- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

OJIGI – CUMPRIMENTO

No Japão, saúdam-se amigos e conhecidos com um cumprimento (ojigi). No cotidiano é realizado casualmente, mas este costume é diferente no Oriente e Ocidente.

TachireiNo Japão, ojigi é referido também como “abaixar a cabeça” e manifesta respeito à outra parte, é uma maneira de expressar ausência de hostilidade.
No Ocidente, é o aperto de mão que manifesta amizade, e em termos de acordo, é uma prova que não possui uma arma na mão. O aperto de mão se faz com a mão direita, por ser a mão dominante para a grande maioria das pessoas.
O cumprimento japonês pode ser realizado de pé (ritsurei) ou na posição sentada no calcanhar (zarei) e dependendo da inclinação do ângulo do quadril ao cumprimentar, divide-se em: saikeirei– saudação mais respeitosa (inclinação de 45°), keirei– saudação respeitosa (30°), eshaku– acenar com a cabeça (15°) e quando for trocar cumprimentos com o imperador ou alguma pessoa de alta hierarquia a inclinação é de 90°. O cumprimento realiza-se com o intuito de pedir desculpas, agradecimento e diante do altar xintoísta e budista. Um ojigi bonito é executado formando uma linha reta desde a cabeça até o quadril e o olhar em direção diagonal de 45°, é um cumprimento com ritmo.
O significado do cumprimento é diferente no sudeste asiático, Europa, entre cristãos, islamitas, judeus e outros [grupos étnicos].
Na tradição das artes marciais, tais como: aikidô, kendô, karatê, judô, realiza-se ojigi ao iniciar e finalizar a luta, ao entrar e sair do local de treinamento (dôjô), e tornou-se comum também na prática em países estrangeiros.

 

 

Novembro de 2015

Veja também

  • Shôgatsu – Ano-Novo

    Shôgatsu – Ano-Novo

    O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um ...
  • HASHI - Pauzinhos

    HASHI – Pauzinhos

    Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da ...
  • EBISUKÔ

    EBISUKÔ

    É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além ...
  • OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou ...
  • KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…