- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Goendama / Signo no Zodíaco Oriental

GOENDAMA (Moeda de cinco ienes)

No japonês há um trocadilho com as palavras homófonas goen (cinco ienes) e goen (destino; possibilidade); por isso, quando se tem algum desejo ou pedido a fazer, deposita-se na caixa de oblações dos santuários ou guarda-se na carteira com o desejo de ter sempre dinheiro.

Além disso, o furo que a moeda possui significa que as perspectivas são boas porque se pode ver bem através dele, e com o desejo de ter um bom futuro deixam a moeda escondida na bolsa.

 

Pingente do Signo no Zodíaco Oriental e Goendama

Pingente do Signo no Zodíaco Oriental e Goendama

SIGNO NO ZODÍACO ORIENTAL

O zodíaco da astrologia chinesa originou-se há três mil anos, mas no Japão, só no período Edo (1600 – 1867), foi amplamente difundido à população. Originalmente foi usado na astronomia com a intenção de sinalar a posição de Júpiter, cuja rotação no espaço em torno do Sol leva 12 anos, e para poder indicar sua posição em cada ano do período de rotação, foi-lhe atribuído um ideograma específico e acrescentado um animal depois disso.

Os doze símbolos de animais apresentam-se na seguinte ordem:
子 (Rato), 丑 (Boi), 寅 (Tigre), 卯 (Coelho), 辰 (Dragão), 巳(Serpente), 午 (Cavalo), 未 (Carneiro), 申 (Macaco), 酉 (Galo), 戌 (Cão), 亥 (Javali).


2016: ANO DO MACACO – significado

O macaco é o sábio da montanha, acredita-se ser o mensageiro do Yamagami (Deus da Montanha). 


A cultura do Zodíaco tem como centro a esfera cultural dos ideogramas (kanji), mas não se restringe só a Japão e China, tem sido transmitido a vários países da Ásia e Rússia. No Japão, para saber a idade da pessoa, pergunta-se o signo do animal do ano em que nasceu.

Abril de 2016

Veja também

  • Shôgatsu – Ano-Novo

    Shôgatsu – Ano-Novo

    O Ano Novo (Shôgatsu正月) marca o início do ano em todos os tipos de calendários do mundo. As pessoas celebram tanto o encerramento de um ano que se passou em segurança quanto a passagem para um ...
  • HASHI - Pauzinhos

    HASHI – Pauzinhos

    Há muitos povos no mundo que comem com as mãos. Não se pode dizer que são tantos assim os que utilizam os pauzinhos (hashi) na hora da refeição, mas sua história é longa, datando da ...
  • EBISUKÔ

    EBISUKÔ

    É um dos eventos anuais populares que acontecem desde o período Edo em tributo ao deus Ebisu (恵比須), conhecido como o Deus da Fortuna, representado nas imagens com roupa de caça antiga (karinugi 狩衣), além ...
  • OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    OBON – Culto aos Epíritos dos Ancestrais

    O culto em memória dos espíritos dos antepassados é uma característica peculiar da cultura japonesa e revela o sincretismo entre a fé aos espíritos ancestrais do antigo Japão e o budismo. Chamado de obon ou ...
  • KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    KITAMAKURA – Travesseiro do Norte

    A expressão japonesa kitamakura 北枕 (“travesseiro do norte”) significa dormir colocando o travesseiro no lado norte, deitando com os pés virados para o sul.  Este ato antigamente era considerado de mau augúrio…