OMIKUJI
A palavra kuji (previsão) precedida pelos ideogramas “o” e “mi” torna-se um termo respeitoso e sagrado conforme indicam seus ideogramas「御神籤」- omikuji (predição sagrada).
Nos santuários xintoístas ou nos templos budistas obtêm-se estas predições “kuji”.
Em épocas antigas, quando, em países teocráticos, tinham-se questões a decidir como assuntos importantes ou a escolha de um sucessor, recorriam ao kuji para obter os presságios da vontade de Deus. A origem do “omikuji” atual remonta ao augúrio (bokusen) ocorrido na antiguidade.
O modelo originário direto foi criado por Ganzan Jie Daishi Ryôgen Shônin (santo sacerdote, grande mestre de amor e misericórdia, Ryôgen) (912-985). Este grande mestre é conhecido como Chuko no So (pai da restauração) do templo Enryaku-ji do monte Hiei e também pelo nome de Yakuyoke Daishi (grande mestre para afastar o mal) fervorosamente respeitado e adorado pelo povo.
CLASIFICAÇÃO DA SORTE
Embora, em geral, segue-se a ordem de grau [de maior à menor sorte]:
Daikichi (大吉), muito boa sorte;
Chūkichi (中吉), moderada boa sorte;
Shokichi (小吉), pouca boa sorte;
Kichi (吉), sorte;
Suekichi (末吉), o destino futuro;
Kyô (凶), má sorte;
Daikyô (大凶), grande desgraça;
as posições podem ser trocadas; Kichi (吉), sorte, vem após Daikichi (muito boa sorte):
Daikichi (大吉), muito boa sorte;
Kichi (吉), sorte;
Chūkichi (中吉), moderada boa sorte;
Shokichi (小吉), pouca boa sorte;
Kyô (凶), má sorte;
e em muitas vezes elas são interpretadas.
BOA SORTE NA VIDA PESSOAL
Tais como: desejo, saúde, trabalho, amor, compromisso ou proposta de casamento, pessoas à espera de alguém ou algo, negócios, exames escolares, viagens, disputas, entre outros.
Se receber “daikichi – muito boa sorte” (大吉), significa que agora é o momento mais dinâmico, e se receber “kyô – má sorte” (凶), não significa que “a partir de agora aconteceram coisas ruins”, é como se fosse um conselho para “focar a mente, concentrar as energias, fortificar-se”.
Na China também há omikuji, assim como, em Hong Kong e no templo Kantei-byo em Chinatown de Yokohama – Japão.
Após obter seu omikuji pode ou amarrá-lo na árvore do templo para estabelecer a conexão com Deus, ou levar para casa e ler várias vezes a mensagem divina; ambos os casos são bons.
Fevereiro de 2016