10. Kurumi – Nozes (Nozes da Índia)
Tão deliciosas quanto altamente nutritivas, as nozes são bastante conhecidas no mundo inteiro, como são as amêndoas, as castanhas de caju, as sementes de girassol e os pinhões. Desta vez, vamos nos concentrar no fruto da nogueira-comum ou nogueira-da-Índia (kurumi), dentre as muitas variedades disponíveis.
Embora elas possam ser encontradas no Brasil, os principais locais de origem são o Irã, a China e a América do Norte. Nos Estados Unidos e no Canadá são valorizadas não apenas como comestíveis, mas também como árvores que fornecem madeira durável e luxuosa.
No Japão tem uma longa história de consumo, com sementes encontradas nas escavações em ruínas do período Jômon (13000 a.C a 300 a.C), o que a torna uma das nozes mais conhecidas do povo japonês.
Eficácia
Dentro da medicina chinesa, na classificação da Teoria dos Cinco Elementos (frio, fresco, normal/neutral, morno/úmido e quente), são mornas, com características adequadas para melhorar a função renal e pulmonar, sendo eficaz contra tosse e asma.
Na classificação dos gostos (ácido, amargo, doce, picante e salgado), são consideradas doces. Alivia as tensões, com seu efeito nutritivo e fortificante.
No mundo da medicina, através da alimentação natural, diz-se que as nozes têm o efeito de “saúde cerebral”. Essa associação deve ser pelo fato de que o formato das nozes se assemelha ao do cérebro e, portanto, acredita-se que seja eficaz em partes do corpo que possuam aparências semelhantes. Os rins estão intimamente relacionados com a função do cérebro, e o consumo frequente de nozes pode prevenir a perda de concentração e de memória, levando à ativação do cérebro.
Por ser rico em proteínas e gorduras, possui alto metabolismo energético e é eficaz na recuperação da fadiga. As nozes são poderosas aliadas da beleza feminina, pois hidratam a pele e os cabelos e previnem a sua queda. Também contém muitos ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a pressão arterial.
Como alimento
As nozes são deliciosas na sua forma natural, mas há diversas maneiras de apreciá-las como ingrediente. O óleo feito de nozes tem um aroma muito perfumado e é considerado de alta qualidade.
Na Prefeitura de Nagano, que tem a maior colheita delas no Japão, as nozes moídas são usadas às vezes como tempero e no molho para macarrão soba.
Há também doces, como o mochi, com recheio de nozes. No Ocidente, os produtos assados, como biscoitos e bolos decorados com nozes são igualmente populares.
Como mencionado anteriormente, as nozes são ricas em nutrientes e também ricas em calorias; consequentemente, como acontece com qualquer alimento, é preciso ter cuidado para não as consumir em excesso.
Maio de 2024