- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Kuromoji

Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji.  Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas. 

Em princípio, usa-se um palito de kuromoji por convidado, assim no meimeizara (銘々皿), pratinho individual para servir doce a cada convidado, coloca-se um palito. No fuchidaka (縁高), recipiente formal para o doce principal omogashi, monta-se na tampa a quantidade de palitos conforme o número de convidados, mas no tipo kashibachi 菓子鉢, vasilhame para omogashi, acompanha um par de palitos.  

O comprimento normal é de 6 sun (cerca de 18,2 centímetros), mas às vezes pode ser selecionado um longo ou curto dependendo do recipiente para doces (kashi-ki 菓子器). Antes de usar, mergulhe na água e enxugue para realçar a cor e o aroma. Este é o cuidado que também se tem para o doce não grudar no kuromoji

Originalmente, os kuromoji eram esculpidos pelo anfitrião um pouco antes do chaji.  A etiqueta formal é que os convidados o embrulhem no guardanapo de papel (kaishi), após seu uso, e levem consigo para casa. No entanto, ultimamente, pode ser envolto no kaishi e devolvido.  

Além disso, na refeição kaiseki da cerimônia do chá é usado um par de kuromoji longo para pegar iguarias como o shiizakana, comida para acompanhar o sake.

 

Junho de 2019

Veja também

  • Sumi – 1

    De modo geral, considera-se sumi (炭) o carvão vegetal (preto, branco, oga, e em pó) e o carvão de bambu. O carvão vegetal preto (kurozumi 黒炭) é usado principalmente como combustível. O carvão branco (shirozumi ...
  • Utensílios do Mizuya - 3

    Utensílios do Mizuya – 3

    3. ITEMS RELACIONADOS À ÁGUA E ÁGUA QUENTE (ver os números na figura abaixo) ㉒ Kaige (搔器), também é chamado de kaigen. É uma concha de cedro japonês (sugi), com o cabo na parte envergada do copo largo e ...
  • Utensílios do Mizuya - 2

    Utensílios do Mizuya – 2

    2. ITEMS RELACIONADOS AO CHÁ O chahakibako (茶掃箱) é uma caixa dupla, uma acima da outra, feita de paulownia (kiri). Ela contém os apetrechos para colocar o chá verde em pó no recipiente de chá (chaki). ...
  • Utensílios do Mizuya -1

    Utensílios do Mizuya -1

    Se os utensílios usados dentro da sala de chá são chamados de chadôgu (utensílios do chá), os utensílios necessários para a preparação e a arrumação final são chamados de mizuyadôgu (utensílios do mizuya)…
  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…

Última atualização

01/09/2021 - 13. Fûryû – elegante, refinado… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2021 - 13. KAZE | Cantinho da Língua Japonesa
01/08/2021 - Plantas do Brasil – 4. Vitória-régia (Parte II) | Relatos de Cenas Brasileiras
01/08/2021 - Sumi – 1 | Mini conhecimentos sobre Chadô
01/06/2021 - 12. Mi ni shimu – Um modo profundo de sentir… | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/06/2021 - 12. TORI | Cantinho da Língua Japonesa
01/05/2021 - Utensílios do Mizuya – 3 | Mini conhecimentos sobre Chadô