- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

SHICHIGOSAN – Comemoração do Crescimento das Crianças

O evento “shichigosan” [lit., sete, cinco, três] é realizado no dia 15 de novembro, quando meninos e meninas de três anos, meninos de cinco anos e meninas de sete anos visitam o santuário para comemorar seu crescimento. Em geral, neste acontecimento, costuma-se rezar pelo desenvolvimento e saúde da criança, que é levada pela família para visitar a divindade tutelar (Ujigami) ou a um santuário; vestida com seu melhor traje e com a bala de mil anos (chitose ame) tiram a foto comemorativa.

Diz-se ter começado no shogunato Edo, quando o quinto shogun Tokugawa Tsunayoshi rezou pela saúde de seu filho maior Tokugawa Tokumatsu no dia 15 de novembro de 1681 (primeiro ano do período Genna).

Em cada uma das etapas marcantes da vida da criança havia o rito de passagem com o desejo da “criança crescer com segurança e viver mais tempo”. 

CERIMÔNIA “KAMIOKI NO SHIKI
Na “cerimônia kamioki” (lit., “deixar o cabelo crescer”) meninas e meninos de três anos de idade começam a deixar o cabelo crescer.

CERIMÔNIA “HAKAMAGI NO SHIKI
Aos cinco anos, os meninos vestem pela primeira vez a roupa formal tradicional saia-calça (hakama), por isso o nome do ritual ser “vestir o hakama – hakamagi”.

CERIMÔNIA “OBITOKI NO SHIKI
Ao completar sete anos, as meninas substituem as faixas simples pelo obi de adulto para segurar em torno de seus quimonos.

Como o índice de mortalidade infantil era alto antigamente, as crianças menores de sete anos eram consideradas como “filhos de Deus” e não como seres humanos.

Se conhecer o significado deste ritual tão familiar para nós, as inúmeras tradições japonesas existentes serão melhores compreendidas por você.

 

 

Novembro de 2015

Veja também

  • Shôgatsu – Ano-Novo

    Shôgatsu – Ano-Novo

    O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um ...
  • HASHI - Pauzinhos

    HASHI – Pauzinhos

    Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da ...
  • EBISUKÔ

    EBISUKÔ

    É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além ...
  • OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou ...
  • KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…