- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Furo e Shikiita

Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base (shikiita 敷板). Na língua japonesa chama-se a isto de furo wo sueru 風炉をすえる (posicionar o furo).

No início, era um tipo de braseiro em bronze fundido com a abertura feita para que a caldeira encaixe nele (karakane no kirikakeburo 唐銅の切掛風炉); ele é um dos objetos do jogo de utensílios exposto na estante daisu (daisukaigu 台子皆具). Com o tempo, quando foram feitos diversos tipos de kama, a forma e o material do furo também mudaram. Como exemplo representativo, temos o braseiro feito de barro (doburo 土風炉). Por outro lado, o braseiro de bronze (karakaneburo 唐銅風炉) também mudou de forma, e começou-se a fazer furo de ferro, entre outros. Eles são classificados em três categorias:

  • Shin (formal) : doburo 土風炉 braseiro de barro
  • Gyô (semiformal): karakaneburo 唐銅風炉 braseiro de bronze
  • (informal) : tetsuburo 鉄風炉 braseiro de ferro
                                itaburo 板風炉 braseiro revestido externamente com placas de madeira
                                ganro 丸炉 braseiro redondo
                                tôjiki-sei 陶磁器製 braseiro de cerâmica

E dependendo da forma, os braseiros são divididos nos que usam tripé (gotoku 五徳) onde o kama é apoiado, e os que não o usam, a caldeira encaixa diretamente na boca do furo.

Shikiita 敷板 é a base em que o braseiro é posicionado, existem bases laqueadas e de cerâmica. Ela dá estabilidade ao furo e impede a transferência do ar quente para o tatame.
No furo de bronze (karakaneburo 唐銅風炉) usa-se a base pequena de laqueado formal (shinnuri no koita 真塗の小板) ou a base pequena preta laqueada kurokakiawasekoita 黒掻合小板. Quando o braseiro é de barro (doburo) usa-se o kakiawasekoita, ou a base laqueada em preto de forma rústica, os veios da madeira são visíveis (arameita 荒目板). No braseiro de ferro (tetsuburo 鉄風炉) usa-se a base de cerâmica chamada shikigawara 敷瓦. O único que não usa shikiita é o braseiro revestido com placas de madeira (itaburo).

 

棗型 霰釜・鉄風炉・敷瓦

Natsumegata araregama– Tetsuburo – Shikigawara
Caldeira na forma de natsume e superfície com padrões
de granizo (arare)

Braseiro de ferro na base de cerâmica

常盤釜・常盤風炉・常盤板

Tokiwagama – Tokiwaburo – Tokiwaita
Conjunto de caldeira, braseiro e base de madeira Tokiwa

Dezembro de 2019

Veja também

  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...
  • Utensílios do Mizuya -1

    Utensílios do Mizuya -1

    Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…
  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…

Última atualização

01/09/2021 - 13. Fûryû – elegante, refinado… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2021 - 13. KAZE | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2021 - Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II) | Relatos de Cenas Brasileiras
01/08/2021 - Sumi – 1 | Mini conhecimentos sobre Chadô
01/06/2021 - 12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2021 - 12. TORI | Cantinho da Língua Japonesa
01/05/2021 - Utensílios do Mizuya – 3 | Mini conhecimentos sobre Chadô