- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Mizuya

Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a arrumação final.

O tamanho é variado, mas, em geral, a largura tem cerca de 90 cm e a profundidade, 60 cm, aproximadamente. O mizuya da Urasenke é grande, com uma largura de cerca de 180 cm.

O local para montar um mizuya é bem ao lado do chashitsu ou o mais próximo possível, e o apropriado é ter iluminação suficiente.

A parte inferior do mizuya é uma pia coberta com um escorredor de varas de bambu para a água fluir.

Além disso, há também o okimizuya 置水屋, um tipo de armário móvel similar ao chadansu 茶だんす, armário de chá e louças, mobiliário comum na casa dos japoneses.

Maio de 2020

Veja também

  • Mizuyakazari

    Mizuyakazari

    Chama-se mizuyakazari (水屋荘り) a disposição de maneira organizada dos utensílios necessários para o chá nas prateleiras do mizuya, facilitando a manipulação destes…
  • Binkake e Tetsubin

    Binkake e Tetsubin

    Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze…
  • Furo e Shikiita

    Furo e Shikiita

    Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base ...
  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…
  • Kashiki - Higashibon

    Kashiki – Higashibon

    Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki.  E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon…