- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Notícias Locais: O Chadô de Registro

A cidade ribeirinha de Registro tem sua história intimamente relacionada à imigração japonesa, e também fica em região produtora de chá.  Gostaria de delinear as atividades da cerimônia do chá (chadô) presentes em nossa localidade.

Em maio de 1991 foi inaugurado o Grupo de Apreciadores da Urasenke de Registro, inicialmente incluindo 24 membros. Da Urasenke de São Paulo veio o casal Takeda—a professora Sôhô e seu esposo Sônan, que deram início às sessões de prática. O grupo seguiu praticando com afinco, e continua ativo até hoje, vinte e cinco anos depois.

 

 

Durante este período, a principal realização da Urasenke de Registro aconteceu por ocasião do Festival da Cultura Japonesa da cidade de Santos, em agosto de 2007.  A pedido da cidade, apresentamos demonstração de chá na abertura do evento.  Outras participações incluem o Congresso Nacional da Urasenke do Brasil em Curitiba, e duas vezes na própria Registro.  Nosso grupo faz ainda demonstrações anuais na cidade, na abertura da  Semana da Cultura Japonesa e também durante o Festival de Homenagem aos Idosos (Keirôkai)—tributo local aos imigrantes e descendentes de idade avançada.  Durante tais apresentações, oferecemos ao público a oportunidade de participar e degustar o chá.

Atualmente, o grupo conta com seis membros (incluindo o autor).  Destes, dois têm a qualificação do nome de chá ou Chamei (pseudônimo no Caminho do Chá), que confere autonomia para conduzir aulas.  Dois outros membros possuem qualificação de Sei Hikitsugi (que permite a instrução até o nível avançado, ou okuden)Os demais detém qualificação nível  Daien-no-shin (instrutor iniciante) e Wakin (nível intermediário).  O grupo se dedica também à preservação da prática do chá através das gerações, e uma vez por mês instruímos cerca de dez estudantes de escola japonesa.  Além disso, na Associação Religiosa Oomoto do Brasil há um grupo de chadô, atualmente com sete membros, que praticam conosco.

Há cerca de dez anos atrás, durante o Sôtanki (Cerimônia em memória do Fundador e Grão-Mestre, Sôtan), ao presenciar os praticantes recebendo seus kyojô (licenças para estudar determinados procedimentos de chá), senti muito profundamente a verdade do dito que, mesmo gozando de boa saúde, é preciso muita força de vontade para obter a realização no que quer que seja.  “Um único sucesso já é extremamente difícil quando se faz direito”.

É uma grande alegria para nós que nosso grupo continue até hoje, o que só se faz possível graças à orientação que recebemos do mestre Hayashi Sôkei, de sua esposa Sôen e dos inúmeros outros professores da Urasenke.

 

Yoshimitsu (Sôkô) Matsutô

Outubro de 2016

Veja também

Última atualização

01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis