- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

7. Mikan – tangerinas

No mundo há uma variedade de tipos de frutas cítricas, mas, hoje, falaremos da tangerina, especificamente.

Mikan”, no Japão, refere-se àquelas frutas cítricas que são doces como mel. O seu lugar de origem é Satsuma, atual Prefeitura de Kagoshima. Como a pele pode ser facilmente descascada à mão, sem o uso de uma faca, dizem também que é chamada de “TV Orange“, nos países de língua inglesa, porque você pode comê-la enquanto assiste à TV.

 

Eficácia

As tangerinas são ricas em vitamina C, e reconhecidas por prevenir resfriados. Abundante em fibras, é um alimento facilmente digerível e nutritivo.

Dentro da medicina chinesa a laranja é, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), considerada fresca. Esfria o calor do corpo e tem um efeito sedativo.
Melhora a circulação da energia corporal, removendo a congestão da garganta e do peito; consequentemente, é eficaz também no alívio da tosse e catarro.

Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), é considerada ácida e doce.

A acidez ajuda na função gastrointestinal e promove a digestão e a absorção, o que é útil para diminuir o apetite e o inchaço. A doçura tem o poder de acalmar, aliviando as tensões.

Cabe ainda destacar que desempenha um papel importante na produção de uma pele bonita.

 

Como alimento

As tangerinas são consumidas principalmente frescas, mas também através de diversos produtos processados, como em forma de enlatados e sucos.

Chinpi ou Chenpi​

É o nome que se dá à casca seca e fendida de tangerinas maduras. Chinpi é um dos produtos essenciais para a preparação de pratos medicinais. Como o próprio nome indica, “chin” significa antigo. Tanto que aqueles envelhecidos por 10 a 15 anos são os mais apreciados. Da mesma forma, esse produto tem o efeito de regular o estômago e os intestinos a condições ideais, e promover o metabolismo.

Na culinária chinesa é utilizado como tempero em ensopados e pratos de carne picada, como em bolinhos e almôndegas, dando-lhes um sabor cítrico único de frescor. No Japão, é usado para a preparação do condimento apimentado “shichimi”.

Ao ser consumido como chá, o chinpi pode ajudar a ter um sono tranquilo, por ter um efeito relaxante.

Para preparar uma casca de tangerina confeitada: lave-a bem e corte-a em tiras finas, antes de cozinhá-la em açúcar até o ponto de secar. Polvilhe açúcar e experimente saborear com um chá!

Nerikiri, feito acrescentando suco de tangerina em pasta de feijão doce, também é adequado para a Cerimônias do Chá de outono e inverno.

Além disso, o daifuku de frutas, um doce que envolve vários tipos de frutas com pasta de feijão doce, é popular no Japão. O famoso daifuku de morango é conhecido por todos, e o mikan daifuku, uma tangerina inteira dentro dele, também é bem popular.

O inverno no Brasil é um pouco preocupante, porque é bastante seco. Vamos consumir mais tangerinas, pois elas ajudam na hidratação corporal e no equilíbrio diário de nossa condição física.

Agosto de 2023

Veja também

  • 9. Suika – Melancia

    9. Suika – Melancia

    A melancia é uma das frutas de que todos nos lembramos, quando chega o verão. Quem não gosta da sensação de frescor e doçura suave que ela nos traz, quando a comemos?…
  • 8. Satsumaimo – Batata-doce

    8. Satsumaimo – Batata-doce

    O alimento escolhido desta vez é a batata-doce, muito popular pela sua doçura e consistência suave ao se saborear. Dizem que este tubérculo é nativo do México central a Guatemala, espalhando-se eventualmente até o Peru. ...
  • 6. Goma – gergelim

    6. Goma – gergelim

    Desta vez vamos falar sobre sementes de gergelim. Cultivada desde tempos antigos, esta planta herbácea tem suas raízes na África. Dizem que a rainha Cleópatra do Egito comia as sementes e, para fins de beleza, ...
  • 5. Umê – ameixa japonesa

    5. Umê – ameixa japonesa

    Na sequência desta série, vamos apresentar a ameixeira japonesa (ume) e seu fruto, muito presente e familiar ao povo japonês desde tempos antigos. Quanto às flores da ameixeira, são as primeiras a desabrochar, no início ...
  • 4. Gengibre

    4. Gengibre

    Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo ...

Última atualização

20/04/2024 - Relatório: 16 de março: Chakai na Japan House
01/04/2024 - 11. Abril (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
02/03/2024 - Notícias: Hakuei-an News
01/03/2024 - 10. Março (fim de verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/03/2024 - 22. Kuchi | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 21. Mie | Cantinho da Língua Japonesa
01/02/2024 - 9. Fevereiro (verão) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá