- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Binkake e Tetsubin

Binkake (瓶掛) é um braseiro (furo 風炉) de tamanho menor e assim como o braseiro para esquentar o quarto (hibachi 火鉢) serve para aquecer a chaleira de ferro (tetsubin 鉄瓶). Pode ser de cerâmica, ferro ou de bronze. Usa-se na sala de espera (machiai 待合), na Cerimônia do Chá Simplificada com a Bandeja (ryakubon demae 盆略点前), Cerimônia do Chá com a Caixa portátil com jogo de utensílios (chabako demae 茶箱点前). Por baixo do binkake é colocado uma base pequena. Ao igual que o furo, no caso de binkake de metal, usa-se a base de cerâmica chamada shikigawara 敷瓦 e em outros, coloca-se base laqueada.

tetsubin é a chaleira de ferro com alça e bico, usa-se para ferver água. O modelo original é o tedorigama 手取り釜 (caldeira de três pernas, bico e um implemento de forma semicircular chamado tsuru 弦que serve para pendurar o kama). O tetsubin usado na Cerimônia do Chá, ao igual que o kama do chanoyu, tem a tampa de bronze e pelo geral sua alça é oca internamente (fukurozuru 袋弦). Dizem que em um tetsubin bem usado, nasce uma beleza além das expectativas do autor.

Os binkake usados no cotidiano, exceto os do chadô, são os tetsubin feitos em Kansai com tampa de cobre, os tetsubin Nanbu [da cidade de Morioka], entre outros.

 

鉄瓶、瓶掛(陶製)、敷板(塗物)
Tetsubin, binkake (cerâmica), shikiita (laqueada)

Fevereiro de 2020

Veja também

  • Mizuya

    Mizuya

    Mizuya 水屋 ou 水谷, é a sala de apoio, na casa comum é a cozinha anexada a sala de chá. É o local onde os utensílios do temae são dispostos lado a lado e se realiza os preparativos e a ...
  • Furo e Shikiita

    Furo e Shikiita

    Furo 風炉 é o braseiro em que se põe o carvão e a caldeira (kama 釜), é usado entre a primavera e o outono. Ele não é colocado diretamente no tatame, mas sobre uma base ...
  • Kama

    Kama

    No Chanoyu, chama-se de kama 釜, a caldeira utilizada para ferver água.  É o utensílio mais representativo da cerimônia do chá. O kama é usado tanto no furo como no ro. De forma geral é classificado pelo tamanho: menor para furo e o maior para ro…
  • Kashiki - Higashibon

    Kashiki – Higashibon

    Os vasilhames para doces leves e secos higashi, (chamados também de sôgashi ou torigashi) para usucha, são chamados de usucha-ki.  E dentre estes, iremos falar da bandeja higashi-bon…
  • Kuromoji

    Kuromoji

    Kuromoji 黒文字 é um pequeno palito de pau oferecido com os doces principais (omogashi) nas salas de chá.  Ele é feito talhando um galho da árvore kuromoji (クロモジ Linderaumbellata) que tem um aroma agradável. O palito em si é ...