- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Kensui

Kensui (建水), chamado também de koboshi, é o recipiente para entornar água fria ou quente ao purificar o chawan na sala de chá. Originalmente, é um dos implementos do jogo de utensílios (kaigu 皆具) da estante daisu; dentro do kensui, em bronze chinês (karakane 唐銅), coloca-se o descanso de tampa (futaoki 蓋置).

Mesmo depois de ter-se tornado independente do kaigu, o kensui karakane é o principal, depois apareceram os em cerâmica procedente do sudeste asiático (nanban) e Bizen e os em madeira envergada (magemono). De um modo geral, é dividido em três variedades: metal, cerâmica, madeira/bambu.

kensui não tem uma forma estabelecida, mas há sete tipos de formatos antigos que são: ôwakizashi (大脇差 lit. espada lateral grande), sashikae (差替 versão pequena de ôwakizashi), bônosaki (棒の先 lit. ponta de mastro), yarinosaya (鎗の鞘 forma de bainha da ponta de lança), kanadarai (鉄盥  bacia de metal), hyôtan (瓢箪 cabaça) e efugo (餌畚 forma de cesta para isca de falcões). Além desses, teppatsu (鉄鉢 forma de tigela usada por monge-mendicante), mentsû (面通 de madeira envergada), kikuwari (菊割 com traços de pétalas de crisântemo), yohô (四方 forma quadrada).

 

Outubro de 2018

Veja também

  • Kô

    Diz-se que o kô 香 (incenso) e o kôgô 香合 (porta-incenso) foram introduzidos no Japão com o budismo (em meados do século VI), e passaram a ser usados em práticas budistas…
  • Sumi - 2

    Sumi – 2

    Continuando de onde paramos, desta vez aprenderemos sobre os nomes e usos dos principais dôguzumi (carvões usados na Cerimônia do Carvão)…
  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis