- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

Chá e Alimentos Saudáveis: Ⅰ- Sobre a Teoria dos Cinco Elementos

A partir de agora, como uma nova tentativa, iniciaremos o assunto “Chá e Alimentos Saudáveis”, que vai abordar os alimentos medicinais e será apresentado como uma série.

A segunda década deste século chegou não só como um início promissor, mas impregnada pela tragédia do novo coronavírus que se espalhou pelo mundo inteiro.

É importante confiar suas esperanças na mais recente tecnologia médica, mas por que não prestar atenção em aumentar a imunidade individual primeiro?

À diferença da medicina ocidental, a medicina oriental, especialmente a medicina chinesa tradicional e a terapia de ervas medicinais, não melhora drasticamente os sintomas. No entanto, ao incorporar isso conscientemente à vida diária, a imunidade melhorará e será cultivada uma saúde adequada.

Há muitos ingredientes para doces que estão intimamente relacionados com a Cerimônia do Chá e que também possuem efeitos medicinais.

O mundo dos alimentos medicinais é complexo, mas, embora de forma leve, gostaria de apresentar alguns ingredientes usados para doces e kaiseki, que são considerados saudáveis e assim contribuir para melhorar a nossa saúde.

 

Ⅰ- SOBRE A TEORIA DOS CINCO ELEMENTOS

A Teoria dos Cinco Elementos, “Yin-Yang”, é parte da filosofia da China antiga que nasceu a partir da observação dos elementos e suas correlações na natureza. Afirma que o mundo está governado pelos cinco elementos seguintes: madeira, fogo, terra, metal e água.

Exemplos:

五臓六腑 (gozô-roppu): cinco órgãos e seis vísceras.
五穀豊穣 (gokoku-hôjô): colheita abundante de cinco grãos.
五節句 (gosekku): os cinco festivais (7 de janeiro, 3 de março, 5 de maio, 7 de julho e 9 de setembro) celebrados pelos japoneses.

O príncipe Shôtoku refere-se às cinco virtudes de Confúcio (gojô 五常) na seguinte ordem: jin-rei-shin-gi-chi (仁礼信義智), benevolência, cortesia, confiabilidade, justiça e sabedoria, presentes também na Cerimônia do Chá, e não só aí, mas intensamente relacionadas ao estilo de vida do povo japonês.

Expressados em cores, esses cinco elementos se traduzem em: azul, vermelho, amarelo, branco e preto.

Uma tela de cinco cores é frequentemente encontrada em templos e santuários japoneses.

A teoria dos cinco elementos também é aplicada às estações do ano. Primavera, verão, outono e inverno correspondem a “madeira, fogo, metal e água”, respectivamente. Diz-se que o elemento “terra” pode ser usado nas mudanças das estações, ou que também pode ser comparado ao longo verão quente e úmido da China.

E, no mundo da comida, os sabores são igualmente definidos de acordo com a teoria dos cinco elementos, ou seja, 五味 (gomi) os cinco sabores, que são respectivamente:

madeira primavera ácido
fogo verão amargo
terra estação chuvosa doce
metal outono picante
água inverno salgado

Do ponto de vista dos ingredientes, as cinco propriedades 五性 (gosei) são: 温熱平涼寒 (on-netsu-hei-ryô kan):

madeira umidade
fogo quente
terra neutral
metal fresco
água frio

Por exemplo, você pode tirar o calor do seu corpo consumindo ingredientes frios ou em temperatura ambiente, como melancia, melão de São Caetano, tomate, trigo sarraceno, berinjela, pepino etc. Para acrescentar calor ao seu corpo, você pode fazê-lo com os ingredientes que têm propriedades de devolver a umidade ou o calor, como gengibre, saquê, salmão e cebola.

Os ingredientes neutrais são aqueles que não aquecem nem esfriam, como os grãos tão consumidos cotidianamente.

Como comentário à parte, parece que os japoneses costumam comer enguias nos sábados de inverno, por causa dos ingredientes quentes que aquecem seus corpos.

De qualquer forma, é importante consumir ingredientes sazonais e usá-los com equilíbrio.

Mencionamos vários aspectos da teoria dos cinco elementos, com a esperança de que todos possamos incorporá-los em nossa vida diária de maneira equilibrada.

Abril de 2022

Veja também

    Última atualização

    01/05/2022 - Plantas do Brasil – 7. Guaraná | Relatos de Cenas Brasileiras
    01/04/2022 - Relatório: Nikkei sem fronteiras
    01/03/2022 - 15. Sabi | Wa no kokoro – O espírito japonês
    01/03/2022 - 15. HITO | Cantinho da Língua Japonesa
    01/02/2022 - Plantas do Brasil – 6. Jacaranda | Relatos de Cenas Brasileiras
    29/01/2022 - Relatório: Sôtanki Chakai