kama, esfregando-o suavemente nessa base, enquanto se despeja água quente sobre ele.

Além disso, é conveniente ter:

㉖ mizutsugi (yakan – bule de metal);

㉗ mizusashi (recipiente para água fria, usado durante o preparo do chá na sala);

chakindarai (vasilha rasa para lavar e enxaguar o chakin);

mizuyagame (jarro para água);

㉛ kensui (recipiente para entornar água fria ou quente, ao purificar o chawan na sala de chá),

e outros que não aparecem na figura, tais como:

– mizuoke (balde de madeira para estocar água);

– katakuchi (usado na sala de chá para suprir a água, é um tipo de bule de forma cilíndrica, com bico em um lado e, no outro, alça);

– ôguchi (bule de madeira envergada, semelhante ao katakuchi mas sem alça, usado no mizuya).

Por último, temos os “sete tipos de limpar coisas no mizuya” (水屋七拭mizuya shichi nugui / mizuya shichi fuki), assim chamados desde antigamente. São eles:

chakin 茶巾; fukusa 帛紗; te 手 (limpar com as mãos o objeto); shukin 手巾 (chakin grande para usar com o mizutsugi); mizuya tenugui 水屋手拭 (toalha de mão para mizuya); fukin 布巾 (pano de louça); zôkin 雑巾 (pano de chão). É imprescindível ter pano de louça, toalha de mão e pano de chão sempre limpos no mizuya.

Maio de 2021

Veja também

  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...
  • Utensílios do Mizuya -1

    Utensílios do Mizuya -1

    Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…
  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…
  • Mizuya

    Mizuya

    Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a ...
  • Binkake e Tetsubin

    Binkake e Tetsubin

    Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…