- A Paz Através de Uma Tigela de Chá -

7. Mikan – tangerinas

No mundo há uma variedade de tipos de frutas cítricas, mas, hoje, falaremos da tangerina, especificamente.

Mikan”, no Japão, refere-se àquelas frutas cítricas que são doces como mel. O seu lugar de origem é Satsuma, atual Prefeitura de Kagoshima. Como a pele pode ser facilmente descascada à mão, sem o uso de uma faca, dizem também que é chamada de “TV Orange“, nos países de língua inglesa, porque você pode comê-la enquanto assiste à TV.

 

Eficácia

As tangerinas são ricas em vitamina C, e reconhecidas por prevenir resfriados. Abundante em fibras, é um alimento facilmente digerível e nutritivo.

Dentro da medicina chinesa a laranja é, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), considerada fresca. Esfria o calor do corpo e tem um efeito sedativo.
Melhora a circulação da energia corporal, removendo a congestão da garganta e do peito; consequentemente, é eficaz também no alívio da tosse e catarro.

Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), é considerada ácida e doce.

A acidez ajuda na função gastrointestinal e promove a digestão e a absorção, o que é útil para diminuir o apetite e o inchaço. A doçura tem o poder de acalmar, aliviando as tensões.

Cabe ainda destacar que desempenha um papel importante na produção de uma pele bonita.

 

Como alimento

As tangerinas são consumidas principalmente frescas, mas também através de diversos produtos processados, como em forma de enlatados e sucos.

Chinpi ou Chenpi​

É o nome que se dá à casca seca e fendida de tangerinas maduras. Chinpi é um dos produtos essenciais para a preparação de pratos medicinais. Como o próprio nome indica, “chin” significa antigo. Tanto que aqueles envelhecidos por 10 a 15 anos são os mais apreciados. Da mesma forma, esse produto tem o efeito de regular o estômago e os intestinos a condições ideais, e promover o metabolismo.

Na culinária chinesa é utilizado como tempero em ensopados e pratos de carne picada, como em bolinhos e almôndegas, dando-lhes um sabor cítrico único de frescor. No Japão, é usado para a preparação do condimento apimentado “shichimi”.

Ao ser consumido como chá, o chinpi pode ajudar a ter um sono tranquilo, por ter um efeito relaxante.

Para preparar uma casca de tangerina confeitada: lave-a bem e corte-a em tiras finas, antes de cozinhá-la em açúcar até o ponto de secar. Polvilhe açúcar e experimente saborear com um chá!

Nerikiri, feito acrescentando suco de tangerina em pasta de feijão doce, também é adequado para a Cerimônias do Chá de outono e inverno.

Além disso, o daifuku de frutas, um doce que envolve vários tipos de frutas com pasta de feijão doce, é popular no Japão. O famoso daifuku de morango é conhecido por todos, e o mikan daifuku, uma tangerina inteira dentro dele, também é bem popular.

O inverno no Brasil é um pouco preocupante, porque é bastante seco. Vamos consumir mais tangerinas, pois elas ajudam na hidratação corporal e no equilíbrio diário de nossa condição física.

Agosto de 2023

Veja também

  • 6. Goma – gergelim

    6. Goma – gergelim

    Desta vez vamos falar sobre sementes de gergelim. Cultivada desde tempos antigos, esta planta herbácea tem suas raízes na África. Dizem que a rainha Cleópatra do Egito comia as sementes e, para fins de beleza, ...
  • 5. Umê – ameixa japonesa

    5. Umê – ameixa japonesa

    Na sequência desta série, vamos apresentar a ameixeira japonesa (ume) e seu fruto, muito presente e familiar ao povo japonês desde tempos antigos. Quanto às flores da ameixeira, são as primeiras a desabrochar, no início ...
  • 4. Gengibre

    4. Gengibre

    Desta vez, gostaríamos de apresentar o gengibre, uma planta herbácea cuja raiz é de fácil uso em fitoterapia e condimento na alimentação, em qualquer estação do ano. Como sabem, quando o ingerimos, o nosso corpo ...
  • 3. Feijão Azuki (feijão vermelho japonês)

    3. Feijão Azuki (feijão vermelho japonês)

    Um dos prazeres da Cerimônia do Chá é o doce japonês. Desta vez trataremos do feijão vermelho, chamado azuki, um dos ingredientes indispensáveis para a confeitaria japonesa…
  • 2. Natsume

    2. Natsume

    Para as pessoas relacionadas de alguma forma ao mundo da Cerimônia do Chá, ao topar-se com a palavra “natsume“, naturalmente vão imaginar o “utensílio de chá para colocar o matcha“. Ele foi nomeado dessa forma, ...

Última atualização

01/10/2023 - 5. Outubro (Primavera) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
07/09/2023 - Relatório: 30 anos da Sala de Chá de Curitiba
01/09/2023 - 20. Edo-Murasaki | Wa no kokoro – O espírito japonês
01/09/2023 - 20. MIZU | Cantinho da Língua Japonesa
01/09/2023 - 4. Setembro (Primavera) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
06/08/2023 - Relatório: Nihon Matsuri – Festival do Japão 2023
01/08/2023 - 3. Agosto (Inverno) | Chashaku no mei – Nome poético da colher de chá
01/08/2023 - Plantas do Brasil 12. Cajueiro | Relatos de Cenas Brasileiras
01/08/2023 - 7. Mikan – tangerinas | Cha e Alimentos saudáveis