- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

OJIGI – CUMPRIMENTO

No Japão, saúdam-se amigos e conhecidos com um cumprimento (ojigi). No cotidiano é realizado casualmente, mas este costume é diferente no Oriente e Ocidente.

TachireiNo Japão, ojigi é referido também como “abaixar a cabeça” e manifesta respeito à outra parte, é uma maneira de expressar ausência de hostilidade.
No Ocidente, é o aperto de mão que manifesta amizade, e em termos de acordo, é uma prova que não possui uma arma na mão. O aperto de mão se faz com a mão direita, por ser a mão dominante para a grande maioria das pessoas.
O cumprimento japonês pode ser realizado de pé (ritsurei) ou na posição sentada no calcanhar (zarei) e dependendo da inclinação do ângulo do quadril ao cumprimentar, divide-se em: saikeirei– saudação mais respeitosa (inclinação de 45°), keirei– saudação respeitosa (30°), eshaku– acenar com a cabeça (15°) e quando for trocar cumprimentos com o imperador ou alguma pessoa de alta hierarquia a inclinação é de 90°. O cumprimento realiza-se com o intuito de pedir desculpas, agradecimento e diante do altar xintoísta e budista. Um ojigi bonito é executado formando uma linha reta desde a cabeça até o quadril e o olhar em direção diagonal de 45°, é um cumprimento com ritmo.
O significado do cumprimento é diferente no sudeste asiático, Europa, entre cristãos, islamitas, judeus e outros [grupos étnicos].
Na tradição das artes marciais, tais como: aikidô, kendô, karatê, judô, realiza-se ojigi ao iniciar e finalizar a luta, ao entrar e sair do local de treinamento (dôjô), e tornou-se comum também na prática em países estrangeiros.

 

 

Novembro de 2015