SHICHIGOSAN – Comemoração do Crescimento das Crianças
O evento “shichigosan” [lit., sete, cinco, três] é realizado no dia 15 de novembro, quando meninos e meninas de três anos, meninos de cinco anos e meninas de sete anos visitam o santuário para comemorar seu crescimento. Em geral, neste acontecimento, costuma-se rezar pelo desenvolvimento e saúde da criança, que é levada pela família para visitar a divindade tutelar (Ujigami) ou a um santuário; vestida com seu melhor traje e com a bala de mil anos (chitose ame) tiram a foto comemorativa.
Diz-se ter começado no shogunato Edo, quando o quinto shogun Tokugawa Tsunayoshi rezou pela saúde de seu filho maior Tokugawa Tokumatsu no dia 15 de novembro de 1681 (primeiro ano do período Genna).
Em cada uma das etapas marcantes da vida da criança havia o rito de passagem com o desejo da “criança crescer com segurança e viver mais tempo”.
CERIMÔNIA “KAMIOKI NO SHIKI”
Na “cerimônia kamioki” (lit., “deixar o cabelo crescer”) meninas e meninos de três anos de idade começam a deixar o cabelo crescer.
CERIMÔNIA “HAKAMAGI NO SHIKI”
Aos cinco anos, os meninos vestem pela primeira vez a roupa formal tradicional saia-calça (hakama), por isso o nome do ritual ser “vestir o hakama – hakamagi”.
CERIMÔNIA “OBITOKI NO SHIKI”
Ao completar sete anos, as meninas substituem as faixas simples pelo obi de adulto para segurar em torno de seus quimonos.
Como o índice de mortalidade infantil era alto antigamente, as crianças menores de sete anos eram consideradas como “filhos de Deus” e não como seres humanos.
Se conhecer o significado deste ritual tão familiar para nós, as inúmeras tradições japonesas existentes serão melhores compreendidas por você.
Novembro de 2015