- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Kuromoji

Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é chamado também de kuromoji.  Uma das versões para a origem desse nome está nas manchas escuras presentes na casca, e por se parecer com letras passou a ser chamado de kuromoji 黒文字, que literalmente significa letras pretas. 

Em princípio, usa-se um palito de kuromoji por convidado, assim no meimeizara (銘々皿), pratinho individual para servir doce a cada convidado, coloca-se um palito. No fuchidaka (縁高), recipiente formal para o doce principal omogashi, monta-se na tampa a quantidade de palitos conforme o número de convidados, mas no tipo kashibachi 菓子鉢, vasilhame para omogashi, acompanha um par de palitos.  

O comprimento normal é de 6 sun (cerca de 18,2 centímetros), mas às vezes pode ser selecionado um longo ou curto dependendo do recipiente para doces (kashi-ki 菓子器). Antes de usar, mergulhe na água e enxugue para realçar a cor e o aroma. Este é o cuidado que também se tem para o doce não grudar no kuromoji

Originalmente, os kuromoji eram esculpidos pelo anfitrião um pouco antes do chaji.  A etiqueta formal é que os convidados o embrulhem no guardanapo de papel (kaishi), após seu uso, e levem consigo para casa. No entanto, ultimamente, pode ser envolto no kaishi e devolvido.  

Além disso, na refeição kaiseki da cerimônia do chá é usado um par de kuromoji longo para pegar iguarias como o shiizakana, comida para acompanhar o sake.

 

Junho de 2019