- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Furo e Shikiita

Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base (shikiita 敷板). Na língua japonesa chama-se a isto de furo wo sueru 風炉をすえる (posicionar o furo).

No início, era um tipo de braseiro em bronze fundido com a abertura feita para que a caldeira encaixe nele (karakane no kirikakeburo 唐銅の切掛風炉); ele é um dos objetos do jogo de utensílios exposto na estante daisu (daisukaigu 台子皆具). Com o tempo, quando foram feitos diversos tipos de kama, a forma e o material do furo também mudaram. Como exemplo representativo, temos o braseiro feito de barro (doburo 土風炉). Por outro lado, o braseiro de bronze (karakaneburo 唐銅風炉) também mudou de forma, e começou-se a fazer furo de ferro, entre outros. Eles são classificados em três categorias:

  • Shin (formal) : doburo 土風炉 braseiro de barro
  • Gyô (semiformal): karakaneburo 唐銅風炉 braseiro de bronze
  • (informal) : tetsuburo 鉄風炉 braseiro de ferro
                                itaburo 板風炉 braseiro revestido externamente com placas de madeira
                                ganro 丸炉 braseiro redondo
                                tôjiki-sei 陶磁器製 braseiro de cerâmica

E dependendo da forma, os braseiros são divididos nos que usam tripé (gotoku 五徳) onde o kama é apoiado, e os que não o usam, a caldeira encaixa diretamente na boca do furo.

Shikiita 敷板 é a base em que o braseiro é posicionado, existem bases laqueadas e de cerâmica. Ela dá estabilidade ao furo e impede a transferência do ar quente para o tatame.
No furo de bronze (karakaneburo 唐銅風炉) usa-se a base pequena de laqueado formal (shinnuri no koita 真塗の小板) ou a base pequena preta laqueada kurokakiawasekoita 黒掻合小板. Quando o braseiro é de barro (doburo) usa-se o kakiawasekoita, ou a base laqueada em preto de forma rústica, os veios da madeira são visíveis (arameita 荒目板). No braseiro de ferro (tetsuburo 鉄風炉) usa-se a base de cerâmica chamada shikigawara 敷瓦. O único que não usa shikiita é o braseiro revestido com placas de madeira (itaburo).

 

棗型 霰釜・鉄風炉・敷瓦

Natsumegata araregama– Tetsuburo – Shikigawara
Caldeira na forma de natsume e superfície com padrões
de granizo (arare)

Braseiro de ferro na base de cerâmica

常盤釜・常盤風炉・常盤板

Tokiwagama – Tokiwaburo – Tokiwaita
Conjunto de caldeira, braseiro e base de madeira Tokiwa

Dezembro de 2019

Veja também

  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…
  • Kashiki - Higashibon

    Kashiki – Higashibon

    Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki.  E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon…
  • Kuromoji

    Kuromoji

    Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é ...
  • Kashiki – Kashibachi

    Kashiki – Kashibachi

    Kashibachi (菓子鉢), também chamado de morikomi-bachi (盛込鉢), é o recipiente mais comum para o doce principal, omogashi (主菓子). Usa-se vasilhame em cerâmica, há os karamono 唐物 (objetos introduzidos da China) e os wamono (palavra que define os objetos, produzidos no Japão, em contraste ...
  • Kashiki - Fuchidaka

    Kashiki – Fuchidaka

    Há dois tipos de doces, omogashi (主菓子) e higashi (干菓子), o primeiro é úmido, o doce principal para koicha, e o outro são doces leves e secos para usucha. Da mesma forma que os doces, há duas variedades de vasilhames (kashi-ki 菓子器): omogashi-ki (主菓子器) e higashi-ki (干菓子器)…