- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

12. TORI

鳥 (tori, chô) AVE, PÁSSARO

Há as grandes aves que voam livremente com as suas asas abertas na imensidão dos céus, há também aqueles pequenos pássaros que esvoaçam de um galho a outro em nossos pequenos jardins. No mundo inteiro, essa classe de animais alados integra uma parte muito importante na vida de todos nós, os humanos. A característica mais relevante é, certamente, que as aves abrem suas asas e podem voar. Porém, no decorrer da evolução das espécies, algumas aves deixaram de fazê-lo, como por exemplo avestruzes, pinguins, kiwis, entre outros.

Formação do kanji 鳥:

Observe no quadro o pictograma de uma ave nas seguintes quatro etapas de sua formação, até chegar ao ideograma atual.

Infelizmente, não é um pictograma de uma ave em voo, mas em terra, se bem que contém seus elementos característicos, como o bico sem dentes, asas com penas, e duas patas que demostram poder andar, além de voar.

Há aproximadamente 10.000 tipos de aves na atualidade, desde passarinhos a aves muito grandes, muitas das quais são amadas e vivem numa distância observável pelos humanos. Quem nunca reparou nas pombas e outras aves que fazem bandos nas praças, jardins, estações e demais lugares públicos?

Conhecem o pássaro símbolo do Brasil? Alguns podem imaginar que é a arara multicor, o tucano, ou o pequeno beija-flor, mas não é. É o sabiá-laranjeira, presente em quase todo o território nacional. A propósito, o pássaro símbolo do Japão é o faisão japonês.

Faisão Japonês  日本キジ

Sabiá-Laranjeira  サビア

Beija-Flor  ハチドリ

Tucano  オオハシ

Junho de 2021

Veja também

  • 11. HANA

    11. HANA

    花 (ka, ke / hana) FLOR Nos artigos anteriores introduzimos os números de um a dez, em ideogramas (kanji). A partir desta publicação selecionaremos um kanji por vez, e apresentaremos temas relacionados ao seu significado.
  • JÛ

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “jû”, “jitsu”…
  • KYÛ

    KYÛ

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê kyû ou ku.…
  • HACHI

    HACHI

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “hachi” (pronúncia: ha-tchi)…
  • SHICHI

    SHICHI

    De acordo com os dicionários de kanji, léxico e etimologia, em on-yomi (leitura feita com inspiração no modo chinês), este kanji se lê “shichi” (pronúncia: shi-tchi)…