- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Kuromoji

Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji.  Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas. 

Em princípio, usa-se um palito de kuromoji por convidado, assim no meimeizara (銘々皿), pratinho individual para servir doce a cada convidado, coloca-se um palito. No fuchidaka (縁高), recipiente formal para o doce principal omogashi, monta-se na tampa a quantidade de palitos conforme o número de convidados, mas no tipo kashibachi 菓子鉢, vasilhame para omogashi, acompanha um par de palitos.  

O comprimento normal é de 6 sun (cerca de 18,2 centímetros), mas às vezes pode ser selecionado um longo ou curto dependendo do recipiente para doces (kashi-ki 菓子器). Antes de usar, mergulhe na água e enxugue para realçar a cor e o aroma. Este é o cuidado que também se tem para o doce não grudar no kuromoji

Originalmente, os kuromoji eram esculpidos pelo anfitrião um pouco antes do chaji.  A etiqueta formal é que os convidados o embrulhem no guardanapo de papel (kaishi), após seu uso, e levem consigo para casa. No entanto, ultimamente, pode ser envolto no kaishi e devolvido.  

Além disso, na refeição kaiseki da cerimônia do chá é usado um par de kuromoji longo para pegar iguarias como o shiizakana, comida para acompanhar o sake.

 

Junho de 2019

Veja também

  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…
  • Mizuya

    Mizuya

    Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a ...
  • Binkake e Tetsubin

    Binkake e Tetsubin

    Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…
  • Furo e Shikiita

    Furo e Shikiita

    Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base ...
  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…