- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

12. TORI

鳥 (tori, chô) AVE, PÁSSARO

Há as grandes aves que voam livremente com as suas asas abertas na imensidão dos céus, há também aqueles pequenos pássaros que esvoaçam de um galho a outro em nossos pequenos jardins. No mundo inteiro, essa classe de animais alados integra uma parte muito importante na vida de todos nós, os humanos. A característica mais relevante é, certamente, que as aves abrem suas asas e podem voar. Porém, no decorrer da evolução das espécies, algumas aves deixaram de fazê-lo, como por exemplo avestruzes, pinguins, kiwis, entre outros.

Formação do kanji 鳥:

Observe no quadro o pictograma de uma ave nas seguintes quatro etapas de sua formação, até chegar ao ideograma atual.

Infelizmente, não é um pictograma de uma ave em voo, mas em terra, se bem que contém seus elementos característicos, como o bico sem dentes, asas com penas, e duas patas que demostram poder andar, além de voar.

Há aproximadamente 10.000 tipos de aves na atualidade, desde passarinhos a aves muito grandes, muitas das quais são amadas e vivem numa distância observável pelos humanos. Quem nunca reparou nas pombas e outras aves que fazem bandos nas praças, jardins, estações e demais lugares públicos?

Conhecem o pássaro símbolo do Brasil? Alguns podem imaginar que é a arara multicor, o tucano, ou o pequeno beija-flor, mas não é. É o sabiá-laranjeira, presente em quase todo o território nacional. A propósito, o pássaro símbolo do Japão é o faisão japonês.

Faisão Japonês  日本キジ

Sabiá-Laranjeira  サビア

Beija-Flor  ハチドリ

Tucano  オオハシ

Junho de 2021

Veja também

  • 22. Kuchi

    22. Kuchi

    Neste segundo artigo da série dos ideogramas que representam os cinco sentidos, apresentamos o kanji 「口」 (kô, ku / kuchi)…
  • 21. Me

    21. Me

    Com este artigo começaremos a sequência dos ideogramas que representam os nossos cinco sentidos. O primeiro será o kanji 「目」 (me / moku): OLHO…
  • 20. MIZU

    20. MIZU

    Neste quinto e último artigo da série sobre os ideogramas dos cinco elementos 「五行」 (gogyô) 「木、火、土、金、水」 (madeira, fogo, terra, metal e água), apresentamos o kanji「水」 (mizu/sui), que significa ÁGUA…
  • 19. KIN

    19. KIN

    「金」 (kane/kin) OURO/METAL Prosseguimos com o quarto artigo sobre os ideogramas dos cinco elementos. Apresentamos o kanji 「金」(kane/kin) que significa OURO/METAL. Seja “ouro” ou “dinheiro”, uma das coisas mais importantes para nós que vivemos na atualidade é sem ...
  • 18. TSUCHI

    18. TSUCHI

    「土」(do/to/tsuchi) SOLO/TERRA Vamos examinar por um momento o solo que cobre a superfície do nosso planeta. Em que consiste? Originalmente, formou-se a partir de pedras e rochas que passaram pelo processo de desgaste através dos tempos. ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP