- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

6. Goma – gergelim

Desta vez vamos falar sobre sementes de gergelim. Cultivada desde tempos antigos, esta planta herbácea tem suas raízes na África. Dizem que a rainha Cleópatra do Egito comia as sementes e, para fins de beleza, aplicava o óleo extraído delas em seu corpo.

No Japão, o gergelim chegou da China e foi cultivado desde o período Nara. O óleo era feito através da prensagem das sementes, usado não apenas na alimentação, mas, também, como querosene.

Os principais países produtores, atualmente, são Índia, China, e alguns países africanos. Aqui, na América do Sul, é cultivado principalmente no Paraguai.

 

Eficácia

No mundo medicinal, o gergelim preto é usado na sua forma natural.

O gergelim é, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), considerado normal ou neutro. Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), é considerado doce.

Tem o efeito de melhorar a função do fígado e dos rins, e suplementar o sangue e a vitalidade. É um ingrediente eficaz para melhorar os distúrbios da menopausa e do envelhecimento, que podem ser: pernas frias, dor lombar, tontura e zumbido nos ouvidos. Também ajuda com problemas tais como cabelos grisalhos ou sua queda.

 

Como alimento

As sementes de gergelim são classificadas de acordo com a cor: branca, preta e dourada (amarela). O valor nutricional é praticamente igual, caracterizando-se todas por conter muitos lipídios e proteínas.

O gergelim preto contém bastante cálcio e polifenóis na sua superfície. Tem um cheiro forte e rico, por isso é adequado quando se deseja aproveitar ao máximo o seu aroma. Como a casca externa é relativamente dura, é difícil absorver seus nutrientes, sendo melhor assá-las ou usá-las moídas.

O gergelim branco tem uma pele externa branca e macia, e uma doçura suave. É recomendado quando se deseja adicionar o seu sabor, aproveitando ao máximo a cor dos outros ingredientes. Também é usado como matéria-prima para o óleo de gergelim, porque contém mais gordura do que o preto.

O gergelim amarelo tem uma pele externa de cor amarela a marrom. Por parecer ouro, passou a ser chamado de gergelim dourado. Tem um aroma e sabor mais fortes do que os outros dois. Não só tem um bom sabor, mas também é produzido em pequenas quantidades, tornando-se uma variedade de alta qualidade.

Há muitas maneiras de usar as sementes de gergelim, além do óleo e da pasta. Com certeza muitas pessoas têm o seu apetite despertado pelo seu aroma perfumado e sabor apetitoso.

O gergelim também é útil como ingrediente em pratos doces. O caldo doce de gergelim preto moído é muito popular na China e em Taiwan, lar da culinária medicinal.

Halva

Muitos tipos de doces de gergelim foram difundidos por todo o Oriente Médio. A halva é um doce feito de grãos, gorduras e óleos misturados com açúcar e, em algumas regiões, sementes de gergelim.

Como sabemos, há muitos doces japoneses com essas sementes. Sem dúvida você já experimentou o mochi (bolo de arroz) feito com pasta de gergelim, e doces simples feitos com açúcar. Sorvete de gergelim preto também é um dos sabores populares, com rico aroma.

O gergelim, um excelente alimento saudável e facilmente ingerido, é amplamente disponível em todo o mundo. Sugerimos utilizá-lo ativamente na vida diária, para ter um corpo ainda mais saudável.

Maio de 2023

Veja também

  • 9. Suika – Melancia

    9. Suika – Melancia

    A melancia é uma das frutas de que todos nos lembramos, quando chega o verão. Quem não gosta da sensação de frescor e doçura suave que ela nos traz, quando a comemos?…
  • 8. Satsumaimo – Batata-doce

    8. Satsumaimo – Batata-doce

    O alimento escolhido desta vez é a batata-doce, muito popular pela sua doçura e consistência suave ao se saborear. Dizem que este tubérculo é nativo do México central a Guatemala, espalhando-se eventualmente até o Peru. ...
  • 7. Mikan – tangerinas

    7. Mikan – tangerinas

    No mundo há uma variedade de tipos de frutas cítricas, mas, hoje, falaremos da tangerina, especificamente. “Mikan”, no Japão, refere-se àquelas frutas cítricas que são doces como mel. O seu lugar de origem é Satsuma, atual ...
  • 5. Umê – ameixa japonesa

    5. Umê – ameixa japonesa

    Na sequência desta série, vamos apresentar a ameixeira japonesa (ume) e seu fruto, muito presente e familiar ao povo japonês desde tempos antigos. Quanto às flores da ameixeira, são as primeiras a desabrochar, no início ...
  • 4. Gengibre

    4. Gengibre

    Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo ...

Última atualização

02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/02/2024 - 9. Suika – Melancia | Cha e Alimentos saudáveis
05/01/2024 - Relatório: Chakai da USP