- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Shôgatsu – Ano-Novo

O Ano Novo (Shôgatsu 正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um novo ciclo com decorações, eventos e culinárias típicos de Ano Novo. O dia 1 de janeiro é denominado gantan (元旦), literalmente traduzido como “amanhecer do primeiro dia do ano”, mas celebra-se o Ano Novo durante três dias, que consistem em um feriado prolongado chamado sanganichi (三が日).

No primeiro dia do Ano Novo, a divindade Toshigamisama (年神様) visita cada família trazendo votos de felicidade para todo o ano. Considerada a divindade do Ano Novo, Toshigamisama também é conhecido como Shôgatsugami (正月様) ou Toshitokujin (歳徳神), é também Soreishin (祖霊神), traduzido como o “ancestral divino”, Tanokami (田の神, que significa “Deus da Boa Colheita do Arroz”) e Yamanokami (山の神, “Deus da Montanha”), todos profundamente envolvidos com a boa colheita e a prosperidade dos descendentes e conferem saúde e felicidade às pessoas.

Uma tradição dessa ocasião é pendurar na porta de entrada da casa um arranjo de pinheiros (kadomatsu 門松) que recebe o nome de matsunouchi 松の内. Dependendo da região do Japão, o matsunouchi permanece sete ou quinze dias na porta da casa das pessoas.

 

NENGAJÔ (年賀状), cartão de Ano Novo

Tem sido bastante comum o costume de se enviar cartões de boas festas (nengajô) para amigos e pessoas que nos ajudaram no ano anterior, em substituição aos cumprimentos feitos pessoalmente. Normalmente, os cartões exibem a imagem do signo do horóscopo chinês do próximo ano – trata-se de uma imagem auspiciosa, assim como a mensagem omedetô (“parabéns”) para os votos de que o ano que está chegando seja feliz. Na antiguidade, os japoneses acreditavam na força espiritual da palavra em si, provida de alma.

 

HATSUYUME (初夢)

O primeiro sonho do Ano-Novo se chama hatsuyume.

Para os japoneses, as atividades se iniciam no dia 2 de janeiro. Portanto, tornou-se comum dar importância ao sonho que acontece entre a noite do segundo e a manhã do terceiro dia. 

O conteúdo do primeiro sonho é considerado um indício do que irá nos acompanhar durante o ano que segue.  É considerado de bom augúrio sonhar com o Monte Fuji, ou então com um falcão ou uma berinjela. Combinando as palavras taka (que significa “alto”, pois o Monte Fuji é o mais alto do Japão, mas também pode designar “falcão”, pássaro inteligente e forte) e nasu (que pode ser traduzida como “tornar realidade” ou “berinjela”), acredita-se que quando uma pessoa sonha realizando um voo tão alto quanto o topo do Monte Fuji, trata-se de um bom presságio para colar em prática desejos elevados.

Recomenda-se colocar a imagem do barco dos tesouros com os sete deuses da boa sorte embaixo do travesseiro para que o primeiro sonho do ano seja auspicioso.

 

Janeiro de 2017